A computação em nuvem vem em três formas: nuvens públicas, nuvens privadas e nuvens híbridas. Dependendo do tipo de dado que você está trabalhando, é possível comparar esses três tipos de computação em termos de segurança e gerenciamento.

Mas, você sabe o que é nuvem híbrida, e como usá-la? Ao optar por essa abordagem, as empresas podem manter o controle de uma nuvem privada gerenciada internamente, enquanto dependem da nuvem pública conforme necessário.

Por exemplo, durante os períodos de pico, as aplicações individuais ou partes de aplicativos, podem ser migradas para o Public Cloud, e isso também será benéfico durante interrupções previsíveis. Entenda tudo aqui:

O que é nuvem híbrida?

Uma nuvem híbrida é uma combinação de uma nuvem privada com o uso de serviços de nuvem pública, na qual existe um ou vários pontos de contato entre os ambientes.

O objetivo é combinar serviços e dados de uma variedade de modelos de nuvem para criar um ambiente de computação unificado, automatizado e bem gerenciado. A combinação de serviços públicos com nuvens privadas e o centro de dados como híbrido é a nova definição de computação corporativa.

Porém, é importante distinguir que nem todas as empresas que usam alguns serviços públicos e outros privados da nuvem têm uma nuvem híbrida. Em vez disso, uma nuvem híbrida é um ambiente onde os serviços públicos e privados são usados ​​em conjunto para criar valor.

Uma nuvem é híbrida:

  • se uma empresa usa uma plataforma pública de desenvolvimento que envia dados para uma nuvem privada ou um aplicativo baseado em centro de dados;
  • quando uma empresa aproveita uma série de aplicativos SaaS (Software as a Service) e move dados entre recursos privados ou de centro de dados;
  • quando um processo de negócios é projetado como um serviço para que ele possa se conectar a diferentes ambientes como se fossem um único ambiente.

Quem pode usar a nuvem híbrida?

Os modelos de nuvem híbrida podem ser implementados de várias maneiras. Dentre elas:

  • os provedores de nuvem separados se juntam para fornecer serviços públicos e privados como um serviço integrado;
  • provedores de nuvem individuais oferecem um pacote híbrido completo;
  • as organizações que gerem suas próprias nuvens privadas podem subscrever um serviço de nuvem pública que será integrada à sua infraestrutura de TI.

Na prática, uma empresa poderia implementar a nuvem híbrida para hospedar seu site de comércio eletrônico dentro de uma nuvem privada — que é segura e escalável — e seu site de brochura em uma nuvem pública, que é mais econômica.

Alternativamente, uma oferta de Infraestrutura como Serviço (IaaS) poderia seguir o modelo de nuvem híbrida e fornecer um negócio financeiro com armazenamento para dados de clientes em uma nuvem privada, permitindo a colaboração em documentos de planejamento de projetos na nuvem pública — onde eles podem ser acessados ​​por vários usuários a partir de um local conveniente.

Quais são os benefícios da nuvem híbrida?

As organizações que ponderam a mudança normalmente consideram a implementação de uma solução que incorpora uma combinação na premissa e na nuvem pública ou privada, referida como um modelo de nuvem híbrida.

Abaixo, separamos benefícios do mundo real que as organizações podem perceber se mudarem para uma das soluções de nuvem híbrida. Confira!

Continuidade do Negócio

Essa vantagem foi identificada como um dos elementos mais importantes das operações comerciais. Uma solução de continuidade de negócios não é simplesmente fazer backup e/ou replicar conteúdo para a nuvem, nem é simplesmente um plano de recuperação de desastres.

Isso significa dar continuidade ao negócio durante uma falha ou desastre. Em termos básicos, significa que esses dados ainda estarão acessíveis com pouco ou nenhum tempo de inatividade.

Mais oportunidades para a inovação

As barreiras à inovação são reduzidas em um ambiente em nuvem, uma vez que não são necessárias grandes despesas de capital para modelar um novo serviço.

Anteriormente, o custo associado a tal tarefa incluiria despesas de capital para infraestrutura, mão-de-obra e tempo de pesquisa, mais recursos para instalar e manter.

O benefício adicional da nuvem híbrida é a disponibilidade de recursos que combinam ambientes internos e externos, incluindo dados, redes e infraestrutura.

Aumento da velocidade para o mercado

Em muitas organizações, a velocidade para o mercado é um diferencial chave. Em uma era digital, a capacidade de girar rapidamente ambientes para testar protótipos e lançar novos produtos é altamente desejável.

Para organizações com uma infraestrutura de TI que está trabalhando perto da capacidade, girar um novo ambiente pode se tornar um desafio e potencialmente prejudicar o negócio

Saber o que é nuvem híbrida e como utilizá-la, permite que os recursos sejam implantados e encomendados em um processo automatizado que possa produzir resultados em velocidades extremamente melhoradas. Isso diminui a limitação do TI das empresas.

Eficiência de custo

As nuvens públicas provavelmente oferecerão economias de escala mais significativas — como gerenciamento centralizado — e, portanto, maior eficiência de custo do que nuvens privadas.

As nuvens híbridas, portanto, permitem que as organizações acessem essas economias para tantas funções comerciais quanto forem possíveis, mantendo as operações sensíveis seguras.

Escalabilidade

O dimensionamento da infraestrutura de TI pode ser extremamente caro, ineficiente e pressionar muito mais a previsão de empresas em crescimento. No entanto, um ambiente de nuvem híbrida pode proporcionar a oportunidade para as empresas escalarem um ambiente de nuvem para cargas de trabalho específicas.

Implementar regras de automação na nuvem fornece a capacidade de dimensionar recursos para cima e para baixo conforme as demandas das empresas mudem. Isso permite que o sistema de nuvem híbrida aproveite recursos ilimitados com base na demanda e otimize o meio ambiente para desempenho e eficiência.

A nuvem híbrida é uma solução eficaz para empresas com um foco em questões de segurança ou de presença física única. Embora haja um risco aparentemente menor em um modelo de nuvem híbrida, uma conexão com a nuvem pública tem implicações de segurança de dados.

O custo inicial da nuvem híbrida é alto, mas o controle que os departamentos de TI exercem sobre a seleção de hardware e sobre o design do sistema, oferece uma maneira inestimável de adaptar os recursos às necessidades da empresa

Quer conhecer melhor sobre os diversos serviços de nuvem disponíveis? Então, não deixe de conferir nosso post completo sobre o que é a computação em nuvem!

Esdras Moreira

CEO na Introduce Formado em Redes de Computadores, com especializações em Gestão de Pessoas, Coaching e MBA em Marketing. É co-founder da introduceti.com.br, que conduz o crescimento dos negócios através de estratégias e tecnologias. Além disso é investidor no projeto Globin.it, Middas e Grupo 3Minds.

tecnologia-da-informacaoTecnologia da Informação
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Transformação Digital no Lollapalooza Brasil: experiência em primeiro lugar
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia Especial: as principais tendências tecnológicas para o futuro
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]