Coletar e analisar dados locais pode ser uma ótima maneira de entender melhor o consumidor e seus hábitos, se mostrando uma estratégia muito eficaz de marketing digital para as empresas.

A conectividade trazida com a transformação digital, aliada às novas tecnologias, faz com que, a cada momento, uma enxurrada de dados sejam despejados na rede — e essas informações podem ter muito valor para você.

Uma estratégia de marketing baseada em dados locais pode melhorar a sua abordagem junto aos clientes e a criação de campanhas cada vez mais personalizadas, voltadas ao novo consumidor. Entenda tudo aqui:

O que são dados locais?

É comum que grandes empresas vendam seus produtos em diferentes regiões se utilizando de uma cadeia logística muito bem montada, o que não era possível para pequenos negócios até a pouco tempo atrás.

Hoje, a internet abriu o mercado e criou oportunidades para que todos possam pôr seus produtos e serviços em evidência, mesmo que não possam estar fisicamente em um determinado local.

Porém, essas oportunidades também trouxeram um desafio, pois os consumidores de um lugar podem não ter a mesma percepção de valor sobre um item que os de outra região.

Sendo assim, é necessário fazer uma análise crítica — em separado — dos dados locais de cada um dos mercados nos quais se quer atuar para garantir que as expectativas e preferências dos clientes sejam atendidas.

Os dados locais nada mais são que uma segmentação por região de atuação da sua marca, separando por localidades que tenham semelhanças entre si para a criação de estratégias voltadas para cada uma delas.

Como coletar dados locais?

A coleta de dados locais ocorre como qualquer outra dentro de uma estratégia de marketing digital. Você e sua equipe podem buscar por informações em fontes abertas, como as redes sociais, ou utilizar-se de algumas ferramentas.

Uma ótima maneira de verificar as mudanças de comportamento dos consumidores de acordo com a sua região é utilizar o rastreamento de localização em seu site. Essa solução permite que você tenha acesso ao local do qual o usuário está acessando a página.

A partir daí, é só levantar as suas preferências de navegação, quais os produtos ou serviços que ele busca, quais artigos acessa em seu blog e quanto tempo que gasta em cada uma das páginas do site, compreendendo melhor as suas demandas.

Quais as principais vantagens de usar dados locais?

Pequenas empresas têm muito a ganhar ao investir em marketing de dados locais, uma vez que abordagens segmentadas melhoram a relação com os clientes e atendem expectativas quase sob demanda. Veja agora os principais benefícios dessa prática:

Aumento nas vendas

Segmentar as suas ações e trabalhar campanhas regionalizadas pode melhorar o alcance e visualização da sua marca, que ganha destaque diante dos outros concorrentes ativos.

Essa busca por entender o que cada local precisa acaba gerando um aumento no número das vendas, já que cada vez mais clientes acabam se identificando com a sua marca e conhecendo seus produtos e serviços.

Sem buscar uma personalização regional, sua empresa acabaria, sempre que entrasse em um novo mercado, disputando de igual para igual com grandes organizações ou negócios regionais muito bem estabelecidos.

Redução de custos

A publicidade online gira em torno de resultados e investir em uma segmentação regional traz muito mais retorno que uma campanha genérica que vise alcançar o público por meio de uma única abordagem.

Criar campanhas regionalizadas de acordo com as características de cada local permite que você atraia, na maioria das vezes, leads qualificados, que podem acabar sendo convertidos e gerando renda ao negócio.

A regionalização evita o clique de curiosos e outras pessoas que não têm interesse em fazer negócios com a sua empresa, reduzindo desperdícios e seus custos com marketing e publicidade digital.

Mais oportunidade nas buscas

Caso você já esteja familiarizado com o marketing digital, sabe que uma das maiores plataformas de anúncios é o Google e que a disputa por algumas palavras-chave pode ser bem feroz.

Ao optar por voltar suas iniciativas para uma abordagem regional, a competitividade dentro da plataforma diminui, o que aumenta as suas chances de ser encontrado pelo seu público-alvo.

Resultados Mensuráveis

Os números são os principais aliados na hora de formular uma campanha eficaz de marketing digital e provar o seu impacto e valor no mercado. Uma abordagem regional pode ajudar você a entender quais os resultados de sua empresa em cada região em que atua.

Sendo assim, fica muito mais simples corrigir alguns problemas e implementar soluções para buscar melhorar o impacto de suas campanhas em um determinado local, garantindo um ajuste adequado conforme a situação.

Dados estratégicos

Uma consequência de criar uma estratégia regional de marketing digital, é que os dados coletados para a execução de campanhas locais também poderão ser utilizados na gestão de sua empresa. É tudo uma questão de estratégia!

Por exemplo, você pode observar que em determinada região os consumidores se interessam muito mais por um determinado produto e, dessa forma, buscar intensificar as vendas dele nesse local.

Quais os cuidados com o marketing local?

Infelizmente, nem todas as empresas estão utilizando os dados regionais para melhorar a sua relação com os consumidores, mas sim criando estratégias de precificação que acabam sendo prejudiciais aos clientes.

Diversas empresas estão coletando dados regionais de quem acessa seus sites e aplicativos para criar estratégias de precificação diferenciadas, por meio de algoritmos de formação de preços.

Isso significa que pessoas podem pagar mais caro por um determinado produto ou serviço, apenas por estarem acessando o site em uma determinada região que, para a empresa, tem maior poder aquisitivo.

Segundo um estudo divulgado pela TheBestVPN, os consumidores podem chegar a pagar até mesmo o dobro na compra de um mesmo produto ou serviço de acordo com a sua localização.

É preciso tomar muito cuidado com esse tipo de abordagem, pois cada vez mais os consumidores estão atentos a essas armadilhas de precificação por localização. Se a ideia é oferecer boas experiências e fidelizar cliente, este não é o melhor caminho.

Os dados locais devem ser utilizados com cuidado, apenas para melhorar a entrada de sua empresa em determinados mercados, nunca para fazer distinção entre clientes, o que pode ser prejudicial para os consumidores e, principalmente, para a sua empresa.

Ainda não acabou! Para continuar evoluindo, entenda a importância da integração entre dados para o marketing e vendas!

Eduardo Carboni Tardelli

CEO na upLexis Engenheiro de software formado pela POLI-USP com pós em Administração pela FGV-SP. É Sócio e CEO da upLexis Tecnologia com perfil empreendedor, visionário, responsável pela definição e execução estratégica da empresa, investimentos e inovações em produtos e serviços, e estudioso do tema Big Data, Inteligência Artificial e Data Driven Companies.

marketingMarketing
Marketing As novas possibilidades do marketing na era da Internet 5G
Mercado Business na era digital: recorrência para SaaS e negócios de assinatura