Entenda como a revolução do marketing influencia a área da saúde

como-a-revolucao-do-marketing-influencia-area-de-saude

A revolução do marketing na área da saúde tem proporcionado muitos benefícios para clínicas e consultórios. Essa revolução levou em conta, principalmente, a mudança de comportamento do consumidor, que tem se tornado cada vez mais exigente na hora de escolher seus serviços, em especial quando o assunto é qualidade de vida e bem-estar.

Nesse sentido, o marketing tradicional perdeu a sua força, necessitando que estratégias fossem criadas para garantir o sucesso das campanhas e assegurar a captação de novos pacientes.

Com o intuito de deixar você mais a par do assunto, neste artigo vou mostrar como a revolução do marketing influencia a área da saúde e quais são os principais impactos que ele tem gerado nos pacientes. Confira:

O que é a revolução do marketing?

A revolução do marketing tem como resultado principal a devolução do poder ao paciente, ou seja, permite que ele se conecte com a clínica, assegurando-se de que fez a escolha certa para realizar os procedimentos ou tratamentos necessários.

Em suma, a revolução do marketing visa atender às novas necessidades dos pacientes, melhorando a experiência e garantindo a satisfação deles.

Saber adaptar-se a esses novos costumes e hábitos é essencial para otimizar os resultados da sua clínica, pois a revolução do marketing na área da saúde possibilita o acesso a novas oportunidades que jamais seriam possíveis com o método tradicional.

Quais as mudanças geradas dessa revolução?

01. Automações de processos

Uma das principais mudanças geradas da revolução do marketing é a automação. Por meio dela, você consegue otimizar os processos e, ao mesmo tempo, melhorar a produtividade da equipe. Isso só é possível graças à tecnologia, que permite que o envio de uma newsletter seja programado, que os bots de softwares possam receber delegações específicas, que a criação de relatórios se tornem automáticas etc.

Segundo uma pesquisa da Vanson Bourne, 85% das organizações que utilizaram inteligência artificial para automação de processos apresentaram aumento na produtividade.

02. Análise de dados

Outra mudança diz respeito ao big data, o qual compreende todos os dados dos usuários que foram coletados por meio de ferramentas de análise, com objetivo de guiar o profissional, ajudando-o a entender melhor o comportamento dos pacientes na internet.

Além disso, por meio das análises de dados os profissionais podem realizar análises preditivas que proporcionam um melhor entendimento do mercado de saúde. Dessa forma, os profissionais podem adaptar toda a estratégia de marketing com o objetivo de trazer ainda mais sucesso.

03. Jornada do paciente

A jornada do paciente compreende todas as etapas pelas quais o paciente passa desde o momento em que percebe um sintoma e procura por um profissional da saúde até a etapa de pós consulta.

A importância de realizar esse mapeamento está diretamente relacionada com mudança de comportamento dos pacientes por meio das constantes evoluções. Dessa forma, o paciente espera que o profissional da área da saúde elabore diferentes formas de mensagens e contato em momentos específicos.

Assim, a clínica pode se fazer muito mais presente em seu dia a dia, aumentando, inclusive, sua lembrança na mente do paciente.

04. Maior proximidade com os pacientes

A forma como os profissionais e os pacientes se comunicam passa constantemente por uma evolução. Toda a comunicação que anteriormente era realizada pessoalmente, ou por telefone, passou atualmente a ser desenvolvida por meio das redes sociais.

Facebook, Instagram, Whatsapp, tem sido utilizados como importantes canais de divulgação tanto em relação a qualidade do atendimento da clínica e na geração de informação aos pacientes, quanto para confirmação de consultas.

Material complementar: quer saber outras mudanças que virão nos próximos anos? Confira todas as tendências nesse conteúdo completo.

De que forma essas mudanças impactam a área da saúde?

A revolução do marketing na área da saúde ajuda a aproximação com os pacientes, fortalecendo o relacionamento e fazendo com que eles se sintam seguros ao contar com seus serviços.

Oferecer aos seus potenciais pacientes materiais ricos que façam com que eles quebrem suas principais objeções e medos sobre determinado assunto é essencial para conquistar a confiança de cada um.

Em suma, podemos destacar que a revolução do marketing pode ajudá-lo a se tornar referência no seu segmento, deixando a concorrência para trás.

Como adaptar a clínica a essas mudanças?

Primeiramente, é importante dar ouvidos ao que o paciente tem a dizer. Todos os feedbacks são importantes para que a sua clínica consiga crescer e ter um bom desenvolvimento. Depois disso, você pode traçar estratégias para atraí-los pela sua necessidade, mostrando o quanto o bem-estar deles é importante e, consequentemente, criando um laço de “amizade” mais forte entre médico e paciente.

Não se esqueça de investir em tecnologia, pois, quanto mais moderna a clínica for, mais pacientes se sentirão atraídos por seus serviços.

A revolução do marketing tem grande influência na área da saúde e, por esse motivo, é essencial acompanhar esse mercado para não dar margem à concorrência.

CEO na iClinic

Felipe Lourenço é especialista em Informática e Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). É co-founder & CEO do iClinic, um software online de gestão que organiza as informações de clínicas e consultórios de maneira simples e intuitiva, tornando os processos mais inteligentes e produtivos.