As empresas de telemarketing ficaram conhecidas, principalmente nos anos 1990, por contratar muitos funcionários e, assim, conseguir ligar para o maior número de pessoas, realizando jornadas de trabalho bastante exaustivas. Na fase do atendimento ao cliente, o helpdesk ficou conhecido como um lugar onde os pedidos do cliente chegam para morrer.

Esse tempo passou! As empresas de call center que permanecem enchendo o ouvido alheio de gerúndio e não ouvem seus clientes estão com os dias contados. O consumidor mudou e o helpdesk precisa acompanhar esse movimento.

O consumidor 3.0 tem controle absoluto em todas as etapas da relação de consumo. A qualquer momento, ele pode deixar de comprar na sua loja, por exemplo, e escolher o mesmo produto em outra loja pelo smartphone. Ele não quer esperar e muito menos ser importunado por ligações fora de hora.

É por isso que as empresas de call center estão passando por uma evolução e, em vários lugares do mundo, estão experimentando modalidades de atendimento omnichannel, ou “multicanal”: um modelo que abrange todos os canais possíveis da empresa, 24 horas por dia, sete dias da semana.

O que melhora com o atendimento omnichannel?

O atendimento via call center funciona em uma via de mão única: o telefone. Quantas vezes você discutiu o sabor da pizza com a família e deixou o atendente esperando na linha? Este é um claro sinal de que a interação entre as empresas e as pessoas pode melhorar e as soluções de atendimento omnichannel possuem excelente custo-benefício.

Quando pronto para o atendimento omnichannel, o “call center” passa a ser um “contact center”, cujo conceito é amplo. Não se trata apenas de mais um setor da empresa: é o centro de contato, que abrange todas as áreas, de forma transversal. Além disso, no “contact center”, a empresa estará sempre disponível.

As melhores condições de trabalho

Esse ponto é muito importante quando falamos de empresas de call center e helpdesk. Diversas empresas de telemarketing estão no topo da lista de ações trabalhistas por causa das más condições de trabalho. Desde horário para ir no banheiro até punições por clientes perdidos.

A possibilidade de um atendimento omnichannel, por meio de uma ferramenta que permita contatar os clientes em todas as plataformas, é também uma possibilidade maleável. As ferramentas omnichannel podem estar disponíveis de forma remota, ou seja, o profissional pode trabalhar em casa.

O profissional de atendimento que usufrui de ótimas condições de trabalho certamente se sentirá mais a vontade e preparado para o grande desafio das empresas de call center: ouvir e focar no cliente.

Foco total no cliente

Esse é o passo zero de qualquer empresa que trabalha com atendimento.

O foco é total no cliente. Ao ser bem recebido e cativado, ele voltará ou indicará alguém para comprar na sua loja e consumir os produtos da sua empresa.

Com foco total no cliente, você aprenderá a ignorar o que é supérfluo e trabalhar no que é mais importante – a satisfação e o bem estar do consumidor.

Deixe as coisas simples

A grande vantagem de um atendimento omnichannel é que você consegue deixar as coisas mais simples para o cliente. Ele vai encontrar o que precisa em apenas um canal: soluções para suas dúvidas, informações sobre trocas de produtos, elogios, sugestões…tudo em só um lugar.

Com o atendimento omnichannel, você estará de acordo com a evolução dos atuais sistemas de empresas de call center e da evolução do atendimento ao cliente como um todo.

Um jogo em que todos ganham

O bom atendimento não faz apenas bem para o cliente – fornece um diferencial incrível para a sua empresa. De acordo com a consultoria Forrester, mais de 70% dos clientes que são bem atendidos em uma empresa costumam recomendá-la a seus amigos e familiares.

Ou seja: a excelência no atendimento é um jogo em que todos ganham. Além de o cliente sair satisfeito, você ganhará uma série de novos clientes em potencial, criando uma rede sólida de relacionamento.

Abandone a ideia das musiquinhas intermináveis – o mundo mudou. E você, certamente, oferecerá um diferencial incrível para os seus clientes se acompanhar essas mudanças.


Continue aprendendo

Ricardo Diniz

Desde de 2001 a frente de cargos técnicos e executivos no segmento de Telecomunicações e Contact Centers. Por dois anos foi Head de inovação com foco em CX, UX, Inside Sales, Customer Success e novos produtos como Call Center em nuvem, agentes virtuais, Chatbots aplicados com Inteligência Artificial.

atendimento-digitalAtendimento Digital
Recursos Humanos Entenda o que é HeadHunter: como contratar e como ser contratado
Tecnologia da Informação Como funciona o armazenamento em nuvem, quais as vantagens e como usar