AdTech: o que é e como funciona?

Entenda o que é adtech e como funciona

Você já ouviu falar em AdTech? Essa é uma cultura de marketing voltada para a compra de mídia e anúncios cada vez mais comum. Trata-se de um caminho sem volta para muitos profissionais de publicidade.

Com a mudança dos hábitos de consumo por parte dos clintes e uma infinidade de novas mídias, trabalhar o marketing de forma tradicional já não é mais uma opção.

É preciso evoluir para novos modelos de trabalho, gerar valor através do digital e aproveitar as vantagens que a tecnologia traz. Neste artigo, nosso objetivo é mostrar para você qual é o papel das AdTechs nesse novo contexto da publicidade!

O que são AdTechs

A internet é a fronteira final das oportunidades e qualquer informação está a apenas alguns poucos cliques de distância. Isso significa que, para a publicidade, o digital é um campo de oportunidades infinitas.

O termo AdTech surge como um conceito que abrange todas as tecnologias utilizadas para análise, gerenciamento de campanhas publicitárias e monetização de espaços em mídias digitais, justamente para que o “infinito” seja mais palpável para agências e anunciantes.

Podemos ainda conceituar como AdTech todo o processo que engloba a entrega de anúncios digitais aos consumidores, desde a seleção do conteúdo e sua posição até a escolha do destinatário final, o alvo da campanha.

As soluções de AdTech têm como objetivo permitir construir uma visão macro sobre as ações de publicidade de uma marca e controlar todos os seus pontos de uma forma muito mais eficiente.

Ao utilizar esse contexto, é possível alcançar uma série de benefícios, como maior reconhecimento da marca, geração de leads qualificados, menores gastos com anúncios, escolha das mídias corretas, impactos reais e maiores lucros.

Contudo, existe um grande porém. A AdTech e suas soluções estão em constante mudança, sendo que a maioria dos ambientes é montada de forma personalizada pelas empresas, de acordo com suas demandas.

Sendo assim, é preciso saber muito bem o que se deseja alcançar para não desperdiçar investimentos em campanhas e tecnologias de marketing que podem não dar retorno para a empresa.

Como surgiu

O AdTech se caracteriza por esforços, tecnologias e mesmos ferramentas voltadas para o marketing digital e anúncios. Seu nome tem origem direta do termo que nomeia essas ferramentas: advertising (publicidade) + technology (tecnologia).

Seu surgimento se deu da necessidade que as marcas tinham em montar um ambiente de publicidade que permitisse gerenciar com êxito suas campanhas digitais.

Porém, na maioria das organizações, não existiam profissionais capacitados nessas tecnologias e soluções, além de ainda não ser possível adquirir ferramentas totalmente prontas no mercado.

Com isso, diversas empresas de tecnologia começaram a investir em AdTech e se tornaram grandes consultorias, auxiliando as organizações na montagem de ambientes funcionais de publicidade.

A linha do tempo da publicidade online pode ser facilmente representada por algumas revoluções que ocorreram ao longo dos anos e nos trouxeram até aqui:

  • 1996 — surgimento do primeiro banner publicitário em sites. Essa primeira investida mantinha uma taxa de cliques de 44%;
  • 1996 — no mesmo ano, são lançados alguns padrões simples para regulamentar a publicidade online;
  • 2000 — após o nascimento do Google, o AdWords foi a primeira plataforma a negociar anúncios online;
  • 2003 — o Google lança o AdSense, uma nova plataforma que apresenta gráficos e planilhas para entender melhor os consumidores;
  • 2004 — nasce o Facebook, sendo uma das principais plataformas de anúncios hoje;
  • 2006 — o YouTube entra no ar e inicia a revolução dos anúncios em vídeo;
  • 2007 — os primeiros smartphones são lançados e a publicidade mobile toma forma;
  • 2009 — são introduzidos os lances em tempo real para a compra de anúncios;
  • 2013 — a publicidade nativa se torna algo cada vez mais importante no cenário do marketing;
  • 2015 — inicia a era dos influenciadores digitais.

A AdTech continua evoluindo. Com isso, novas soluções e formas de comprar e vender anúncios também se transformam todos os dias, e as empresas devem se manter mutáveis para acompanhar essas mudanças.

Como as AdTechs funcionam

O campo de atuação das AdTechs é a análise, gestão e entrega de anúncios, de acordo com requisitos preestabelecidos de campanhas de publicidade, visando alcançar um público maior e de mais qualidade.

No centro da operação de AdTech está um ambiente formado por anunciantes, bolsas de anúncios, plataformas de demanda e oferta e editores, gerando um loop de procura e propostas e garantindo um maior retorno para ambos os lados.

Todas as informações utilizadas nesse processo vêm de uma coleta contínua de dados sobre usuários na rede e dentro de plataformas, como o Facebook, Instagram, Google e YouTube.

Em alguns casos, os usos dessas informações estão sendo classificados como invasão de privacidade. Por exemplo, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, teve de dar explicações sobre o funcionamento desse processo no Congresso americano.

Como elas se relacionam com a transformação digital

Como vimos na linha do tempo da AdTech, a transformação digital não apenas tem um grande impacto sobre o caminho que ela toma, mas também foi a principal responsável pelo seu surgimento.

Sempre que uma nova tecnologia aparece no mercado e chama a atenção dos consumidores, os profissionais de marketing têm de buscar um alinhamento com essa nova oportunidade e encontrar ferramentas e soluções que podem ajudar.

Esse processo faz com que surjam novas empresas e especialidades no mercado, gerando ainda mais formas de renda dentro da própria indústria de anúncios online.

Quais as previsões para o futuro do setor

Ainda podemos esperar muitas mudanças por parte da AdTech. Os próximos passos são acrescentar ainda mais Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina aos processos de compra e venda de anúncios.

O objetivo é sempre buscar entregar a mensagem certa, ao público certo e no momento certo. A IA pode auxiliar a personalização dos anúncios a um nível individual.

Outro insight acerca da publicidade digital é a pesquisa por voz, um nicho cada vez maior e que já foi notado por grandes players do mercado, como Amazon e Google.

Você ainda ouvirá muito sobre AdTech nos próximos anos. Além disso, grandes mudanças poderão acontecer em breve com o surgimento de novas tecnologias, como o Blockchain.