É fato que promover a Transformação Digital dentro de um negócio exige mudanças estruturais. E, como qualquer processo de adaptação, o digital exige aprendizado – pelo qual os colaboradores precisam passar para que a empresa alcance o seu objetivo.

Assim, faz sentido que essas organizações procurem desenvolver uma cultura mais voltada para a educação, o que também podemos chamar de Digital Learning Culture. Continue a leitura para saber mais sobre esse conceito e como colocá-lo em prática.

O que é Digital Learning Culture?

A cultura voltada à educação digital consiste em criar um ecossistema de incentivo ao aprendizado — especialmente no que diz respeito a novas tecnologias e ferramentas de inovação — dentro da empresa. Aqui, não se trata simplesmente de obrigar sua equipe a fazer treinamentos específicos, mas sim de encorajar as pessoas a encarar a aprendizagem como uma oportunidade de crescimento.

Nesse sentido, a Digital Learning Culture se apresenta como uma solução para capacitar seus colaboradores com habilidades que os ajudem a lidar com as transformações graduais ou mesmo disrupções que possam ocorrer. Isso envolve estimular métodos mais evoluídos de ensino, que prezem pela utilidade, eficiência e impacto do conhecimento, e não apenas o acúmulo de informação.

Por que essa cultura é importante para a Transformação Digital?

Para que a empresa obtenha a vantagem competitiva e demais benefícios da Transformação Digital, é preciso que todos os seus membros estejam empenhados em fazer dela uma realidade.

De nada adianta os líderes cobrarem que os membros dos seus times se adaptem ao mundo digital se eles mesmos mantêm hábitos do passado. Além disso, também não haverá resultado se os tomadores de decisão estiverem preparados para essa transformação, mas não forem capazes de estimular seu pessoal a fazer o mesmo.

É por esse motivo que o aprendizado digital precisa estar tão enraizado nos princípios da empresa. Então, é justo pensarmos que esse conceito deve fazer parte da cultura organizacional.

Vale lembrar que na era digital as mudanças acontecem em velocidade cada vez maior, o que exige que os colaboradores estejam constantemente se aperfeiçoando. Por consequência, é essencial que as pessoas tenham ou desenvolvam habilidades como:

  • capacidade de aprender por conta própria ou com ferramentas de ensino a distância;
  • ter um senso de comunidade, de modo a sentir prazer em compartilhar informações, auxiliar quem tem menos conhecimento sobre determinado assunto e promover a colaboração entre equipes;
  • não julgar as perguntas dos colegas de trabalho, por mais simples que sejam, porque o medo daquilo que os demais vão achar pode impedir as pessoas de tirar dúvidas, criando um verdadeiro gargalo na cultura de aprendizagem.

Como implementá-la na sua empresa?

Agora que já entendemos a relevância da Digital Learning Culture para a sua empresa, vamos ver algumas medidas para colocá-la em prática na rotina do negócio. Confira!

Comece ouvindo e orientando os líderes

Para ter uma equipe engajada com a cultura de aprendizado, é fundamental que o exemplo venha daqueles que exercem cargos de liderança. É deles que deve partir o entusiasmo para que todos sigam na mesma direção, com foco na Transformação Digital.

Sendo assim, converse com os seus líderes. Entenda os principais problemas que eles enfrentam ao longo da sua rotina de trabalho e analise se — e como — eles estão usando a aprendizagem para resolvê-los. Procure saber também as habilidades que eles sentem falta nos seus liderados e quais competências precisam de ajustes para trazer melhorias ao negócio.

Entenda como é a relação da sua equipe com a aprendizagem digital

O próximo passo é compreender as necessidades dos membros da sua equipe, o que eles procuram para crescer como profissionais. Sem esse entendimento, sua empresa vai acabar por incentivar algo que seus colaboradores não querem ou simplesmente não vão usar.

Logo, é preciso conversar com eles e procurar respostas para questões como:

  • quais experiências inovadoras de aprendizado eles já tiveram;
  • quais foram as mais interessantes;
  • que hábitos eles mantêm nesse sentido;
  • quais abordagens de aprendizado a empresa já proporcionou;
  • de quais dessas atividades eles puderam tirar o maior proveito;

Dê mais liberdade para os colaboradores aprenderem

Quando obrigamos um colaborador a fazer treinamentos tradicionais, a probabilidade de que ele guarde aquelas informações no longo prazo é muito pequena. Por outro lado, se disponibilizarmos atividades como seções de coaching e cursos online para as pessoas participarem quando sentirem que estão prontas para isso, a retenção do conhecimento será muito mais duradoura.

Aceite as falhas desde que se aprenda com elas

A prática de formular uma hipótese, rodar testes e tirar conclusões dos resultados também deve fazer parte da Digital Learning Culture. Aliás, esse é um exercício fortemente conectado à capacidade de aprender com os erros, uma característica marcante de diversas organizações do Vale do Silício.

Por exemplo, dentro do Google, toda falha recebe o seu devido valor. Para se ter uma ideia, quando a empresa disponibiliza um novo serviço que acaba não fazendo o sucesso esperado, os engenheiros conseguem extrair informações dessa falha e mais tarde lançar uma solução ainda melhor, desenvolvida com o auxílio desse conhecimento gerado a partir do erro.

Incentive a “mentoria às avessas”

É comum vermos os profissionais veteranos orientarem os mais novos nas tarefas da empresa, mas, no contexto digital, talvez faça mais sentido que os jovens prestem mentoria para os mais velhos.

Dependendo do tamanho e da área de atuação da empresa, pode ser que diversas gerações trabalhem em conjunto. Então, os profissionais que tenham em torno de 20 anos podem ensinar os que têm mais de 35. Estes, por sua vez, podem ser mentores daqueles com idade acima dos 50 anos.

Com isso, concluímos que a essência de criar uma Digital Learning Culture dentro da empresa está em virar a chave de um sistema de aprendizado forçado para uma metodologia baseada no crescimento contínuo. Enquanto a primeira gera insatisfações e ineficiências devido à obrigação, a outra cria um ambiente mais próspero, quando as pessoas contribuem para a evolução do negócio enquanto promovem seu próprio desenvolvimento.

Gostou do artigo? Então continue aprendendo, descubra a urgência da capacitação de equipes para a Transformação Digital!

Esdras Moreira

CEO na Introduce Formado em Redes de Computadores, com especializações em Gestão de Pessoas, Coaching e MBA em Marketing. É co-founder da introduceti.com.br, que conduz o crescimento dos negócios através de estratégias e tecnologias. Além disso é investidor no projeto Globin.it, Middas e Grupo 3Minds.

tecnologiaTecnologia
Marketing Como o Instagram pode transformar sua estratégia de marketing
Sustentabilidade Qual será o valor da carne vegetariana para a indústria nos próximos anos?
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]