Desenvolvendo sua empresa através da Cultura de Aprendizagem

Entenda como implementar a cultura de aprendizagem para ajudar no desenvolvimento de seu negócio

Muitas empresas estão começando a entender a importância de manter uma cultura de aprendizagem dentro de suas organizações com o intuito de que o conhecimento gerado não se perca.

Com isso, estamos observando, recentemente, o aumento do número de ferramentas e soluções de treinamento para manutenção do aprendizado dentro das empresas.

Essas iniciativas estão sendo apoiadas por tecnologias de transformação digital como gamification, streaming, entre outras. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto tão importante atualmente para as empresas.

O que é a cultura de aprendizagem?

Você acha que um colaborador prefere trabalhar em um ambiente no qual existe uma preocupação com o desenvolvimento profissional dele ou em um local onde ninguém se importa com a situação dos seus conhecimentos?

Podemos afirmar que o primeiro cenário é muito mais atraente para qualquer um. Essa é uma cultura de aprendizagem. Um local que incentiva seus colaboradores a apreender e trocar experiências para que todos possam desenvolver melhor suas skills.

Isso pode ser feito por meio de cursos, palestras, participação em eventos e ainda outras iniciativas internas com o objetivo de trazer mais conhecimento para cada um dos colaboradores.

Além disso, uma cultura de aprendizado recompensa todos aqueles que demostram que estão absorvendo os conhecimentos repassados. Dessa forma, toda a equipe se esforça para melhorar e estar em dia com todos os treinamentos e oportunidades disponíveis.

Qual sua importância na era digital?

Estamos vivendo em plena era digital e uma das principais características da época atual é a rápida mudança de paradigmas aliada a um mercado volátil e cheio de inovações. Isso exige que os colaboradores estejam atualizados sobre todas as novidades existentes.

A única forma de garantir isso é por meio de uma cultura de aprendizagem e agilidade empresarial, na qual serão realizados todos os esforços possíveis para garantir que os funcionários estejam atualizados.

De outra maneira, não há como acompanhar o ritmo alucinado do desenvolvimento tecnológico e as novas soluções e ferramentas que surgem todos os dias.

Manter-se afinado com as novas tendências é uma forma de estar um passo à frente da concorrência, captando um maior número de clientes e alcançando um desenvolvimento saudável para a empresa.

Quais as vantagens de uma cultura de aprendizagem?

São várias as vantagens da adoção de uma cultura de aprendizagem em uma empresa. Vamos listar algumas das principais.

Ensina a aprender

Nem todos os seus colaboradores sabem realmente como absorver conhecimento e com isso podem não tirar proveito suficiente de boa parte dos treinamentos ofertados pela empresa.

Quando utilizamos uma cultura de aprendizagem, o foco inicial é voltado, principalmente, para ensinar todos os funcionários a aprender, desenvolvendo essa habilidade tão importante em cada um e garantindo que todos possam aproveitar ao máximo todas as informações repassadas posteriormente.

Desenvolve a comunicação e colaboração

Algum tempo atrás, comunicação não era tida como uma habilidade chave, assim como a colaboração. Bastava que o funcionário cumprisse com suas atividades individuais para ser considerado um bom profissional.

Isso mudou e, atualmente, comunicação e colaboração são fundamentais para poder realizar qualquer processo dentro de uma empresa de modo eficiente. Assim, uma cultura de aprendizagem auxilia no desenvolvimento dessas skills.

Auxilia no surgimento de um raciocínio criativo

Espera-se hoje, que um colaborador possa resolver problemas de forma simples e com autonomia, porém, existem alguns funcionários que podem ter dificuldades de lidar com os desafios.

Uma cultura de aprendizagem auxilia no surgimento de um raciocínio criativo em seus colaboradores, fruto da troca de experiência com os demais colegas, permitindo que eles encontrem soluções rápidas para qualquer eventual problema.

Permite um conhecimento tecnológico

A tecnologia evolui diariamente e novas ferramentas — com cada vez mais funções — estão disponíveis para as empresas desenvolverem suas atividades.

Uma cultura de aprendizado permite que seus colaboradores desenvolvam um conhecimento tecnológico afinado com as soluções utilizadas dentro da empresa, minimizando erros e falhas.

Quais os principais pontos dentro da cultura de aprendizagem?

Uma cultura de aprendizagem é consolidada dentro de cinco pontos básicos, sendo necessário desenvolver cada um deles para garantir o resultado esperado:

01. Domínio e formação pessoal

Esse ponto consiste em deixar claro e aprofundar a visão que o colaborador tem sobre si, concentrando todas as energias para criar uma vontade de apreender e desenvolver-se.

Duas coisas devem ser levadas em consideração nesse ponto. O colaborador deve ser capaz de ver a realidade e identificar quais são as habilidades importantes para o seu desenvolvimento pessoal.

02. Compreensão de modelos mentais

Os modelos mentais são formados pelas presunções e generalizações que têm impacto direto e influenciam todas as práticas e atividades da empresa. É preciso que o colaborador tenha total domínio sobre esses modelos.

Para isso, é preciso identificá-los e representá-los de alguma forma, fazendo com que todos os colaboradores possam refletir acerca de cada um deles de forma coletiva.

03. Visão compartilhada

Esse ponto é o principal responsável por criar uma identidade única no colaborador e fazer com que ele se sinta parte de algo maior, aderindo totalmente à cultura da empresa.

Essa visão pode ser transmitida a todos os colaboradores de acordo com os treinamentos e rotinas de passagem de conhecimento, fazendo com que eles, aos poucos, se adéquem também à cultura na qual estão inseridos.

04. Aprendizado em grupo

É preciso fomentar a comunicação dentro da empresa, afinal, para que possamos adotar uma cultura de aprendizagem, é preciso que os detentores do conhecimento estejam abertos para repassar o que sabem.

O diálogo direto é o primeiro passo para alcançar o sucesso nesse ponto. Isso também fará com que todos os indivíduos comecem a trabalhar em equipe, melhorando a produtividade e alcançando resultados que não poderiam ser obtidos de forma individual.

05. Pensamento sistêmico

O pensamento sistêmico pode ser considerado o alicerce de uma cultura de aprendizagem. É por meio de seu desenvolvimento que os colaboradores começam a pôr em prática seus novos conhecimentos.

Esse conceito consiste em realizar o entendimento de todas as disciplinas envolvidas em uma determinada atividade e suas relações, consequências, dentre outros pontos.

Desenvolver uma cultura de aprendizagem é essencial para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e, consequentemente, de uma empresa nos tempos atuais.

Para entender até onde o aprendizado pode levar sua empresas, descubra os impactos da Transformação Digital na nova era do RH nas empresas!