Calcular o retorno sobre investimento das suas estratégias permite traçar metas realistas e identificar o prazo de retorno dos investimentos, além de poder dizer qual canal traz resultados mais rápidos ou mais lucrativos.

Porém, quando entramos no mundo digital, as regras mudam um pouco. O retorno sobre as vendas não é a única métrica a ser pensada, já que o objetivo deste tipo de estratégia é garantir uma marca conhecida, com repercussão na internet, ou um site com boa audiência.

Quem apenas acessa o site, hoje, pode fazer uma compra no mês que vem. Além disso, ter fãs no Facebook que comentam e compartilham os posts ajuda o conteúdo da página a aparecer também para os amigos dos seus clientes.

Por isso, quando você calcular o Retorno sobre investimento das suas campanhas digitais, precisa entender que essa estratégia garante uma gradual construção de confiança e de reputação da sua marca, gerando impacto em outros canais.

Para o retorno sobre investimento digital, você precisará estudar os números de outra forma. Se você estiver gerando novos clientes através de call-to-action e trazendo pessoas através do conteúdo, então seu inbound marketing está funcionando. Mas é rentável?

Para responder a esta pergunta, você precisa saber quanto custa adquirir um cliente e quanto de renda está gerando este cliente. Se as receitas são maiores do que os custos, a relação é positiva.

Por exemplo, se você alocar um redator para se responsabilizar pela criação de um e-book que gere tráfego, e mais tarde vai conseguir um cliente que produz uma receita superior a que você gasta com esse funcionário, então a campanha é rentável.

Como calcular o retorno sobre investimento digital

Custo por Aquisição de Clientes

Este valor deverá incluir todos os seus custos de vendas e marketing, incluindo salários dos funcionários encarregados das duas áreas, despesas e gastos com marketing (como links patrocinados) durante um determinado período de tempo. Pegue esses custos totais e divida pelo número de novos clientes em relação ao mesmo período de tempo. O resultado representa quanto custa cada cliente adquirido.

O quanto vale a vida útil do cliente

Multiplique o gasto anual que o seu cliente tem na sua empresa (sabendo a base anual de clientes) pelo seu tempo de vida dentro da empresa. Esse valor pode não ser muito preciso porque o seu cliente pode usar seu produto apenas uma vez, por exemplo. Mas olhando um histórico de vendas, você pode chegar em um valor aproximado.

Retorno sobre investimento

O retorno sobre o investimento é simplesmente o valor da vida útil menos os custos de aquisição de clientes, dividido pelo valor da vida útil:

Retorno sobre investimento: Vida útil do cliente – custo de aquisição / vida útil do cliente

Esse valor apenas poderá ser analisado se você tiver estabelecido um objetivo com as suas campanhas.

Demais métricas do inbound marketing

Mas se você precisa de mais dados para ajudar na análise digital das suas vendas, você também pode usar outras métricas. É possível calcular o número de visitantes no site, o número de cliques em banners e anúncios, o número de comentários ou de fãs no Facebook e a quantidade de reclamações sobre produtos.

As informações sobre a proporção de usuários que deixam a página sem clicar em nada e as taxas de conversão, quantos usuários preenchem um formulário, colocam produtos no carrinho de compras e fazem download do e-book oferecido gratuitamente, por exemplo, também são fundamentais para você planejar campanhas específicas para aumentar esses números ou ver como uma campanha de vendas também afeta essas métricas.

Caso a sua empresa não esteja gerando bons resultados em suas campanhas, existem algumas pequenas estratégias que, juntas, podem melhorar esses números e tirar o seu retorno sobre investimento do vermelho.

Remarketing

O remarketing é um recurso existente em redes de publicidade online, como a Google AdWords, que consiste no armazenamento e utilização das informações de navegação visando o reposicionamento relevante de anúncios.

Mesmo que a pessoa não tenha visto seu anúncio em primeira instância, as chances que ela os veja depois de ter visitado seu site serão exponencialmente maiores.

A eficácia disso ocorre por uma soma de fatores:

  • Na grande maioria dos casos, a pessoa já chegou ao seu site por ter interesse no mesmo;
  • Há chances de ela ser exposta aos seus anúncios em Redes de Display e Pesquisa devido a termos relevantes de procura;
  • A utilização dos dados de navegação expandem as possibilidades de sites que possam veicular seus anúncios.

Seja qual for seu objetivo, o remarketing é uma poderosa ferramenta especialmente no quesito de conversões e pode ser um componente estratégico em qualquer campanha. Auxilia diretamente no retorno sobre investimento sem abrir mão da qualidade e relevância advinda de diferentes métodos de segmentação de público.

Para implantar a combinação mais eficaz entre estratégias e recursos em seus anúncios na rede Google AdWords de publicidade online, contando com ferramentas como o remarketing, confie na experiência e domínio que uma agência certificada Google Partner pode lhe oferecer

Tenha um site responsivo

Um site responsivo é, como o próprio nome sugere, um site que responde à plataforma do usuário. Por exemplo, se o site é aberto no computador, o layout aparece de uma forma, mas se o mesmo site for acessado por um smartphone, automaticamente o layout é adaptado para o tamanho da tela – e o mesmo acontece se o usuário vira o smartphone de lado.

Para as empresas, possuir um site responsivo é importante para atrair e reter audiência. Hoje, é mais comum o acesso a internet por meio de um dispositivo móvel, como tablets e celulares, por isso, é fundamental investir em um site responsivo, que causa uma boa experiência para o público.

Uma vez que o usuário entrar em um site pelo smartphone e não gostar do layout ou o site não se adaptar ao tamanho da tela, por exemplo, é muito provável que essa mesma pessoa procure outro portal – nesse momento ele pode acessar a concorrência e sua empresa muito provavelmente irá perder um cliente em potencial.

Ao utilizar um site responsivo, além de tornar o visual mais atrativo e confortável para o usuário, permitindo que ele navegue pelo portal, o carregamento da página fica mais leve e mais rápida. O Google também reconhece e qualifica os sites que possuem layout responsivo, melhorando a sua indexação nas páginas de busca, atraindo mais visitantes.

Vale lembrar que para desenvolver um site responsivo a empresa não precisa ter um gasto extra, contratando dois serviços diferentes. Hoje diversas companhias que programam sites já entregam o pacote completo, onde o domínio (www.nomedasuaempresa.com.br) será único e responsivo, podendo ser acessado de qualquer dispositivo, seja ele móvel ou não, que o próprio design irá se adaptar automaticamente.

Continue seu aprendizado, entenda o que é Transformação Digital e como ela atua tanto nas estratégias quanto no ROI da sua empresa.

vendasVendas
Marketing O resultado do alinhamento entre marketing e vendas
Vendas Capacite sua equipe para estratégias de venda Business to Business