Durante a TrailheaDX, em San Francisco, a Salesforce anunciou a primeira plataforma de blockchain para CRM. De acordo com as informações disponibilizadas pela companhia, o Salesforce Blockchain possui baixa necessidade de programação e permite que as empresas compartilhem dados de redes distribuídas, conectando cadeia de consumo de fornecedores e clientes finais.
Com a solução, as organizações podem desenvolver redes, fluxos de atividades e aplicativos com blockchain de forma simples. “Ajudamos as empresas a construir o futuro, tornando a tecnologia revolucionária acessível e fácil de usar – hoje, estamos fazendo exatamente isso com o Salesforce Blockchain”, explica Bret Taylor, presidente e diretor de produtos da Salesforce. “Agora, as empresas poderão criar novos ecossistemas e alcançar novos níveis de interconectividade por meio de redes de parceiros confiáveis”, completa.
A plataforma promete fornecer registro distribuído capaz de salvar, rastrear e autenticar dados de todos os parceiros. Dessa forma, as empresas podem desfrutar do blockchain em diferentes aplicações, incluindo credenciamento, verificação de mercadorias e rastreamento de ativos. Segundo a companhia, o Salesforce Blockchain permite a construção de redes com cliques, automatização de dados, execução de algoritmos de inteligência artificial e simplificação de engajamento dos parceiros.
Apesar da previsão de lançamento do Salesforce Blockchain para o público ser para 2020, algumas organizações já estão utilizando a plataforma. Entre elas estão a Arizona State University, que busca criar uma rede educacional para a verificação e compartilhamento de informações com segurança para alunos e outras instituições; a IQVIA, que explora a aplicação do blockchain no setor de ciências biológicas; e a S&P Global Ratings, que visa reduzir o tempo de revisão e aprovação de novas contas bancárias para pessoas jurídicas.