As transformações digitais mudaram drasticamente os modelos de negócio em diversos ramos de atuação. Hoje, até mesmo pequenas empresas necessitam de infraestruturas completas de tecnologia para permanecer em funcionamento.

A pandemia ocasionada pela Covid-19 evidenciou ainda mais a importância de infraestrutura tecnológica, mostrando que, diante de uma realidade de home office, ter um MSP (Managed Service Provider) apoiando a sua empresa é essencial. O MSP é o prestador de serviços gerenciados de TI, atuando de forma remota para prevenir riscos no seu ambiente de trabalho. 

O modelo de trabalho desse provedor de serviços é proativo. Portanto, sua atuação será baseada no monitoramento contínuo de todos os ativos de tecnologia da informação. Com isso, há a prevenção de que nada de inesperado irá ocorrer com seu negócio. O MSP identifica potenciais ameaças antes que elas virem um problema. 

Mas, afinal, o que são os serviços gerenciados de TI?

Devido ao surgimento de novas tecnologias oriundas da transformação digital, diversas empresas aderiram a esses adventos – e o setor de tecnologia da informação precisou acompanhar essa mudança. Atualmente, os serviços gerenciados também são uma solução para qualquer empresa que queira manter a organização do setor de TI. Além disso, os serviços gerenciados também são de suma importância para aqueles que prestam serviços de TI. Afinal, através de soluções e softwares de serviços gerenciados é possível fazer o monitoramento de forma remota. 

Contudo, empresas de pequeno e médio porte, geralmente, não costumam ter um setor de tecnologia na empresa, e é nesse sentido que o MSP se mostra fundamental. Por meio dele, a companhia realiza a terceirização de todas as atividades relacionadas à gestão de sua infraestrutura de TI por meio de um acordo. Dessa forma, os gestores e colaboradores podem focar em suas atividades. Ademais, existe a garantia de que todos os processos e dados da companhia estejam seguros e sendo monitorados por um especialista no assunto. 

Quais são as vantagens de ter um MSP?

Para as pequenas e médias empresas, possuir um MSP é ter a oportunidade de contar com equipes formadas por profissionais qualificados e capacitados para prestar os melhores serviços. Além disso, diante do contexto atual, o profissional pode atuar de diversas formas para auxiliar a sua companhia.

Por exemplo, prestando consultoria para a montagem de uma rede de home office, criando manuais de boas práticas de segurança para os seus colaboradores, e até mesmo realizando o gerenciamento de todos os equipamentos, por meio de inventários e monitoramento remoto, utilizando um sistema de gestão como o RMM da ADDEE SolarWinds MSP

Com isso, o MSP é capaz de suprir todas as necessidades da sua companhia e garantir que você estará atuando em parceria com um modelo de negócio mais eficiente, dinâmico e escalável. São várias as vantagens de ter um prestador de serviços gerenciados. Veja mais algumas: 

Flexibilidade  

Em um modelo tradicional de prestação de serviços, não há flexibilidade, pois, com frequência, o gestor precisa ditar como devem ser alocados os recursos humanos para um determinado projeto. 

Entretanto, nos serviços gerenciados, o controle sobre as atividades dos profissionais de tecnologia é de responsabilidade do MSP, que decide como e onde empregará cada um de seus recursos humanos, utilizando cada um deles de forma otimizada. Dessa forma, garantindo ao gestor da empresa contratante que ele foque apenas no seu negócio. 

Automatização 

No modelo tradicional de prestação de serviços, caso ocorra algum problema nas atividades da sua companhia, provavelmente o profissional de TI precisará se deslocar até o local para resolvê-lo. 

O que ocasiona uma série de problemas e custos com deslocamento, pagamento de horas extras e má gestão do tempo hábil dos colaboradores. Entretanto, o MSP tem uma proposta totalmente diferente, garantindo a automação e monitoramento remoto dos serviços de TI. Esse tipo de proatividade garante que todo o ambiente da sua empresa esteja atualizado e corrigido, evitando qualquer tipo de brecha que possa permitir, por exemplo, ciberataques.  

Desenvolvimento 

Ter um MSP apoiando seus negócios significa poder contar com soluções interessantes que podem ser aplicadas na sua companhia. Sendo assim, a maior rentabilidade de seu negócio pode ser convertida para a adoção de novas ferramentas e inovação. Com isso, sua empresa cresce e se desenvolve, tornando-se mais competitiva e atraente no setor de atuação. 

Os serviços gerenciados atualmente 

Os serviços disponibilizados pelo MSP acompanham as tendências e demandas do mercado. Por isso, evoluíram conforme foram surgindo as necessidades nas pequenas, médias e grandes companhias. Portanto, na hora de contratar um MSP, tenha certeza de que ele oferte os serviços fundamentais: 

Não há mais espaço para o modelo tradicional de prestação de suporte de TI. Os serviços gerenciados que antes eram vistos apenas como uma tendência do futuro, tornaram-se essenciais para todas as companhias. Principalmente, as que desejam acompanhar a transformação digital e se adequar ao novo cenário, garantindo a segurança em todos os processos.

Garanta a segurança da sua empresa

Diante do home office, é de suma importância garantir a segurança de sistemas e dados da sua companhia. De acordo com um estudo realizado pela IT Barracuda Networks, 46% das empresas consultadas sofreram pelo menos um incidente de segurança desde o início da pandemia. Além disso, mais da metade (51%) identificou um aumento significativo no número de ataques de phishing por e-mail. Para saber mais sobre o assunto, queremos te indicar o e-book gratuito sobre: As cinco ameaças cibernéticas que escapam do antivírus tradicional (clique aqui e faça download do conteúdo)

Portanto, ao contar com um MSP e soluções de gerenciamento remoto, as empresas irão reduzir seus custos, agilizar seus processos e diminuir prazos. Diante disso, se você ainda ficou com dúvidas sobre serviços gerenciados de TI ou quer que sua equipe de TI conheça mais sobre esse conceito, fale com um especialista da ADDEE para aprender mais sobre soluções de monitoramento e gerenciamento remoto.

 

Luís Montanari

Pai da Helenna e da Cecília, Gestor Comercial da ADDEE SolarWinds MSP e líder dos times de Marketing, Pré-vendas e Vendas. Graduado em Comunicação e apaixonado por tecnologia e cervejas. Trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs!

tecnologiaTecnologia
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia Transformação Digital iFood Empresas: negócios digitais para o mercado B2B
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing 22 erros que você pode estar cometendo na sua estratégia de Marketing de Conteúdo
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]