Em tempos de transformação digital, a realidade virtual ganha cada vez mais força e deverá tornar-se uma das tecnologias disruptivas mais significativas da era moderna. De acordo com estudo recente da Gartner, a jornada para a RV chegar ao topo do mercado levará, aproximadamente, de dois a cinco anos. O impulso de grandes corporações, como Google e Facebook, está levando essa tecnologia a conseguir progressos à altura das expectativas.
Você já sabe quais são as possibilidades e os desafios para a realidade virtual na atualidade? Confira, a seguir, a resposta para esta e outras perguntas em um panorama sobre a realidade virtual e a sua utilização no mercado.
As grandes empresas desenvolvedoras de RV
Muitos gigantes do mundo dos negócios vêm trabalhando incansavelmente para revolucionar a indústria de realidade virtual. Até 2022, a ImmVRse pretende desenvolver uma plataforma de expansão rápida, que fornecerá uma solução confiável para o desenvolvimento de conteúdo de realidade virtual comercial. A empresa também espera integrar tecnologias, como realidade mista, realidade aumentada e bens virtuais, em suas estratégias de escalabilidade de longo prazo.
Usando a blockchain e a convergência de VR, a ImmVRse fornecerá uma plataforma segura com uma aplicação que funcionará de forma autônoma e sem esforço dentro de um sistema onde a comercialização de conteúdo será utilizada pelos usuários em seus próprios termos.
O blockchain ETH, por exemplo, funcionará como um iTunes descentralizado para conteúdo de realidade virtual, de modo que qualquer um poderá usá-lo em todo o mundo sem barreiras à entrada, com tempo de inatividade zero para a plataforma global.
A importância de produzir conteúdo para realidade virtual
A ascensão da realidade virtual tem sido facilitada pelo avanço das novas tecnologias e dos recursos de hardware. Porém, ainda falta resolver o aspecto mais importante da realidade virtual: o conteúdo.
Para fomentar o crescimento de toda a indústria, é preciso incentivar os criadores de conteúdo a produzirem vídeos em 3D de qualidade, relevantes e imersivos. Uma produção massiva de conteúdo RV possibilitará que o mercado de trabalho volte o foco das instituições corporativas para a contratação de criadores especializados nesse tipo de conteúdo.
Isso levará à criação de mais experiências de realidade virtual, a bilhões de horas de consumo de mídia de RV, bem como à criação de aplicativos que darão origem a uma onda de compulsão coletiva pela realidade virtual.
O crescimento da RV no mercado
Com o crescimento da utilização dessa tecnologia pelos usuários, surgirá a necessidade de criar anúncios e conteúdo para marketing em realidade virtual. Isso estimulará o aumento do número de empresas de plataformas de conteúdo de RV. A ImmVRse, por exemplo, pretende fornecer uma plataforma para a comercialização de conteúdo de RV que ajudará milhões de criadores de conteúdo a ganharem a vida usando essa tecnologia.
A mudança será semelhante à evolução das plataformas de conteúdo digital, que resultou em fabricantes de anúncios e empresas mudando seu orçamento de marketing, da tradicional para a mídia social.
Como a RV já é usada no marketing digital?
A realidade virtual já se mostra uma tendência importante no mundo dos negócios e do marketing digital. Um relatório recente do Goldman Sachs projetou que, em um cenário “acelerado” ou otimista, a receita total de VR, em 2025, será de US$ 182 bilhões, com o hardware de RV se tornando um mercado maior do que a TV.
Essa tecnologia já se mostra acessível, mesmo a empresas menores. Hoje, já é possível transportar as pessoas para o interior de modelos tridimensionais (3D), oferecendo a elas uma experiência muito mais envolvente e sensorial sobre algum produto ou serviço.
Investir em realidade virtual por si só já agrega valor e ajuda a melhorar a imagem de uma marca. Uma pesquisa de 2017 revelou que 71% dos consumidores enxergam que “uma marca que utiliza realidade virtual está pensando à frente”. Usando essa tecnologia tão avançada, as marcas se destacam e ganham a atenção do consumidor.
Com as ferramentas usadas para levar a realidade para o mundo virtual, você pode, agora, apresentar ideias para campanhas, projetos e ações de marketing construídas em 3D, explorando todos os sentidos do corpo humano. Para isso, são utilizados equipamentos específicos para a RV, como luvas, esteiras, capacetes e óculos estereoscópicos, capazes de aproximar ainda mais os consumidores da sua marca.
Essas novas tecnologias possibilitam uma experiência do consumidor muito mais rica e imersiva e uma ferramenta importante para auxiliar no atendimento ao cliente.
Como criar conteúdo para a Realidade Virtual
A criação de conteúdo para realidade virtual exige um processo que envolve a produção de esboços, atividades de pré-produção, filmagem e pós-produção, além da utilização de equipamentos, como headsets (fones de ouvido com microfones acoplados) ou óculos de realidade virtual para a visualização do conteúdo.
Atualmente, é possível utilizar o próprio Facebook para realizar publicações no formato 360°, com fotos e vídeos que proporcionam ao público uma experiência de imersão. Além disso, alguns veículos de comunicação já produzem conteúdos que usam o formato 360° para oferecer aos leitores, nas suas mídias digitais, melhores experiências e a sensação de se estar no local da notícia.
Exemplos de RV no comércio e no marketing
Nos EUA, a empresa de e-commerce eBay se uniu com a rede de lojas Myer para sair á frente da concorrência e construir o aplicativo eBay VR, que clamam ser a primeira loja online em realidade virtual do mundo. Nele, é possível buscar produtos, visualizá-los em 3D, experimentá-los e finalizar as compras. Para ter acesso ao aplicativo, basta ter um headset compatível com tecnologia VR Mobile, como o Google Cardboard ou o Gear VR.
O Google também já atentou para a importância desse mercado e recentemente adquiriu um dos principais estúdios de games de realidade virtual, o Owlchemy Labs, que fará parte da divisão de realidade virtual do Google, a Daydream.
No Brasil, a realidade virtual já é usada por empresas como Santander, Positivo, Visa e Banco do Brasil, que desenvolveram ações de marketing e treinamentos utilizando a tecnologia. A Renault, por exemplo, criou vídeos em 360º para o lançamento do veículo Duster Oroch, simulando um test-drive virtual com ele transitando por pontos turísticos.
Como vimos, a realidade virtual é uma das grandes tendências para os próximos anos — as movimentações de grandes empresas, como o Google, no setor comprovam isso.
Portanto, esteja atento a essa tendência do mercado e às oportunidades que ela oferece para melhorar o desempenho de seus negócios.