Durante evento da empresa de investimentos Village Global, Bill Gates, cofundador da Microsoft, afirmou que seu maior erro durante a gestão da companhia foi permitir que a Google desenvolvesse o Android, tornando-se a principal empresa do mercado de sistemas operacionais para dispositivos móveis. De acordo com informações do The Verge, o executivo afirmou que a Microsoft poderia facilmente ter vencido a concorrência.
“No mundo do software, em particular para plataformas, esses são mercados de ganhar ou perder. O maior erro de todos é o erro que eu cometi que fez com que a Microsoft não fosse o que o Android é”, lamentou Gates. Segundo o empresário, sua falha custou 400 bilhões de dólares, aproximadamente 1,5 trilhão de reais para a empresa.
“É incrível para mim ter cometido um dos maiores erros de todos os tempos, mas nossos outros ativos, o Windows, o Office, ainda são muito fortes. Então somos uma empresa líder. Se conseguíssemos acertar, seríamos A empresa. Mas tudo bem”, completou.
A Google adquiriu o Android em 2005 por US$ 50 milhões, com o objetivo de superar os primeiros esforços da Microsoft com o Windows Mobile. Sem conseguir competir com o domínio do Android e do iOS, da Apple, a Microsoft decidiu, em uma reunião de emergência em 2008, encerrar o Windows Mobile e reiniciar seus esforços no mercado com o Windows Phone. Em janeiro de 2019, a Microsoft confirmou o fim do Windows Phone para dezembro, quando o sistema deixará de receber novos atualizações.