A região metropolitana de Curitiba, no Paraná, começou a receber testes do sistema VIA Mobile 360 ADAS. Desenvolvida pela VIA Technologies, a solução possibilita a condução de ônibus e outros veículos sem motoristas humanos. Para os estudos, o ônibus elétrico EV Bus, da montadora chinesa Enchi Auto, foi equipado com a tecnologia.

De acordo com as informações do site Mobilize, o VIA Mobile 360 ADAS é capaz de identificar imagens ao redor do EV Bus, analisá-las e compará-las com dados recebidos de outras fontes, como a geolocalização via GPS. Para o funcionamento completo do ônibus autônomo, o sistema é composto por quatro câmeras externas, responsáveis por visualização de 360 graus do veículo. Além disso, há um sensor instalado na frente do ônibus, que interpreta as variáveis da direção, incluindo os limites de velocidade, semáforos, sinalização e faixas de rolagem.

O sistema autônomo tem como base algoritmos avançados. A combinação das informações captadas via GPS, pelas câmeras e pelo sensor são enviadas para uma plataforma big data, onde são definidos os comandos para que o veículo responda de forma instantânea a cada situação. É dessa forma que o ônibus se torna apto a manter distância segura de outros veículos, identificar pedestres, parar diante de obstáculos e corrigir rotas.

Outro ponto interessante é que os passageiros podem acompanhar tudo o que acontece durante a viagem. Uma tela, localizada no interior do EV Bus, mostra em tempo real a localização, o trajeto, a velocidade, o número de passageiros e as paradas programadas.

“Os testes estão evoluindo. Temos um ônibus grande em circulação na China desde o ano passado, mas também fazemos análises envolvendo serviços delivery. Já temos
várias empresas interessadas no Brasil”, diz Ubiratan Resende, diretor geral da Via Technologies no Brasil. “Os testes também estão sendo realizados em outras
cidades na América Latina. Países como Colômbia e Peru têm interesse e o debate também começou na Argentina”.

Segundo o executivo, a previsão é de que ao longo dos próximos anos o mercado de ônibus autônomos ganhe cada vez mais espaço. “Expectativas traçadas em 2017 eram de 350 veículos autônomos existentes no mundo. Esse número deve subir para perto de 190 mil até 2022, em um sinal de crescimento exponencial desse mercado. Em cima desses estudos, falamos que é uma tecnologia que vai ser implementada cedo ou tarde”, completa.

sustentabilidadeSustentabilidade
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Futuro do Trabalho Ônibus autônomos podem influenciar corte de empregos
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Financeiro Criptojacking: O que é e por que a sua empresa deve se preocupar?
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]