Devido à pandemia enfrentada em todo o mundo, o ano foi bem agitado, inclusive a indústria de eventos. Toda a área presenciou uma transformação dos acontecimentos presenciais para eventos online. Pois, durante esse período foi necessário realizar um isolamento físico e, com isso, os eventos online cresceram de forma significativa. Assim, foi necessário a busca de soluções digitais para saber qual seria o futuro do eventos.

Nesse sentido, é necessário ressaltar que os organizadores de eventos estão considerando uma abordagem híbrida. Isto é, um conjunto de dois ou mais meios de transmitir algo aos envolvidos. Desse modo, é possível realizar tanto eventos online quanto presenciais — em cenários nos quais os casos de Covid-19 estão reduzindo.

Continue a leitura e conheça 5 maneiras pelas quais o futuro dos eventos físicos será transformado para sempre!

1. Ganhando dinheiro no meio virtual

Caso você deseje realizar uma versão segura do seu evento sem ter que se preocupar com distanciamento social, rastreamento, testes, higienização, viagens e a chance de ser processado, os eventos virtuais consistem na melhor opção.

Ainda há poucas pessoas que estão ganhando dinheiro com eventos virtuais. Para que esses empreendimentos alcancem o sucesso desejado, é necessário que eles tenham um bom modelo de negócio e tenham uma boa plataforma para transmissão e gestão.

Entretanto, para que você consiga os objetivos desejados, é recomendado usar um modelo de assinatura para eventos com ingressos e criar uma comunidade a fim de proporcionar o melhor conteúdo.

Assim, você conseguirá diversos clientes e poderá aumentar a lucratividade com esse tipo de serviço. É essencial, inclusive, pensar na satisfação dos clientes para que o evento online tenha sucesso e a rentabilidade seja satisfatória. É uma boa hora para aproveitar o crescimento desse mercado e fazer investimentos em qualidade.

2. O futuro dos eventos é o formato híbrido 

É preciso destacar que um evento híbrido apresenta dois componentes, sendo que o primeiro consiste em eventos ao vivo e o outro sendo eventos virtuais. A relação custo-benefício é muito vantajosa para as organizações, pois todos os colaboradores podem estar presentes, sem a necessidade de muito gasto.

Isso é possível agora porque a pandemia enfrentada no mundo trouxe a necessidade de um espaço virtual e ajudou as pessoas perceberem a sua necessidade. 

Com o auxílio de um aplicativo ou plataforma em um espaço virtual e uma conexão com a internet adequada, as pessoas de qualquer lugar podem realizar login em uma conferência, assistir a um show de entretenimento, reunião, seminário e outros tipos de encontros.

Mesmo que o evento seja aberto ao público fisicamente, os convidados podem organizar uma sessão online especial para aqueles que não têm a oportunidade de comparecer. Logo, isso aumentará a participação e ajudará no crescimento do seu evento.

Atualmente, é perceptível um aumento na participação do público em eventos híbridos, visto que a maioria das pessoas que compareceu a eventos presenciais nos anos anteriores preferem evitar aglomerações.

 

3. Experiências virtuais em nova escala

Mesmo as empresas que realizaram eventos virtuais antes de janeiro de 2020 nunca experimentaram a demanda dos dias de hoje. Quaisquer que sejam as plataformas de tecnologia de eventos virtuais do período pré-pandemia, eles não passam de uma pequena parcela do que é oferecido atualmente.

Muitas organizações que trabalham com tecnologia de eventos virtuais declararam que a quantidade de solicitações de entrada aumentou muito e ainda não mostram nível de redução. Ou seja, a pandemia mudou o jeito de fazer eventos — as empresas que se adaptaram a essa realidade só têm a crescer.

Além do mais, os fornecedores em tecnologia de eventos também demonstram uma transformação nas prioridades após o surgimento da pandemia, pois os planejadores de eventos precisaram conseguir rápidas soluções tecnológicas para realizar seu evento da forma mais eficiente possível, de maneira rápida e sem contratempos.

Os clientes, por sua vez, começaram a ter novas experiências no meio virtual. É necessário ressaltar o sucesso das lives nas redes sociais, em que diversas empresas promovem eventos que eram transmitidos nas plataformas digitais. Com isso, as pessoas começaram ter uma nova experiência no meio digital.

4. Inclusão 2.0

O futuro dos eventos precisa potencializar os seus resultados e suas ações. O trabalho de realizar eventos mais diversificados e inclusivos não é fácil, mas existe um conjunto de metas rápidas que podem ser alcançadas para impulsionar as transformações sistêmicas. Os palestrantes geralmente seguem um perfil racial e social, ponto negativo para a inclusão tão necessária em tempos modernos.

Muitos eventos nunca tiveram um palestrante negro, por exemplo. Além de ser um erro do ponto de vista social, é também uma falha comercial, visto que 56% dos brasileiros se identificam como negros. Portanto, é fundamental que você esteja atento ao cenário do país em que atua para poder contribuir para o desenvolvimento e faturamento da sua marca.

É preciso dar voz para as pessoas em posição de liderança nas comunidades minoritárias a fim de explorar novos nichos e compreender melhor o potencial que esses públicos têm.

5. A nova maneira de se divertir  

Como mencionamos, os eventos virtuais apresentam uma nova forma de se divertir, sendo que não é preciso mais sair de casa para participar de um show, de um espetáculo ou de quaisquer outros eventos que aglomeram pessoas.

Essa modalidade transformou a realidade de muitas pessoas que antes não conseguiam sair de casa por inúmeros motivos que nem sempre estavam relacionados à agenda. Sendo assim, se divertir ficou muito mais fácil. Há diversas opções gratuitas sendo oferecidas e voltadas para os mais diferentes públicos. Certamente há algo que agradará ao seu gosto.

Por fim, é seguro dizer que o futuro dos eventos virtuais veio para mudar a realidade de muitas pessoas e empresas, se firmando como uma oportunidade de revolucionar o mercado. Para que o seu evento tenha o sucesso desejado, no entanto, é preciso contar com a parceria certa.

A Transformação Digital é uma empresa com a expertise necessária para auxiliar você no desenvolvimento e execução do seu evento online, contando com uma plataforma de alto desempenho, capaz de minimizar eventuais falhas e garantir o sucesso do empreendimento.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco e saber mais a respeito do assunto!

 

recursos-humanosRecursos Humanos
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos 3 Maneiras como Eventos Online aceleram a conversão de vendas
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos 7 formas de aumentar as inscrições em seus eventos online
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]