Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o novo Coronavírus como uma pandemia, em março de 2020, diferentes segmentos do mercado precisaram alterar suas rotinas e processos para se adequar às mudanças impostas por este novo cenário.

No setor de Recursos Humanos (RH), foi necessário que os profissionais reinventassem e atualizassem suas práticas para manter a corporação alinhada a uma realidade cada vez mais digital.

Entre as principais mudanças ocorridas na área estão os eventos corporativos. Aliás, eles passaram a ser promovidos de maneira totalmente online, podendo ser exibidos em tempo real ou disponibilizados como gravação.

Para tirar as suas dúvidas sobre os eventos corporativos online, preparamos este post com as principais informações sobre o assunto. Você vai entender porque essa novidade veio para ficar e como ela pode ajudar nas rotinas do RH. Acompanhe!

Eventos corporativos online: a capacidade da empresa de se reinventar 

Quando uma organização precisa enfrentar um novo desafio, a adoção de novas práticas é algo imprescindível para que ela continue a atuar no mercado. Como é o caso dos eventos corporativos online, uma vez que une os colaboradores por meio do digital e possibilita uma confraternização e troca de ideias. 

Além disso, os desafios são uma constante em qualquer setor, é impossível fugir deles. Porém, a pandemia de Coronavírus e seus inúmeros impactos pegaram muitos profissionais desprevenidos.

Nesse cenário, a capacidade do negócio de se reinventar deixou de ser apenas uma forma de se destacar frente à concorrência para se tornar uma necessidade. Afinal, se uma empresa não atualizasse seus processos em meio à imprevisibilidade da pandemia, ela deixaria de existir — o que ocorreu com diversas organizações pelo mundo, até mesmo algumas com décadas de história.

Como os reflexos da pandemia ainda devem ser sentidos pelos próximos meses — ou anos —, a capacidade de uma empresa de se reinventar constantemente se tornou uma grande vantagem competitiva. Na verdade, para atender a essa nova demanda do mercado e ter a habilidade de lidar com o universo digital, se tornou essencial.

O que significa reinventar o RH?

Na maioria das empresas, o RH geralmente é um dos setores menos digitais. No entanto, ele não pode ficar de fora do processo de modernização da empresa. Visto que a pandemia incentiva a promoção de transformações para que o setor consiga continuar no mercado.

Mas, afinal, o que significa reinventar o RH? Como já abordamos, a implantação de práticas digitais é fundamental para isso, mas a empresa também precisa adotar uma postura e uma mentalidade (mindset) condizentes com as mudanças ocorridas no mercado, tanto por parte dos gestores quanto das equipes.

Aqui, não faz sentido apenas adotar novas tecnologias se o mindset do negócio também não passar por transformações. Imagine uma organização que decidiu implantar o modelo de home office, por exemplo. Se os gestores imporem o uso de câmeras para saber o que os colaboradores estão fazendo no dia a dia, a rotina vai continuar seguindo a mesma mentalidade de antes.

Portanto, reinventar o RH trata sobre o uso de novas ferramentas que abrem novas oportunidades, mas sem deixar de lado a necessidade de promover uma verdadeira transformação cultural na organização. 

Basta observar o mercado: empresas mais bem preparadas e dispostas a mudar tendem a enfrentar menos problemas em momentos de crise.

Como promover a transformação digital no RH

Como você já deve ter percebido, utilizar a tecnologia a seu favor representa uma das práticas mais importantes para quem atua no setor de RH. Afinal, a transformação digital já chegou ao mercado e quem aderiu primeiro saiu na frente das concorrentes.

Existem diferentes formas de levar a inovação aos processos do RH, a começar pelo recrutamento de novos colaboradores, por exemplo.

Recorrendo a softwares de recrutamento, você pode aplicar testes online, automatizar a análise de currículos e fazer entrevistas por vídeo, tornando desnecessário o antigo modelo presencial de contratação.

Não podemos nos esquecer também dos eventos corporativos online, como já mencionado. Após centenas de eventos presenciais serem cancelados no país devido à pandemia, as empresas perceberam que o universo digital seria a solução para esse problema.

Dessa forma, webinares, lives e outros tipos de eventos passaram a ser promovidos pelas organizações, trazendo discussões sobre assuntos relevantes ao negócio. 

Além disso, os eventos também podem ser utilizados como forma de treinar, inspirar e conectar os colaboradores, mesmo que eles estejam em suas casas.

Quais as vantagens proporcionadas por eventos corporativos online?

A modalidade online de eventos traz diversas vantagens às empresas, principalmente para aquelas de grande porte, com um grande número de colaboradores. Conheça os principais benefícios da prática:

  • Ajuda a reduzir custos, uma vez que encontros online demandam muito menos recursos do que os presenciais;
  • Oferece a oportunidade de que colaboradores de diferentes cidades, estados ou até mesmo países possam participar;
  • Aumenta o leque de oportunidades de eventos da empresa, que pode promover encontros diversificados. Na maioria das vezes, a falta de recursos impede a promoção de muitos eventos presenciais;
  • Se o evento for aberto a todos os públicos, seu negócio vai ganhar um ponto de diferenciação, aumentando as chances de que a marca seja lembrada e reconhecida pelos clientes;
  • Auxilia o RH a conhecer melhor os colaboradores, a promover ações de clima e a reunir dados mais consistentes sobre as equipes.

Como você percebeu ao longo deste artigo, reinventar o RH é uma prática muito importante na atualidade, assim como a promoção de eventos corporativos online. 

Lembre-se de estar sempre atento aos eventos que estão sendo realizados por outras empresas e instituições, incentivando os profissionais a participarem de encontros que abordam temas que possam contribuir com seu desempenho.

Além de garantir treinamentos para o desenvolvimento pessoal das equipes e ser algo essencial para manter um time de sucesso, a promoção de eventos online contribui para que a empresa possa entregar mais valor e, consequentemente, melhores seus resultados.

A transformação digital e os eventos corporativos online já estão presentes em seu negócio? Conhece outras práticas relevantes para reinventar o RH? Deixe seu comentário e compartilhe com nossos leitores!

recursos-humanosRecursos Humanos
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing Eventos online para pequenas empresas: como se adaptar ao digital
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing Saiba como o Grupo Moura se adaptou à pandemia com os eventos online!
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]