A busca por eventos na modalidade digital já crescia mesmo antes da pandemia da Covid-19. Após esse período, muitas empresas perceberam as inúmeras vantagens de produzir atividades e reuniões nesse meio

O surgimento recursos como plataforma eventos online permitiu ampliar as possibilidades e facilitar para que até os indivíduos com menos experiência pudessem realizar todos os procedimentos necessários ao seu negócio. 

Quais são as 20 perguntas que eu preciso fazer sobre a estrutura do meu evento online? 

A criação de qualquer evento online engloba vários estágios de preparação e tende a parecer muito complexa para ser aplicada imediatamente. Por isso, contar com recurso que permita gerar um guia personalizado à sua necessidade pode contribuir no desenvolvimento de estratégias mais eficientes. Se você quer aprender a criar um bom evento online, confira as 20 perguntas indispensáveis para estruturar seu projeto! 

1. Como surgiu meu produto?

A história é que vende seu produto. Para atingir o emocional do seu público, você precisa dar um motivo para que ele deseje comprar. Por conta disso, uma bela narrativa é indispensável no início do seu projeto. Isso apresenta às pessoas o pensamento e a cultura de sua empresa. 

2. Qual público o meu evento atende?

Para ajustar aspectos como diálogo, veículos adequados de comunicação, horários de eventos e demais pontos, você precisa entender que tipo de pessoa sua empresa quer impactar. Delimite a persona e descubra a melhor abordagem para sanar suas dores.

3. Quais são as etapas do meu roteiro de desenvolvimento

Em qual esteira de produtos você guia seus consumidores? Oferece um item mais barato e posteriormente fazer uma venda maior ou será uma oferta de recorrência como uma assinatura? Responder essas questões permite compreender melhor quais as estruturas necessárias ao desenvolvimento do evento.

4. Focar apenas em altos executivos?

Aqui você deve se perguntar se o seu diálogo é destinado aos grandes líderes de negócios ou se cria uma estrutura mais abrangente para alcançar um número maior de indivíduos. 

Se optar por um diálogo mirando os executivos, há ganhos de potência em seu discurso e tornar a venda mais fácil para eles. Se realizar uma comunicação com menos enfoque, você chega a um número superior de clientes potenciais. Na decisão, basta avaliar o seu produto e qual caso pode lhe dar o maior lucro.

5. Quais são minhas referências?

Usar eventos semelhantes como referência é um bom meio de gerar confiança e credibilidade nos participantes. Isso garante aos clientes que o produto funciona e que o evento pode exercer transformações importantes. 

6. Existe alguma restrição em relação à minha solução?

O produto e serviço pode ser facilmente acessado e utilizado ou precisa de condições especiais? Quais os meios computacionais e de ingresso que você exige dos participantes? Saber essas informações permite alinhar os recursos necessários e remover possíveis limitações que sejam excludentes.

7. Qual o aporte tecnológico para sustentar meu evento?

Aqui você define se quer um projeto em alta resolução com inúmeros aparatos de imagem ou se o principal ponto do evento se refere às informações que são repassadas. Avalie entre a qualidade visual ou o conteúdo, qual o mais importante para sua persona e aposte seus recursos com base nisso. 

8. Como a plataforma se integra com outras ferramentas?

Se você usa sua própria plataforma de registros na captação de dados durante o evento, é importante que a comunicação seja simples e direta para não atrapalhar o usuário. Assim, a transição se torna mais simples e fácil de executar.

9. Existe restrição quanto ao número de participantes?

Essa pergunta é especialmente importante em projetos que tendem a atrair um volume grande de pessoas e de registros ao mesmo instante. Para esse caso, se não houver limite de participantes, pode-se contratar uma estrutura tecnológica capaz de comportar e atender a todos.

10. Posso usar apenas partes da solução?

Durante o evento há vários recursos disponíveis para realizar interação com seus convidados. Entretanto, ter muitos artifícios à disposição podem confundir os usuários e aumentar o volume de desistência. Considere utilizar apenas as ferramentas importantes para seus objetivos.

11. Quais oportunidades de patrocínio o evento oferece?

Abrir a possibilidade de patrocinadores permite que amplie a disponibilidade de itens para os participantes e consiga reduzir os custos com o evento. Empresas que têm produtos complementares aos seus são as melhores alternativas para buscar patrocínio.

12. Quais recursos posso usar para gerar engajamento?

Como meio de ampliar o engajamento você pode apostar em estratégias de interação com o público. Seja por fóruns, palestras de especialistas, debates e apresentações de autoridades. Fomentar a participação dos agentes também ajuda a contribuir para o networking do seu evento.

13. Como a plataforma integra as ferramentas populares que os participantes estão usando?

Ao integrar seu evento com ferramentas comuns aos participantes, você cria uma ponte para facilitar o acesso dos usuários. Crie links em suas redes sociais, pois assim, favorece a migração de pessoas para o seu projeto.

14. Quão intuitiva e simples de usar é a sua plataforma?

Quanto mais complexa for a plataforma, menos indivíduos vão se interessar por ela. Pense em incluir itens como botões de acesso rápido com símbolos intuitivos e simples de entender. Facilitar o uso do aplicativo retém mais participantes.

15. Eu ofereço níveis diferentes de conteúdo com base em pacotes de serviço?

A segmentação possibilita que públicos em estágios distintos de interesse tenham suas procuras supridas. Uma plataforma que permite essa diferenciação amplia o seu alcance e atende a necessidade de todos. 

16. Qual a proporção entre conteúdo gravado e ao vivo?

Você deve definir quais são suas estratégias de marketing de conteúdo e como precisam dialogar com seu público. Frequentemente, os mais jovens querem atividades ao vivo, enquanto os demais preferem recursos gravados para acessar quando desejar. Confira sua persona e estabeleça uma proporção adequada.

17. Como posso proteger meu conteúdo?

Se estiver realizando um evento pago, parte da venda se refere ao conteúdo entregue. Para respeitar os indivíduos que pagaram pelas informações, você deve assegurar a proteção dos dados. Contar com uma plataforma capaz de efetuar a autenticação de usuário, verificação de IP e rastreamento de conteúdo é indispensável.

18. Quais são as opções de preço?

Entender as opções de preço que a plataforma oferece ajuda a definir a melhor abordagem. Filtrar as alternativas de preços e adequar as suas necessidades é a estratégia mais inteligente. Se você não realizará um grande evento, não há motivos para comprar um pacote com todas as ferramentas. Avalie suas necessidades e como supri-las da melhor forma.

19. Existem opções para eventos menores ou gratuitos?

Para projetos pequenos, existe a possibilidade de buscar opções baratas e gratuitas nas plataformas de eventos online. Muitas delas oferecem recursos de grande valor e sem cobrar por isso. Realize uma pesquisa e contrate apenas o que melhora seu evento.

20. Qual tipo de suporte você oferece?

Aqui você deve estabelecer se investe em um relacionamento de longo prazo com o cliente ou não. Verifique a disponibilidade de sua empresa e seus objetivos antes de fazer promessas. Tudo que foi ofertado deve ser cumprido rigorosamente

Ao responder a essas questões você conta com plenas condições de criar toda a estrutura central do seu projeto e estabelecer as principais funcionalidades que a plataforma eventos online deve ter para atender bem ao seu evento. Avalie com cautela suas respostas e veja quais pontos precisam receber maior atenção do seu investimento. Mantenha o foco em seus objetivos e em aspectos que fazem diferença para o seu cliente. 

Gostou do texto? Então, siga nossa página nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos como esse. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

recursos-humanosRecursos Humanos
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos Criando eventos inclusivos no digital: 4 dicas que você precisa saber!
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Transformação Digital Checklist para atender às expectativas da sua audiência em um evento
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]