Pesquisa: CFOs aumentam investimento em transformação digital de olho na competitividade

Investimento em Transformação Digital

A transformação digital é bola da vez, com mais de 2/3 (69%) dos CFOs e executivos sênior de finanças planejando mais investimento em tecnologias que aumentam a eficiência do negócio.

É o que concluiu um estudo recente da Grant Thornton LLP, em parceria com a CFO Research. 304 CFOs de empresas com faturamento entre US$ 100 milhões e US$ 20 bilhões ao ano responderam à pesquisa.

41% desses líderes planejam aumentar os investimentos em mais de 10% nos próximos 12 meses. Até então, os aportes em transformação digital visavam uma melhora da performance operacional e redução de custos. Mas agora, de acordo com o estudo, o que se vê é uma vontade de ultrapassar a concorrência por meio da diferenciação

40% ainda revelam que não têm boas métricas para comprovar o ROI em investimentos de TI – na outra ponta, só 12% dos entrevistados admitiram ter um sistema efetivo para medir esse retorno.

A Transformação começa em casa

A inteligência artificial também é bem vista pelos CFOs: 20% esperam adotar alguma espécie de IA nos próximos cinco anos. Outros trends são machine learning, automação de processos via robótica e reconhecimento óptico.

Muitos ainda têm medo com relação à implementação das novidades tecnológicas. Como as empresas vão treinar seus funcionários, uma vez que a automação se tornar realidade? A maioria (52%) prefere treinar os funcionários atuais, e outros 20% dizem preferir contratar novas forças de trabalho. Já 17% preferem terceirizar essas novas funções.

Outra informação curiosa dessa pesquisa é que 9 em cada 10 CFOs admitiram que precisam de mais conhecimento em análise de dados do que têm atualmente. Esse número só mostra que a maioria se considera pouco preparada para a transformação digital.

Leia o estudo completo aqui.