Novas tecnologias na construção civil: preparem-se, engenheiros

Conheça as novas tecnologia na construção civil que estão mudando a forma como desenvolvemos projetos de engenharia

A transformação digital é uma realidade em praticamente todos os setores comerciais do mundo. Cada vez mais novas tecnologias na construção civil são implantadas com o objetivo de atender as expectativas do mercado e, principalmente, estar inserido no contexto da nova era digital.

Para os profissionais dessa área está fora de cogitação não acompanhar o crescimento e buscar adequar a sua prática às novas modalidades proporcionadas pela transformação digital.

À medida que a tecnologia muda no setor de construção, aumenta a expectativa de uma reação positiva a partir de recursos tecnológicos disponíveis no mercado, viabilizando bons resultados no setor.

Como a tecnologia está transformando a construção civil

Novas tecnologias na construção civil estão revolucionando a forma como a indústria da construção opera. Um desses desenvolvimentos é a construção de modelos de informação, ou BIM.

O BIM é o projeto ideal que agrega todas as partes envolvidas no planejamento de uma construção, disponibilizando informações sobre cada detalhe da construção, com utilidade para todos os envolvidos, desde engenheiros e arquitetos até planejadores e responsáveis pela aquisição de materiais.

O Building Information Modeling (BIM) que, em português, significa Modelagem da Informação da Construção, é um conceito bastante inovador quando o assunto é projeto para construções.

Diferentemente do desenho comum em 2D, uma simples representação planificada do que será construído, a modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos 3D, mais fáceis de analisar e mais fiéis ao produto final.

É um recurso que permite sair do planejamento do desenho de mapas partindo diretamente para a maquete. Inovação que, sem dúvida, amplia o mercado da construção civil de forma expressiva, gerando mais precisão, rapidez e segurança para a obra.

Inovações na construção civil

A transformação tecnológica tem reinventado o mundo e a forma como os seres humanos são capazes de construí-lo.

Sistemas automatizados e materiais mais resistentes contribuem para dar vida às grandes inovações na área, transformando todas as etapas do processo de engenharia e construção.

Ao oferecer recursos avançados de software, hardware e capacidade de análise, esses empreendimentos inovadores estão extinguindo muitos dos problemas que perseguiram o setor há décadas, como dificuldades em compilar e compartilhar informações do projeto.

As novas tecnologias na construção civil não poderiam acontecer em melhor momento, pois os projetos de construção estão cada vez mais complexos e caros, exigindo conhecimentos que possam melhorar custos e cronogramas sem perder a eficiência.

Realidade Aumentada aos aplicativos e drones

Realidade Aumentada (RA) surge para substituir as maquetes, viabilizando novas possibilidades para inovações na construção civil, como as projeções em 3D. Tudo é elaborado e compartilhado com clientes por meio de aplicativos.

É uma inovação que propicia benefícios para aquisição de novos clientes e a fidelização da clientela atual. Imagine fazer um passeio com o cliente no meio do escritório, mostrando etapas atuais e o futuro do projeto. A Realidade Aumentada (RA) possibilita ao cliente uma segurança maior para realizar o investimento.

As pesquisas em Realidade Aumentada são focadas na busca pelas seguintes soluções:

  • modelos de registro de imagens, virtual, real e de sincronia;
  • tecnologias que propagam essas duas modalidades de imagens;
  • uso de drones, principalmente em casos em que o terreno dificulta o acesso ou que é preciso visualizar o todo.

Estruturas mistas de aço e concreto

Décadas atrás, encontraram nas estruturas de madeira a melhor opção para inovações na construção civil. Hoje, essa mesma lógica aposta em um material mais resistente e seguro: o aço.

Essas novas tecnologias integram o sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável) e apresentam algumas vantagens, principalmente em relação aos processos mais comuns de construção, como a alvenaria:

  • estimula grande variedade de serviços;
  • não tem problemas com as condições climáticas;
  • reduz o custo total da obra;
  • diminui consideravelmente o prazo, sendo que obras de até 100m² podem levar 30 dias para serem finalizadas;
  • ameniza os riscos de acidente de trabalho;
  • por ser leve, garante mais segurança;
  • propicia uma boa qualidade de isolamento térmico e acústico.

Descoberta de novos materiais

Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) recentemente criaram um material bem mais resistente do que o aço e ainda mais leve: o grafeno, nova opção dentre as novas tecnologias na construção civil.

O uso desse novo recurso será voltado a grandes edifícios e pontes e, por ser poroso, o material tem ainda a capacidade de funcionar como filtro.

Bioconcreto

Bioconcreto

O bioconcreto é um material com capacidade de regenerar suas próprias fissuras. É como se fosse uma mágica, mas a resposta encontra-se na natureza. A superbactéria Bacillus pseudofirmus é inserida à mistura de concreto e só reage quando entra em contato com o oxigênio e a água.

Quando as fissuras do concreto começam a aparecer, as bactérias se desenvolvem, se alimentam de lactato e, por meio de reações químicas, o calcário é construído e a estrutura inicia o processo de regeneração.

Sensores vestíveis

Capacete com sensor de impacto

Jason Forsyth, Computer Engineering Ph.D. student, with a hard hat he has equipped with a personal carbon monoxide sensor to monitor individuals’ exposure.

A tecnologia vestível também está ganhando o mercado da construção civil. Nos Estados Unidos, as empresas utilizam sensores inteligentes nas roupas dos trabalhadores para obter ganhos em segurança.

Em capacetes, por exemplo, os sensores sinalizam se houver algum impacto. Os relógios de pulso controlam a temperatura corporal e evitam a exaustão térmica.

Pelos arreios, é conduzido o controle da quantidade de pessoas em uma estrutura para que seja enviado um alerta em caso de queda súbita.

As novas tecnologias na construção civil não param por aí, são inúmeras possibilidades existentes e surgem sempre novos arranjos, o que já é característica da tecnologia.

Leia também: 10 novas tecnologias na construção civil para 2017

O futuro da construção civil

Para se ter um diferencial no mercado, é preciso estar preparado para as mudanças que estão por vir.

Diante de inúmeros fatores que influenciam o ramo da construção civil, os empresários necessitam de informações que os auxiliem e ofereçam mais segurança na tomada de decisões estratégicas.

Dois fatores poderão causar impactos na construção civil nos próximos tempos: situação política e aspectos econômicos. A partir daí, panoramas diferentes podem ocorrer:

  • a possibilidade de aplicações das novas tecnologias no ramo;
  • novos arranjos para a aplicação da sustentabilidade no setor com as construções sustentáveis;
  • tendências do mercado e sua relevância para a cadeia da construção civil;
  • panorama atualizado com normas aplicáveis a esse segmento.

E aí, ajudamos você e o seu projeto? Então se aprofunde no assunto com nosso guia para a transformação digital na construção civil.