Trabalhar com vídeo marketing é uma ótima estratégia para atingir seu público e reforçar a relevância do negócio — principalmente em mundo pós-COVID-19, onde a prática será ainda mais fortalecida.

É que os meios digitais ganharam mais força com o isolamento social e as mudanças de comportamento que surgiram como consequência. Além de trazer mais destaque ao audiovisual, também houve uma demanda maior por conteúdos mais objetivos, relevantes e humanos.

Esse meio é altamente versátil, sendo capaz de se adaptar ao que a sua marca deseja comunicar. Nesse sentido, utilizar o vídeo em sua estratégia se torna mais vantajoso em um cenário em que a popularidade desse formato cresce cada vez mais.

Você costuma desenvolver esse tipo de conteúdo em sua empresa? Se ainda não o faz, esse é o momento para começar!

Por que o vídeo marketing é relevante para a estratégia de conteúdo?

O vídeo marketing sempre foi importante para as estratégias de marketing,  mas se torna ainda mais significativo agora por conta do isolamento social, já que esse formato de conteúdo está sendo mais consumido. De acordo com dados da Nielsen, houve um aumento de 60% no consumo de vídeos com a pandemia.

Desde videoaulas até transmissões ao vivo, a produção de vídeos ganhou destaque e reafirmou a relevância desse formato. Toda essa variedade demonstra a versatilidade dos formatos audiovisuais e como eles podem ser usados a favor dos objetivos de qualquer empresa.

Além disso, neste período crítico que vivemos, o vídeo reforça a importância de uma comunicação humana e clara por parte das empresas. Haverá cada vez menos espaço para aquele velho marketing que diz uma coisa, mas acaba fazendo outra. Felizmente, o vídeo pode ajudar muito nessa transição.

Números do vídeo marketing

Como meio de conteúdo digital, o vídeo é altamente popular. Segundo a pesquisa Video Viewers, o tempo gasto assistindo a vídeos na internet no Brasil cresceu 165% em 5 anos. Isso leva à conclusão que o brasileiro já consome mais esse formato de conteúdo do que a tradicional TV.

No entanto, o vídeo marketing não é relevante apenas devido à popularidade. Esse tipo de conteúdo também é capaz de direcionar bons resultados para as suas estratégias. Levantamentos do mercado já comprovaram que usar vídeo em suas landing pages aumenta as suas conversões em 86%. Além disso, o vídeo marketing é altamente eficaz se utilizado em conjunto com as redes sociais. 

Possíveis abordagens do vídeo marketing

Uma das principais características do vídeo marketing é que esse formato pode ser adaptado para o que você precisar. Um vídeo pode ser uma entrevista, uma reportagem, um institucional, um tutorial, um vlog, entre várias outras possibilidades.

Isso permite que a mídia se encaixe à proposta da sua estratégia, independentemente da área de atuação e público. Certamente haverá um formato de vídeo adequado para essa combinação.

É possível distribuir o vídeo de inúmeras maneiras, indo desde as redes sociais até o e-mail marketing. Dessa forma, é um tipo de conteúdo capaz de se adaptar aos canais que você já utiliza em sua estratégia.

Benefícios do vídeo marketing

A relevância do vídeo marketing para uma estratégia de conteúdo acontece graças aos benefícios trazidos às empresas que entendem o seu valor. Tais vantagens podem ser sentidas não só nos resultados como também na satisfação do público e na imagem da empresa.

Conheça, a seguir, alguns dos principais benefícios de trabalhar com vídeo marketing em sua estratégia de marketing de conteúdo:

  • custo de produção baixo, já que é possível produzir vídeos usando apenas recursos visuais e equipamentos do dia a dia;
  • alta versatilidade de formatos para escolher conforme a necessidade;
  • grande interesse do público em consumir vídeos, independentemente do segmento;
  • recurso decisivo para gerar mais visualizações, leads e conversões em suas ofertas;
  • potencial de emplacar espaço como resultado de buscas nos mecanismos de pesquisas;
  • estímulo ao engajamento e ao compartilhamento do conteúdo;
  • o ROI é muito positivo. Apenas com um vídeo pode-se decupar em outros menores e mesmo que tenha um custo inicial eventualmente mais alto, dependendo do formato (tipo motion), não perde sua validade e pode ser visualizado inúmeras vezes por diferentes públicos e, dessa forma, poupar investimento em outras mídias. 

Além disso, você pode utilizar os vídeos também para comunicação interna. Um exemplo, é criar um vídeo de onboarding para sua equipe de marketing e poupar horas dos gestores em treinamentos. O mesmo vale para um vídeo tutorial de uma ferramenta para cliente.

 Quais estratégias de vídeo marketing estão se destacando atualmente?

Como observamos acima, a alta versatilidade do formato de vídeo é um dos principais benefícios de trabalhar com ele. Hoje, estamos observando uma popularidade maior em torno de algumas abordagens que podem inspirar sua empresa na estratégia de conteúdo.

Veja, a seguir, alguns formatos eficazes de como usar o vídeo marketing nesse período:

Webinar

Para empresas que desejam se consolidar como autoridades em seus segmentos, a realização de webinars é uma ótima alternativa. É o uso do vídeo marketing como ferramenta que vai transmitir toda essa experiência, não exigindo grandes recursos ou gastos.

Para que um webinar seja relevante, ele precisa abordar um assunto importante para audiência e trazer um especialista capaz de desenvolvê-lo. Basta contar com uma webcam, alguns slides com conteúdo e uma boa didática para ganhar a preferência dos seus visitantes. Se você tiver dúvidas sobre o universo dos webinars, acesse o portal Tudo Sobre Webinar e conheça ainda mais sobre esse formato. 

Transmissão ao vivo (live)

As lives já eram um formato de vídeo marketing bastante eficaz antes do isolamento social, e agora estão ainda mais presentes. Elas ajudam a atrair seu público para algo altamente relevante de ser acompanhado naquele momento, com grande potencial de engajamento.

Realizar uma transmissão ao vivo em sua empresa é algo que requer um bom preparo. Você precisa de um espaço adequado, equipamentos de qualidade e uma boa conexão com a internet, para transmitir o vídeo ao vivo sem nenhum problema.

Videoaulas

De forma similar ao webinar, a videoaula tem como objetivo educar o público. Entretanto, é diferente em outros aspectos, porque se compromete a fazê-lo por meio de um currículo de ensino mais desenvolvido. É comum que videoaulas sejam múltiplas, englobando todo um curso digital.

Com o isolamento social e a impossibilidade de ir até as instituições, muitos alunos estão descobrindo os benefícios das videoaulas. Assim como a aprendizagem em sala de aula, elas precisam ser bem planejadas e contar com especialistas em sua condução.

Por poder se adaptar a vários formatos, o vídeo marketing pode se encaixar em qualquer campanha, e é uma maneira eficaz de se comunicar com o seu público usando linguagem e os meios corretos. Experimente essas possibilidades e avalie os resultados obtidos.

Se precisar de ajuda nesse processo, entre em contato com a Gummy e saiba como o vídeo marketing pode contribuir para a estratégia de conteúdo da sua empresa. E, se ainda estiver com dúvidas de como gerar resultados com vídeo marketing, baixe nosso material e aprenda a como utilizar esse formato.

Beatriz Almeida

CMO é da Gummy Conteúdo Digital. Especialista em Branding & Comunicação Estratégica, já atuou com estratégias de conteúdo de empresas como Engie, Vtex, Hostgator e LogmeIn.

marketingMarketing
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Economia Financeiro Investimento Mercado Evento gratuito mostra como investir em tempos de crise
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Futuro do Trabalho Gestão Recursos Humanos Pela diversidade, empresas devem ‘sair do armário’
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]