Quem gerencia algum empreendimento, seja ele um restaurante, um hotel, uma loja física ou até mesmo um e-commerce, muito provavelmente já ouviu falar na transformação digital. 

Ela é um fator fundamental para um negócio, independente do segmento, se tornar relevante, competitivo e atender os desejos e as necessidades dos respectivos clientes.

Entretanto, quando se fala em transformação digital, também entramos no assunto da importância de ter um site e, consequentemente, de uma hospedagem de site. Os tópicos abaixo vão mostrar o quanto um serviço de web hosting pode auxiliar na transformação digital.

Entenda o que é transformação digital

A transformação digital consiste na utilização de ferramentas digitais para gerenciar todos os processos de uma empresa. Com isso, atividades que antes eram realizadas manualmente passam a ser feitas de modo digital, com mais precisão e rendimento.

Um exemplo disso pode ser o uso de chatbots (ou atendentes virtuais) para efetuar o atendimento ao cliente. Eles podem ser úteis para viabilizar o atendimento online em horários e dias em que os atendentes humanos não podem atuar.

Outro exemplo da transformação digital é a utilização da Cloud Computing (Computação em Nuvem), que permite, por exemplo, armazenar dados e arquivos digitalmente, sem a necessidade de ocupar espaço na empresa com estantes e gavetas.

Além disso, a transformação digital também tem como vantagem otimizar a presença online de uma empresa, por meio do uso de e-mail marketing, postagem em blogs, redes sociais e a utilização de sites e landing pages. E é aí que a hospedagem de sites ganha importância.  

 

A importância da hospedagem de site na transformação digital

Ter um site é fundamental para as estratégias de Marketing de uma empresa. Um site que traz as informações básicas do negócio, como a missão, os valores e canais de contato, é a vitrine da empresa no lugar mais visitado pelos consumidores: a internet.

Sites institucionais, mas especialmente um blog para divulgar o conteúdo do seu negócio, ganham mais qualidade quando você contrata um serviço de hospedagem de sites. Isso vale muito também quando o seu empreendimento é um e-commerce.

Em se tratando de lojas virtuais, a obtenção de uma hospedagem de sites se torna uma questão de sobrevivência. Os motivos que tornam o serviço de web hosting essencial para a digitalização correta do seu negócio são vários e veremos mais sobre isso a seguir. 

Suporte de tráfego

Imagine que o seu negócio é um e-commerce, ou um blog de conteúdo que diariamente recebe vários visitantes.

Para suportar esse tráfego elevado, a hospedagem de sites entra em cena. Dependendo do plano e do tipo de hospedagem que você contratar, ela possui recursos que melhoram o desempenho do site, o mantendo sempre acessível, independente da quantidade de acessos.

Segurança Digital 

E já que falamos em lojas online, a garantia de que os dados dos clientes estarão seguros na hora da compra é um indício de bom atendimento. Os consumidores não querem arriscar comprando produtos em locais da internet que não garantam a proteção dos dados.

Nesse quesito, uma boa hospedagem de sites sempre disponibiliza certificados de segurança que, além de garantirem essa proteção, servem como um indicador de que o seu empreendimento valoriza a Experiência do Usuário.

E acredite, otimizar essa experiência é uma maneira de manter o seu negócio relevante não apenas no Google, mas também, em outros sites de busca na internet.

Recursos adicionais

Os bons planos de hospedagem de sites também trazem alguns recursos que auxiliam na transformação digital da sua empresa, como, por exemplo, contas de e-mail, plataformas de criação de sites e backups frequentes.

Como escolher uma boa hospedagem de sites

Você viu que para viabilizar a transformação digital de um negócio, o serviço de hospedagem de sites é essencial. Mas diante disso, como escolher esse serviço?

O primeiro passo é optar por uma hospedagem de site que tenha a ver com o segmento do seu negócio. Se a presença digital do seu empreendimento necessita de um site institucional, que traz apenas as informações básicas a respeito do negócio, então a hospedagem ideal é a compartilhada.

Por outro lado, para empreendimentos como lojas virtuais e sites de conteúdo que contam com vários acessos, vale investir um pouco mais e optar por uma hospedagem Cloud ou um servidor VPS.

Além disso, sempre que escolher um serviço de hospedagem de sites, avalie critérios como o Uptime, a presença de protocolos de segurança e o suporte ao cliente da empresa que disponibiliza o serviço.

A transformação digital é a solução para as empresas

E sem uma boa hospedagem de site, não há como viabilizar uma digitalização adequada. Por isso, vale conhecer o trabalho da Hostinger.

A empresa de web hosting tem uma vasta experiência nesse segmento e ainda conta com excelentes avaliações em sites como o Reclame Aqui e o Google My Business.

Por isso, saiba que a hospedagem de sites é só o começo para transformar o seu negócio nessa era cada vez mais digital. 

Georjes J. Bruel

Head of Content no TD - TransformacaoDigital.com

marketingMarketing
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Investimento 10 Motivos para investir em fundos quantitativos
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing Importância da automação da comunicação na experiência do consumidor
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]