Não se engane com a imagem que muitas agências de marketing passam, pois embora sejam formadas, em geral, por equipes jovens e modernas, cheios de elementos criativos — e que apresentam soluções milagrosas para os clientes —, essas empresas também enfrentam os desafios de uma gestão.
Isso envolve uma série de contratempos não apenas particulares do setor, como também outros bem abrangentes e presentes em qualquer negócio. Um desafio dos mais comuns é conseguir melhorar o desempenho da empresa sem sobrecarregar a equipe. Felizmente, várias técnicas e metodologias já surgiram para lidar com esses problemas.
Dentre elas, a gamificação na gestão de tarefas em agência é um dos caminhos mais eficazes.
Certamente, em algum momento, você já ouviu falar do uso da gamificação na rotina de algumas empresas. Aliás, alguns ainda pensam que essa técnica envolve somente o uso de jogos eletrônicos ou de tabuleiro, entretanto ela pode ser um bom recurso para administrar os processos dentro da sua agência.
Nesse sentido, depois que você entender melhor sua importância, vai ficar bem claro o porquê de adotá-la. Para te ajudar a compreender o papel da gamificação na gestão de tarefas em agência, vamos explicar quais suas vantagens e como ela pode ser colocada em prática. Acompanhe!
Por que aderir a gamificação na gestão de tarefas em agência?
De forma bem simples, gamificar é utilizar a estrutura e os recursos dos jogos para melhorar o desempenho da empresa. Pode parecer algo contra intuitivo, já que eles são formas bem famosas de entretenimento e distração. Porém, há bem mais lógica nisso do que muitos imaginam.
Além de ser algo revigorante que consegue prender sua atenção, todos se esforçam mais para atingir o objetivo final.
Assim como os jogos, que possuem uma série de recursos que levam cada jogador a adotar um comportamento específico, essa metodologia auxilia os colaboradores em processos de proatividade, planejamento cuidadoso e outras demandas.
Em outras palavras, se você souber como aplicar seus princípios, a gamificação na gestão de tarefas em agência pode trazer vários benefícios competitivos.
E quais são seus benefícios?
A técnica de gamificação tem um alto potencial na gestão de tarefas da equipe e traz excelentes resultados para as agências.
Mas agora você deve estar se perguntando quais são todas essas vantagens que nós tanto falamos. Bem, separamos aqui algumas das principais para você conhecer. Confira.
Melhorar o engajamento da equipe
Como já mencionamos, jogos bem feitos tendem a prender facilmente a atenção dos jogadores. Isso se deve a uma série de fatores, incluindo questões como:
- recompensas;
- desafios;
- narrativa;
- objetivos;
- regras bem esclarecidas etc.
Ao aplicar estes aspectos à rotina do seu próprio negócio, você vai notar uma mudança clara no nível de engajamento da sua equipe durante cada tarefa.
Reduzir o estresse no dia a dia
Boa parte da frustração e do estresse no cotidiano de muitos profissionais advém de atividades mal executadas, problemas de planejamento e da falta de tangibilidade de alguns resultados. E quanto menor é o engajamento, maior será o estresse.
Ao utilizar técnicas de gamificação, você também contribui para minimizar essa pressão e tornar as tarefas do dia a dia um pouco mais gratificantes.
Otimizar a produtividade
Por fim, mas não menos importante, com a aplicação de alguns princípios bem simples da gamificação, como criação de metas claras, você já vai notar uma diferença enorme no desempenho da equipe no cotidiano.
Isso tudo sem exigir mais recursos e sem prejudicar a saúde psicológica dos profissionais.
De qual forma é possível usar a gamificação na gestão de tarefas em agência?
Agora que você entende melhor o papel da gamificação, é hora de ver como ela pode ser colocada em prática. Preparamos alguns passos que auxiliam na adoção dessa técnica em sua agência. Veja a seguir.
Escolha um software de gamificação
Independente de qual seja o método específico escolhido para promover a gamificação, é importante ter um software de gestão que dê suporte a isso.
O principal motivo é que, para implementar corretamente essa metodologia, você precisa acompanhar vários indicadores separadamente para cada colaborador. Sendo assim, ter um software de apoio é praticamente fundamental para acompanhar tudo de forma eficiente.
Estabeleça os critérios de avaliação da sua equipe
Com um sistema já adotado, o próximo passo é escolher quais serão as variáveis e indicadores de performance que você vai adotar em suas análises. Estes são critérios quantitativos ou qualitativos que você usa para medir o progresso da sua equipe e do seu nível de sucesso.
Dessa forma, você pode afirmar com maior segurança os efeitos positivos da gamificação.
Defina objetivos claros
Falando nisso, para que haja sucesso, é necessário que haja também um objetivo bem esclarecido. Esse é um dos principais aspectos da gamificação na gestão de tarefas em agência.
Quando cada colaborador possui uma meta bem clara à sua frente, que possa ser cumprida em tempo hábil, é bem mais fácil manter o engajamento e cumprir metas mais elevadas.
Equilibre desafios e recompensas
Assim como os objetivos, há dois outros componentes essenciais de um bom jogo: uma combinação de desafios e recompensas.
Os desafios fazem com que o sucesso seja mais valorizado, enquanto as recompensas aumentam a motivação e satisfação dentro do negócio. O importante é encontrar um equilíbrio. Recompensas demais tendem a perder o valor, enquanto dificuldades demais geram frustração e exaustão.
Incentive o trabalho em equipe
Um aspecto de muitos jogos, o qual também se aplica a qualquer ambiente laboral, é o trabalho em equipe.
Ao combinar jogadores/profissionais com diferentes funções e competências para alcançar um objetivo comum, é possível atingir metas bem mais elevadas. Com um conjunto de regras bem definido e trabalho em equipe, é possível promover um crescimento escalável de produtividade.
Envolva seus colaboradores e gestores na integração
Desde o primeiro momento de planejamento até a sua manutenção, a gamificação na gestão de tarefas em agência deve envolver a sua equipe.
É necessário ter o feedback dos colaboradores, por menor que seja, para evitar conteúdos com erros e facilitar a transição no cotidiano.
Reconheça as exceções
Por fim, é sempre bom lembrar que, independente de sua eficácia, a gamificação não terá 100% de sucesso. Isso se dá, ao que algumas pessoas não se dão bem com esses princípios e podem ser colocadas em um regime diferenciado, onde são mais eficientes.
Agora você entende melhor como funciona a gamificação na gestão de tarefas em agência, por que não colocar esse conhecimento em prática? Esse é apenas o primeiro passo na modernização do seu negócio.
Quer ver mais um exemplo da aplicação dessa técnica? Então confira este artigo comentando sobre a ferramenta de gamificação utilizada pela Amazon.