O Instagram é uma das ferramentas mais rápidas para alcançar clientes em potencial. Atualmente, a rede social conta com mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente e mais de 1 bilhão de contas ativas no total. Diante dos resultados, a publicidade no Instagram tem ganhado ainda mais relevância para os anunciantes, o que é uma excelente oportunidade de monetização do tráfego para o Facebook, dono da plataforma. À medida que a tecnologia evolui na abordagem voltada para o visual, os usuários da rede social desejam obter o máximo de informações possível em menos tempo. Esse comportamento tem exigido que as empresas adequem seus conteúdos, buscando formas de despertar a atenção do público e engajá-los às marcas.

Para auxiliar as empresas interessadas em investir no Instagram, especialistas de todo o mundo vêm dando dicas fundamentais para que as marcas obtenham os melhores resultados. Confira quatro delas.

1. Invista em qualidade e em conteúdos relevantes

Compradores em potencial não estão procurando por fotos bonitas de produtos. Para prender a atenção dos usuários, os conteúdos devem despertar seu interesse, oferecendo uma experiência única. Para isso, devem ser criadas publicações de alta qualidade em diferentes formatos, incluindo imagens, vídeos e apresentações de slides. Pensando que criar conteúdo de qualidade não é uma tarefa simples, é melhor criar menos publicações, mas que sejam interessantes, do que publicações que não causem envolvimento do público.

2. Entenda seu público

Apesar de parecer óbvio, entender o público é primordial para alcançar resultados positivos no Instagram. As empresas precisam traças objetivos estratégicos se concentrando em conquistar um público-alvo realmente interessado nos produtos/serviços oferecidos. Não basta ter milhares de seguidores que não se envolvam com a marca. A audiência deve ter qualidade.

Felizmente, há algumas ferramentas bastante úteis para ajudar a descobrir qual o público ideal. O Google Analytics, por exemplo, coleta dados sobre uma empresa e os divide em categorias. Assim, as companhias podem aprender mais sobre dados demográficos, interesses e comportamentos online dos visitantes dos sites. Essas informações podem ser valiosas para segmentar o público em diferentes plataformas de publicidade.

3. Conte histórias envolventes

O ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” é a melhor diretriz para boas práticas no Instagram, podendo servir de base para as estratégias de atuação na plataforma. A rede social, essencialmente visual, permite que as empresas contem histórias que criem conexão com o público em nível emocional. Por isso, não basta forçar imagens de produtos aos usuários. Criar formas com narrativas impactantes, que contem a história das marcas pode ser uma boa pedida.

4. Mantenha a personalidade da marca ativa em todos os conteúdos publicados

Uma das melhores práticas para criar engajamento é fazer a marca se tornar única, e não mais uma empresa vendendo no Instagram. Para isso, é essencial que a marca tenha personalidade para que o público entenda o que a empresa representa e possa identificar seus conteúdos de forma simples.

Seguindo essas práticas, as empresas darão vida à marca, facilitando o processo de identificação do público e, consequentemente, criando engajamento com os usuários certos. Descobrir quem são os seguidores, o que eles gostam de ver e dar forma centrando os esforços neles são conselhos poderosos para quem quer se destacar e produzir conteúdos originais e aumentar as vendas.

agenciasAgências
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Financeiro Criptojacking: O que é e por que a sua empresa deve se preocupar?
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Vendas Como montar um plano de comissão de vendas SaaS em 5 passos
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]