As medidas de isolamento social provocadas pela pandemia de coronavírus desafiaram os setores de RH, especialmente aqueles envolvidos com a organização de eventos. Executar um evento corporativo online demanda uma mudança de paradigma dentro da organização.

É fundamental que os colaboradores responsáveis por esses encontros comecem a se perguntar o que realmente faz sentido: os funcionários anseiam por treinamentos ou convenções de vendas online? Eles se envolvem com o conteúdo do evento e o aplicam em suas rotinas de trabalho?

Para ajudá-lo a ter êxito na preparação de um evento corporativo online, pensamos nesse conteúdo. A seguir, elencamos o que não fazer e, em seguida, listamos 5 motivos sobre o porquê os colaboradores costumam amar eventos internos online. Você pode usá-los em sua estratégia. Continue a leitura.

O que não fazer em um evento corporativo online

Sabemos que evento corporativo online ainda são novidade para muitas organizações. Por isso, é natural incorrer em alguns erros. 

No entanto, se você deseja que sua equipe se torne cada dia mais engajada nos eventos que organiza, é importante saber que algumas atitudes vão afastar seus colaboradores. Veja quais:

  • usar muito texto: isso vale para apresentações, workshops, treinamentos; prefira desenvolver conteúdo ao vivo e deixe o texto para materiais de apoio, como pdfs complementares;
  • fazer do evento uma “punição”: especialmente se o evento online for um treinamento, os colaboradores podem associar a realização do evento a algum tipo de punição (por não estarem atingindo metas ou alcançando determinados resultados, por exempl); para evitar esse tipo de reação, sempre lembre de acrescentar uma parcela de entretenimento ao evento corporativo;
  • trazer conteúdos irrelevantes: garanta que seu evento online realmente agrega conteúdos que os colaboradores ainda não conhecem; do contrário, eles perderão interesse muito rápido;
  • não respeitar o horário: não é porque seus funcionários estão em um evento online que eles devem se privar de outros compromissos pessoais ou familiares; crie um horário para o evento e siga à risca;

Agora, vamos ver os motivos pelos quais os colaboradores adoram eventos corporativos online.

1. Acesso irrestrito

Os funcionários adoram o fato de poderem acessar um evento corporativo online em qualquer lugar, a qualquer hora. Mesmo que o evento siga um horário, é possível deixá-lo registrado em plataformas de streaming para que os colaboradores possam acessá-lo novamente.

Portanto, antes de projetar seu evento corporativo online, você precisa pensar em como deseja que seus funcionários tenham acesso, para evitar problemas de compatibilidade entre os equipamentos e a mídia disponibilizada.

2. Adaptabilidade

Um evento corporativo online permite que colaboradores com diferentes níveis de adaptabilidade ao ambiente virtual possam se conectar. Isso é especialmente valioso quando falamos em treinamentos online. 

Isso porque, colaboradores adoram o fato de não precisarem acompanhar os colegas ou serem retidos por aqueles que podem estar progredindo mais lentamente. Os cursos de treinamento on-line permitem que eles se movimentem em seu próprio ritmo, para que tenham o máximo de sua experiência de treinamento individual.

Isso também lhes dá a oportunidade de absorver informações e conjuntos de habilidades de maneira adequada antes de passar para o próximo módulo de treinamento online. 

Por exemplo, se um funcionário considera um módulo de treinamento online mais desafiador do que os outros funcionários, ele tem a chance de dedicar mais tempo para explorar esse módulo de treinamento online específico antes de avançar.

3. Conveniência

O que os colaboradores adoram em um evento corporativo online é ser conveniente e fácil de usar. Os eventos devem ser razoavelmente fáceis de acessar, navegar e sair de salas de workshops, networking, entre outras. 

Com o clique de um botão, os funcionários que desejam se aprofundar em um assunto, assistir a um vídeo que explora um tema complicado ou se envolver em uma apresentação pela qual ficaram entusiasmados podem fazê-lo.

Ou seja, os eventos corporativos online devem tornar mais simples e direto para os funcionários expandirem sua base de conhecimento e aprimorar suas habilidades. No entanto, isso não quer dizer que devem ser tediosos ou fáceis demais. 

Ao contrário, devem ser desafiadores o suficiente para envolver os funcionários. Além de exigentes, para que você não corra o risco de entediá-los. Isso permitirá que eles obtenham valor real de seu evento corporativo online. 

4. Interatividade e imersão

Os eventos corporativos online devem ser interativos e permitir uma imersão completa. Cenários, tarefas interativas com outros participantes, chats com palestrantes, redes de networking e exercícios simulados de rodadas de negócios, por exemplo, podem criar experiências que atraem os funcionários e os fazem sentir que são uma parte essencial da experiência geral do evento.

É fundamental investir em tecnologia que comporte as tecnologias de interatividade e imersão selecionadas. Do contrário, o que era para ser atrativo pode acabar se tornando uma fonte de problemas no seu evento. 

Certifique-se de que os fornecedores contratados estão entregando exatamente o serviço de que você precisa para garantir a conexão de internet.

5. Conexão entre colaboradores

Em qualquer evento corporativo, você está se conectando emocionalmente ao seu público de uma maneira profunda, o que pode ser bastante atrativo para os colaboradores. Ao desenvolver sua estratégia para o evento, você deve se concentrar em estimular uma conexão emocional entre os funcionários e o assunto em questão, seja qual for ele. 

Dessa forma, os colaboradores podem simpatizar com os palestrantes e participantes que de fato transmitem informações importantes. Além disso, podem participar de workshops que os ajudem a desenvolver habilidades e ampliar seu escopo de conhecimento.

A criação de experiências de eventos corporativos centradas nas emoções é de grande importância, pois dão aos funcionários a chance de se relacionar com o tema tratado. Torna-se pessoal e relevante, o que não apenas aumenta a motivação e o entusiasmo, mas os ajuda a alcançar seus objetivos.

O planejamento e a execução de um evento corporativo online demanda que as equipes estejam alinhadas com esse novo momento da organização. Não se trata apenas de “transferir” o que era realizado presencialmente para um formato digital. É preciso executar estratégias que, de fato, sejam pensadas digitalmente desde o primeiro momento.

Quer ter acesso a outros conteúdos sobre eventos corporativos e transformação digital? Acesse o nosso blog!

marketingMarketing
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing 7 ideias para promover patrocinadores em seus eventos online
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing Patrocínio para eventos online: como gerar valor?
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]