Especialmente devido à pandemia, as pessoas têm se voltado cada vez mais para o ambiente online. Reuniões de empresa, encontros de amigos e trabalho remoto já se tornaram uma realidade. Com eles, os eventos também passaram a ser virtuais, e começamos a observar uma grande participação de público nessa modalidade. Dessa forma, hoje, existe uma grande importância de eventos para o marketing. 

Mais do que uma adaptação, eles podem ser a chave para melhorar uma estratégia de marketing empresarial, trazendo diversas oportunidades para você, inclusive no faturamento. 

Neste artigo, confira como produzir eventos online faz a diferença para o seu marketing. Além disso, veja também os dois objetivos alcançados com essa estratégia e como definir um evento a partir de 3 fatores fundamentais. Boa leitura! 

Importância de eventos para o marketing e seus benefícios para empresas 

Produzir eventos online tornou-se necessário devido à pandemia. Porém, essa já não é mais uma solução paliativa. Pelo contrário, os eventos online chegaram para ficar. 

Para quem é relutante ao online, é preciso entender que a importância de eventos para o marketing é real. Ou seja, eles oferecem benefícios e podem fazer toda a diferença na estratégia de sua empresa, devido a alguns fatores fundamentais, como: 

  • tornam a sua marca mais conhecida e valiosa; 
  • atraem públicos de outras localidades; 
  • facilitam a comunicação entre empresa e cliente; 
  • conseguem promover a interação do cliente e um maior engajamento; 
  • possibilitam a oferta de produtos e serviços exclusivos para quem participa; 
  • criam uma comunidade de consumidores, que podem “vivenciar” a marca
  • consolidam a empresa em seu mercado;
  • têm alto impacto no faturamento. 

Eventos online: duas formas de aumentar a receita da sua empresa 

A importância de eventos para o marketing está, principalmente, relacionada ao faturamento. Afinal, essa é uma das principais finalidades de uma empresa: vender mais e aumentar os seus lucros.  

Dessa forma, esse objetivo é alcançado na produção de eventos, por meio de duas maneiras. Veja a seguir! 

  1. Ticket Médio 

Além de promover o engajamento de clientes atuais, os eventos fazem diferença em captar e converter novos leads. Assim, com uma maior taxa de retenção por parte dos consumidores e um consumo maior e mais rápido, ocorre um aumento do ticket médio no período do ciclo de vendas. 

  1. Oportunidades 

Os eventos podem reunir muitas pessoas e oferecer grande chance de encontrar potenciais clientes. Aliás, isso pode ocorrer de forma significativa, já que, para o online, não há fronteiras. Consequentemente, seu time tem mais oportunidades para vender. 

Principais fatores para você criar o evento perfeito 

Como você viu, a importância de eventos para o marketing é grande. Mas de nada adianta criar vários eventos, se eles não tiverem o foco certo. Por isso, para desenvolver o evento ideal, você precisa de um conceito. 

Por meio dele, você pode tomar decisões elementares, como o tipo de evento que traz mais faturamento. Portanto, para descobrir isso, é imprescindível guiar-se por três fatores fundamentais. 

  1. Inovação do produto 

É primordial entender qual é a inovação de seu produto ou serviço. Assim, é mais fácil prever os pontos nos quais você deve focar durante o evento. Por exemplo, vamos tomar o caso de uma casa de shows online, que está fechada devido à pandemia.

Para seu evento online, ela quer lançar o primeiro show de um novo cantor. Porém, ele não é conhecido nem tem muitos seguidores em redes sociais. Dessa forma, apesar do elemento inovador, será necessário um bom marketing prévio, para atrair pessoas interessadas.  

Já, se essa casa de shows decide contratar alguém consolidado na música, não existe novidade, pois todos já o conhecem. Porém, há o fator popularidade e relacionamento. Ou seja, naturalmente, esse evento atrairá os fãs.  

Dessa forma, eles poderão ser novos consumidores do local, quando a casa de shows reabrir, ou consumir outros eventos online, passando a reconhecer aquele local e suas produções pela qualidade. 

  1. Modelo de negócio 

Compreender seu modelo de negócio é fundamental para descobrir o que o público quer. Por exemplo, quando se trata de empresas e clientes finais, pode haver nichos e exigências diferentes. Por isso, é necessário focar em experiências válidas e atrativas, com destaque para produtos. 

Já no mundo B2B, quem participa de eventos pode estar ali para encontrar oportunidades de negócios. Desse modo, um evento mais compacto, com foco definido e momentos de networking, pode ser bem mais valorizado. 

  1. Penetração de mercado 

Por fim, o posicionamento da sua empresa dentro de seu mercado é outro fator a ser pensado. Se você já tem uma grande presença e consolidação, os eventos podem focar em retenção e aumento do ticket médio. Assim, você explora outros aspectos, trabalhando bem mais o relacionamento. 

Já, se você está começando e precisa tornar seu produto ou serviço conhecido, deve focar os eventos em mostrar o que você tem a oferecer, conquistar seus clientes, além de trabalhar, também, o relacionamento com eles. 

Narrativa envolvente: como ela faz toda a diferença em seu evento 

Conseguir que seu evento seja marcante para o público não só ajuda a estabelecer sua empresa, mas também propicia que ele torne a participar, reconhecendo o seu valor. Além disso, e mais importante, ao valorizar a ação e a sua marca, esse consumidor pode tornar-se representante dela para outros

Para que isso aconteça, mais do que reconhecer a importância de eventos para o marketing, você precisa criar cada um com todo o cuidado. Ou seja, precisa considerar cada evento como único e com sua própria narrativa. 

Isso significa tornar cada parte especial, mas resultando em um todo interligado. Dessa forma, ao relembrá-lo, seu público não só pensará que “a palestra foi boa”, mas, também, que “o evento x foi excelente e voltarei a participar”.  

Para isso, é preciso envolver o público e deixá-lo participar. Ao contrário de apenas entregar conteúdos, ele deve sentir-se parte de toda aquela experiência incrível. Ou seja: despertar emoções, reconhecer o porquê está ali e não desejar sair.

Você pode usar algumas técnicas do próprio storytelling para tornar seu evento especial. Da seguinte forma: 

  • comece a história antes do início principal, preparando o público para o que está por vir; 
  • contextualize a audiência no evento, por meio de informações e apresentações; 
  • considere todos os que fazem parte do evento, como personagens de sua história, e apresente-os ao público, fazendo-os identificarem-se com essas pessoas;
  • use circunstâncias de segmentação, para que a pessoa seja levada por momentos de relaxamento e euforia, sentindo o ritmo do evento e aguardando o próximo grande evento; 
  • conclua o evento de forma adequada, para que o público saiba que foi encerrado e passe a refletir tudo o que viveu. 

Conclusão

Como você viu, a importância de eventos para o marketing é imensa! Mais do que uma solução passageira para a pandemia, eles se tornaram parte fundamental de uma estratégia empresarial, podendo trazer muitos benefícios. 

Por isso, além de criar bons eventos, é fundamental que você também acompanhe seus resultados. Assim, saberá se está no caminho certo e se eles estão funcionando para o faturamento de sua empresa. 

Quer receber mais conteúdos como este? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade da Transformação Digital! 

Equipe TD

Conectamos pessoas e empresas à Transformação Digital para simplificar e democratizar o futuro.

Insights de resultados por meio do Social Listening
6 motivos para você acreditar de vez que eventos online nunca mais irão embora