O mercado de aluguel está com expectativa alta para este ano. Apesar de o setor ter enfrentado uma grande queda nos últimos anos, devido à crise econômica, a projeção para 2020 é positiva

Além disso, o público mais jovem também está buscando alternativas de investimentos no setor. De acordo com pesquisas, 8 a cada 10 millennials preferem morar de aluguel do que comprar uma casa. Dados como esse demonstram o quanto o mercado de aluguel tende a crescer nos próximos anos, e vêm aumentado a atenção das imobiliárias e dos grandes investidores.

Neste post, além de mostrarmos o panorama do mercado de aluguel e como é importante se digitalizar para acompanhar sua evolução, também vamos citar alguns aplicativos de locação que têm sido usados tanto pelo público como pelas imobiliárias. Boa leitura!

Mercado de aluguel em 2020

Desde os ano anteriores, o mercado de aluguel tem se encaminhando para uma evolução recorrente. Além da queda da taxa de juros (Selic) e do otimismo do crescimento econômico nos próximos anos, o Brasil tem passado por uma recuperação dos níveis de emprego, aumentando a renda da população e abrindo caminho para um maior investimento no mercado imobiliário.

De acordo com Leonardo Matos, diretor do Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), uma vez que a comercialização de imóveis está em alta, o mercado de aluguel também é beneficiado. O principal motivo disso são os juros baixos, fazendo com que a rentabilidade aumente e o investimento em imóveis volte a valer a pena, em comparação com outras opções financeiras.

Em outras palavras, para quem estava esperando o mercado melhorar para investir em imóveis, na verdade o momento é agora. As locações de casas e apartamentos só tendem a crescer. Sendo assim, os investidores do setor podem se beneficiar com o mercado de aluguel.

A tecnologia também tem um papel importante na mudança do setor. Segundo o relatório de 2017 da National Association of Realtors (NAR), atualmente, 99% das pessoas da geração Y realizam pesquisas pela internet para descobrir informações sobre compra e locação de imóveis.

O levantamento também mostra que as pessoas da geração do milênio têm duas vezes mais probabilidade de utilizar dispositivos móveis para buscar informações, quando comparado a gerações anteriores.

Por causa disso, a abordagem das imobiliárias e dos corretores mudou completamente. Se antigamente o agente imobiliário era o centro das informações sobre imóveis, hoje seu papel está relacionado à etapa de negociação, aplicação de estratégias de marketing e ao acompanhamento do processo de venda, até que o contrato seja assinado.

Muitas empresas já começaram a notar essa mudança no cenário e, atualmente, já estão inserindo novas tecnologias para auxiliar os clientes no processo de busca de imóveis. Veja algumas a seguir:

Ayla

A Ayla é um robô que acompanha toda a jornada de compra do lead. Além de auxiliar na escolha e recomendação de imóveis, ela tem um papel fundamental no agendamento de visitas, na análise de crédito e no fechamento. 

A tecnologia ajuda os clientes a encontrarem opções de acordo com suas preferências e que caibam no orçamento, sendo uma excelente aliada durante a locação de imóveis.

Woliver

A Woliver criou uma ferramenta que ajuda as imobiliárias a se adaptarem à transformação digital de forma prática. Com o objetivo de facilitar a locação de imóveis, a plataforma auxilia no agendamento de visitas de imóveis, na análise de crédito, na assinatura de contratos, entre outros. 

No geral, a ferramenta torna o processo de digitalização muito mais simples, além de melhorar a experiência do consumidor.

Housi

A Housi é uma plataforma de moradia any stay que facilita o processo de locação de imóveis tanto para proprietários como para inquilinos. Investidores que desejam colocar seus imóveis para locação podem contar com a empresa para divulgar e ainda receber uma série de vantagens. Já as pessoas que precisam de um imóvel são beneficiadas com um aluguel rápido e personalizado.

Aplicativos de aluguel no mercado

Conforme já foi citado, o público está optando cada vez mais por pesquisar imóveis pela internet. Nesse sentido, vários aplicativos têm sido criados para entregar respostas rápidas para o consumidor e oferecer as melhores opções de locação do mercado.

Com objetivo de facilitar a vida do usuário, as plataformas de imóveis recomendam as melhores ofertas a partir de um sistema de filtragem que conta com:

  • análise de preços;
  • quantidade de quartos desejado;
  • endereço desejado;
  • metragem quadrada da locação.

Depois de filtrar as ofertas, o comprador tem a oportunidade de comparar as locações e visitar as que mais interessarem. Para ficar mais atualizado sobre os apps de aluguel mais utilizados no mercado, confira, a seguir, alguns deles.

Mercado Livre

O Mercado Livre oferece um aplicativo que auxilia na busca por imóveis para alugar. A partir de um sistema de filtragem, os interessados podem colocar as características que gostariam em uma locação quantidade de quartos, bairro, piscina etc. e analisar opções personalizadas. Por meio da plataforma, também é possível encontrar imóveis temporários para passar as férias.

Airbnb

O Airbnb é famoso por ser um aplicativo de aluguel de casas ou apartamentos para a temporada. A plataforma oferece hospedagens para todos os gostos com o preço muito acessível em comparação aos hotéis.

O acesso ao aplicativo é bastante simples. Basta se cadastrar e, em seguida, selecionar o destino e as preferências de acomodação.

Zap Aluguel

O ZAP Aluguel é uma opção favorável para quem deseja alugar com praticidade. Assim como outros aplicativos citados, a plataforma também oferece um sistema de filtragem para escolher uma acomodação de acordo com o perfil do cliente. Além disso, também é possível visualizar todos os imóveis disponíveis em uma determinada região, bastando conferi-los no mapa da plataforma.

Moving Imóveis

Com objetivo de facilitar a busca por locações, o Moving Imóveis faz uma busca por casas, apartamentos e kitnets na localização desejada. Para utilizar o aplicativo, basta inserir suas preferências no buscador. Vale ressaltar que a plataforma também oferece ferramentas para imobiliárias e corretores.

A concorrência dos aplicativos de aluguel

Muitas imobiliárias enxergam os aplicativos de locação como uma concorrência inalcançável, já que boa parte do público tem optado por alugar direto por eles.

No entanto, a melhor forma de se sobressair no mercado atual de aluguéis é se digitalizar e aliar-se a aplicativos. Ao passo que, eles não apenas divulgam os imóveis das empresas, como também oferecem diversas vantagens atrativas para seus clientes e diminuem o custo de operação na imobiliária.

Gostou de aprender sobre o panorama do mercado de aluguel? Aproveite para acessar o site do Bloco e conferir mais soluções inovadoras para sua imobiliária!

Eduardo Barbosa

Profissional com mais de 25 anos de experiência em finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Como CEO da Brognoli Negócios Imobiliários desenvolve trabalhos com forte impacto no segmento imobiliário, atuando com foco em processos de transformação digital e crescimento acelerado. Nos últimos anos, Eduardo também tem ajudado novos empreendedores com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade destas. Tem uma intensa e longa experiência como professor na área de mercado de capitais e Economia Comportamental.

imobiliariasImobiliárias
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Imobiliárias Como as imobiliárias podem reinventar-se no mercado competitivo
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos Como pequenas empresas podem oferecer grandes benefícios e atrair melhores talentos
ABOUT THE SPONSORS
Bloco

O Bloco é uma iniciativa da Brognoli para a inovação do Mercado Imobiliário. O Bloco nasceu com o objetivo de auxiliar empresas do setor imobiliário a desenharem novas propostas de valor e experiências positivas para os consumidores por meio de conexões entre o ecossistema de inovação.

[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]