O cliente chega na agência, os ânimos estão alterados, olhares ansiosos espreitam sua chegada. A mesa de reunião posta, água e café prontos, todos bem arrumados se dão as mãos e sorriem. Tempo vai e tempo vem a reunião termina e a aquela ideia maravilhosa recebe um imenso e sonoro: NÃO!

Times Multidisciplinares

Essa cena lhe parece familiar? Quantas vezes isso já aconteceu? Quantas refações não foram necessárias? E quando você perde a concorrência?

Pois é, lidar com a recusa não é fácil, mas este texto não fala sobre isso, este texto fala como evitar que essa cena se repita. E não, as ideias aqui contidas não são “balas de prata”, são apenas considerações feitas com base no trabalho de diversas equipes.

Mais que diacho é isso de multidisciplinar?

Não se engane, times multidisciplinares não significa cada um no seu canto fazendo o seu, pelo contrário, significa trabalho em equipe, todos focados num objetivo em comum e dedicados a resolvê-lo da melhor forma possível.

E não, redator e Diretor de Arte trabalhando juntos não caracteriza multidisciplinaridade, tá bom? Então tá bom!

Times Multidisciplinares

Times multidisciplinares são compostos de profissionais com habilidades específicas e complementares. São equipes de alta performance e o caminho mais curto para a inovação.

Como gerenciar esse tanto de gente diferentona?

Sem dúvida nenhuma administrar talentos específicos é mais fácil, mas isso não significa que o contrário é impossível. É preciso ter em mente que a horizontalidade, nesse caso, é sua grande aliada.

Seu trabalho como gerente é garantir que o fluxo de trabalho seja constante e os deadlines sejam respeitados, se você limpar bem o campo, você poderá assistir seu time jogando fluidamente, tipo o Bernadinho do vôlei, sabe? Mas sem os gritos, por favor.

Para garantir que sua equipe esteja focada é necessário ter um objetivo claro, ou seja, todos os integrantes precisam saber para onde estão indo. Só assim eles poderão concluir suas tarefas com a certeza de que estão no rumo certo.

Por isso, não monopolize a informação. Quanto mais informados, mais preparados e mais integrados os membros da equipe ficam.

Times Multidisciplinares

Existem outras metodologias de gestão que podem ser aplicadas para melhorar o desempenho da sua equipe, são as metodologias ágeis. Entre as mais usadas estão Scrum, Kanban e Lean. Quando bem utilizadas, e adaptadas para a realidade de cada time, podem ser grandes ferramentas para alcançar seu objetivo.

Além disso, é necessário garantir um feedback constante. Dessa forma você mantém os integrantes engajados e garante que problemas menores sejam resolvidos de forma rápida.

Falando em ferramentas, existem diversas que podem ajudar a manter essa galera focada e bem comunicada, você pode saber mais aqui.

Quais benefícios desse formato?

Além de garantir uma produção mais redonda e diminuir as rotinas de aprovação e negociação, existem outros inúmeros benefícios para times multidisciplinares

  • Engajamento da equipe para com o projeto
  • Visão do trabalho do outro
  • Empatia Profissional
  • Aumento do potencial criativo
  • Agilidade na entrega e manutenção do projeto
  • Maior entendimento do cenário
  • Melhora na comunicação entre setores
  • Diminuição nos erros de produção

E não para por aí não, tá? Olha aqui.

Times Multidisciplinares

Colocando a multidisciplinaridade em prática

Calma, é mais fácil do que parece!

Separe um projeto e/ou uma concorrência, monte uma equipe bem eclética, contendo pessoas de mídia, desenvolvimento, produção, arte, redação, negócios, etc. Garanta que todos ali entendam o briefing e estão aptos a atacar o problema.

É interessante que essa equipe trabalhe junta. Se for possível, coloque todo mundo em uma sala ou mude os lugares para todo mundo ficar perto. Dessa forma você garante que todos possam se ver e conversar.

Com a prática, a necessidade de trabalhar no mesmo espaço desaparece e seu time estará apto a executar funções até mesmo de forma remota. Mas não esqueça de manter a reunião de alinhamento, assim você garante que todos estão na mesma página. Todo mundo alinhado trabalha melhor e deixa o cliente feliz. 😉

Times Multidisciplinares

Continue aprendendo

Juliana Destro

Produtora de conteúdo na Umbler Jornalista, produtora de conteúdo e social media apaixonada pelo mundo digital. Tá nessa só pelos memes e descobertas.​

agenciasAgências
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Entenda o que é BPO e seus benefícios para pequenas e médias empresas
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Transformação Digital Indústria 4.0: A Quarta Revolução Industrial (Recomendado)
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]