De acordo com pesquisa realizada pela Mastercard em parceria com a Kantar, 64% dos jovens brasileiros utilizam dispositivos móveis para realizar pagamentos. O estudo, baseado nos comportamentos de pessoas de 18 a 35 anos, tem como objetivo mapear a relação da tecnologia com o dinheiro.
Segundo a Mastercard, o levantamento mostra que os jovens entendem cada vez mais os smartphones como uma ferramenta para a vida financeira. Porém, a maior barreira para a realização de pagamentos com dispositivos móveis é a aceitação em estabelecimentos comerciais. Entre os entrevistados, 41% afirmaram que não há lojas suficientes que aceitam pagamentos com smartphones.
Conforme explicitado pela Época Negócios, outro ponto descoberto na pesquisa tem relação com o uso de dinheiro em espécie. Para 68% dos participantes a moeda ainda é utilizada para as compras do dia a dia. Outro dado citado no estudo é que 63% dos brasileiros acreditam que a tecnologia é facilitadora quando se pensa em dinheiro.
Sobre as expectativas para a próxima década, 43% dos jovens desejam fazer pagamentos com impressão digital. Além disso, 41% querem que todas as transações sejam feitas em tempo real e 26% esperam que as agências bancárias sejam substituídas por soluções virtuais.