Employee Experience: os benefícios de investir nos colaboradores

Entenda o que é employee experience e como ele pode ajudar a engajar sua equipe na era da Transformação Digital

A nova geração de trabalhadores está muito mais exigente quando o assunto é escolher um local para se trabalhar — e é provável que esses profissionais confiem em uma organização com base no que os funcionários dela dizem em vez de acreditar em propagandas. É nesse cenário que o employee experience ganha força.

O employee experience é o combustível para fazer com que as organizações consigam engajar e fidelizar seus funcionários com ações no ambiente de trabalho, refletidas em seguida em melhores resultados na Transformação Digital. Afinal, ela é focada em pessoas, e a tecnologia serve apenas como uma ferramenta para melhorar essa relação.

Por isso, não é à toa que grandes empresas, as mais inovadoras, por sinal, estão separando parte de seu tempo e orçamento para investir em boas práticas que incentivem o alto desempenho dos colaboradores.

Mas não se assuste com imagem do artigo. Oferecer boas experiências aos seus funcionários não significa deixar todo mundo, literalmente, de pernas pro ar. Para você entender melhor, vamos do começo:

Afinal, o que é employee experience?

Employee experience é um termo derivado do inglês e que pode ser traduzido, de forma literal, como “experiência do colaborador”. A prática vem fazendo parte das organizações que almejam uma alta performance de seus colaboradores e o setor de Recursos Humanos está começando a enxergar essa questão como algo voltado para a valorização do capital humano.

Por meio do employee experience, o time de RH faz o acompanhamento de como os colaboradores estão se sentindo no trabalho, das questões enfrentadas no cotidiano de suas tarefas, dos níveis de satisfação e de outros indicadores de clima que podem interferir no desempenho dos profissionais. Esse monitoramento constante torna possível, então, que o setor melhore suas estratégias para promover o bem-estar desses funcionários dentro da empresa.

Qual é a sua importância na era da transformação digital?

Em mercados competitivos, nos quais contar com os melhores profissionais significa se diferenciar da concorrência, conquistar uma equipe capacitada é essencial. Assim, oferecer uma boa experiência no trabalho pode dar aos empregadores uma vantagem competitiva para atrair e reter talentos.

transformação digital também atua na maneira como esses profissionais são captados no mercado. A popularidade de websites — incluindo o LinkedInLove Mondays e o Glassdoor — torna muito mais fácil para os candidatos a tarefa de avaliar a experiência do colaborador de forma diária.

Nesse cenário, já não é possível que as empresas se escondam por trás de campanhas publicitárias que procuram mascarar as suas deficiências. Os candidatos passam a ser clientes da marca empregadora e escolhem dentre uma infinidade de companhias para trabalhar, com base em pesquisas acessadas digitalmente.

Novo cenário

De acordo com um relatório da Deloitte, está surgindo um novo contrato social entre empregado e empregador.  A estabilidade, que antes caracterizava os melhores relacionamentos entre funcionários e empresas, estava sendo prejudicada pela tendência dos trabalhadores em mudar de emprego com mais frequência e outros fatores.

O relatório evidencia que “os empregadores devem fornecer desenvolvimento mais rapidamente, mover as pessoas com mais regularidade, fornecer ciclos contínuos de promoção e dar aos funcionários mais ferramentas para gerenciar suas próprias carreiras”.

Sendo assim, os esforços das empresas, diz o relatório, devem ser orientados em torno das diferentes necessidades e expectativas dos funcionários. Adotar o employee experience como uma prioridade estratégica permite que as organizações façam exatamente isso!

Quais são os benefícios do employee experience para os colaboradores?

As empresas e o mercado precisam de melhores resultados — e a experiência do colaborador é uma realidade competitiva para esse fim, tanto para as companhias quanto para os colaboradores. Veja, a seguir, os principais benefícios para os funcionários:

  • baixa rotatividade;
  • aumento da satisfação no trabalho;
  • proposta de valor para o colaborador;
  • engajamento e motivação;
  • intraempreendedorismo;
  • capacitação para o mercado de trabalho;
  • mais incentivos e benefícios.

Agora, hora de descobrirmos como tornar esses benefícios uma realidade para a empresa.

Como implementar o employee experience?

A implementação da experiência do colaborador é uma estratégia integrada entre os setores da empresa e que deve contar com o apoio da alta gestão empresarial. Confira abaixo um passo a passo:

  • estabeleça um orçamento para Recursos Humanos;
  • planeje o processo OnBoarding para novos colaboradores;
  • defina um plano de ação para a qualidade de vida no trabalho;
  • defina indicadores;
  • reforce a comunicação interna;
  • recrute de forma mais eficiente;
  • integre as equipes;
  • ofereça feedbacks constantes;
  • faça pesquisas de clima e avaliação de desempenho;
  • redesenhe seus processos e não fique em uma zona de conforto. As gerações evoluem e seus processos também devem evoluir;
  • monitore a rotatividade;
  • reveja seu planejamento de forma constante.

Porque as empresas devem considerar o employee experience?

A geração millennials é certamente um fator importante a ser observado. Ela compõe 30% da população e, em 2025, representará 75% da força de trabalho global. O que esses profissionais buscam é trabalhar com significado, autonomia, flexibilidade, conexão e orientação (exatamente o que prega o employee experience).

Essa transformação na relação com o trabalho está ligada à transformação digital. Com a tecnologia de hoje, 45% das atividades que as pessoas recebem para fazer podem ser automatizadas e 60% das tarefas podem ter 30% ou mais de seus processos automatizados.

A maneira como as pessoas interagem com as empresas está se transformando em uma relação muito mais estratégica. Nesse cenário, os empregadores reconhecem que a disputa de talentos será vencida ou perdida com base na experiência dos funcionários.

A employee experience influencia até onde as empresas localizam seus negócios. Os novos critérios envolvem o senso de comunidade, qualidade de vida, adaptação cultural e acesso ao transporte coletivo — fatores que ajudam a melhorar a experiência do colaborador.

Assim, essa prática ajuda as empresas e seus funcionários a trabalharem juntos para criar experiências personalizadas e autênticas, que possam estimular a paixão e explorar o propósito de fortalecer os desempenhos individuais, de equipe e da empresa.

O employee experience requer uma abordagem centrada no ser humano para compreender as necessidades e desejos dos profissionais e, assim, ter condições de criar momentos realmente relevantes para a carreira desses colaboradores.

Se você gostou deste post sobre employee experience, confira também nosso artigo que aborda os 4 pilares da gestão de pessoas na transformação digital!

Head of Content no Portal Transformação Digital
-
Equipe TD