Se você acompanha a gente, sabe de cor o que é Transformação Digital e como ela funciona.
Pelo menos na teoria.
O problema é colocar na prática.
Conor Carroll, VP Sênior de Vendas da Tata Communications, conversou com líderes e executivos de grandes empresas interessadas em iniciar sua Transformação Digital e conseguiu resumir esse problema em 3 desafios principais para começar a Transformação Digital em uma empresa.
Confira quais são e como o VP busca solucionar cada um deles:
Pensar global, atuar regional
O primeiro entendimento necessário para iniciar uma jornada de Transformação Digital é que uma única estratégia não pode ser aplicada em vários lugares.
Para empresas com atuação em diversos locais, as estratégias têm de ser flexíveis e abraçar as mudanças necessárias em cada região. Só assim será possível tracionar as ações de forma rápida o suficiente para acompanhar as disrupções do mercado.
Indo mais além, só assim será possível aumentar o alcance geográfico de sua Transformação Digital e, por consequência, expandir a operação da empresa já adaptada à nova estratégia.
Tentar colocar em prática uma única estratégia, sem pensar as peculiaridades regionais, é correr atrás do próprio rabo: você quer inovar, mas não permite que as mudanças criem vida própria.
Escolher um parceiro de Transformação
Pode parecer contraditório ao item anterior, mas é importante entender que trabalhar com muitos fornecedores podem acabar deixando sua estratégia desalinhada.
Administrar múltiplos contratos e contratados, procedimentos, serviços e entregas significa lidar com pessoas, visões e estratégias diferentes.
Encontre parceiros que entendam o que é Transformação Digital, como você está percorrendo este caminho tortuoso em busca de inovação e, a partir disso, entreguem soluções que vão suprir sua necessidade de buscar fornecedores para todas suas dores individuais.
O exemplo que Carroll dá é de soluções em nuvem: encontre um parceiro que ofereça soluções de servidores integradas e completas, em toda a extensão de atuação de sua empresa, e você terá um pé no futuro. Afinal, as duas irão entrar de cabeça na Transformação Digital e evoluir juntas, uma apoiando a outra.
Mensurar os resultados da Transformação Digital
Por ser tão abrangente – estando presente em todos os setores de uma empresa – e digital – ou seja, não palpável – um dos principais desafios da Transformação é entender quais resultados ela está efetivamente trazendo a empresa.
Há pouco tempo, fizemos um artigo sobre o ROI da Transformação Digital, onde abordamos KPIs como redução de custos, encurtamento do breakeven, lucro e satisfação do cliente.
Estes, em nossa opinião, são os principais indicadores de resultado quando falamos em uma jornada de Transformação Digital ainda no início.
Como Conor Carroll destaca, a TD não é apenas uma medida para salvar dinheiro na TI: ela tem que otimizar todo o negócio. A questão é que cada empresa deve desenvolver uma estratégia que abrace suas necessidades de inovação e criar KPIs para entender os resultados que estão sendo alcançados.
Além disso, é importante entender que inovar significa estar aberto à mudanças. Fazendo uma correlação com startups, que já nascem buscando inovação, o último artigo de Mathieu Le Roux no LinkedIn destaca que Business Plans de 12 meses para essas novas empresas são uma cilada. Afinal, como é possível prever o que vem pela frente no próximo ano se você ainda está descobrindo qual caminho irá efetivamente seguir?
Há, entretanto, uma forma genérica e mais palpável de enxergar os impactos de uma jornada de Transformação Digital: entender como ela está afetando os setores e as funções de cada colaborador da empresa até aquele momento.
As equipes derrubaram as barreiras de “departamentos” e estão colaborando entre si em busca dos mesmos objetivos? Há uma constante troca de informação entre todos? Ferramentas digitais já foram implementadas e estão otimizando todo o processo?
Essa são perguntas que devem ser respondidas de forma positiva para que a Transformação esteja de fato acontecendo – sem nunca deixar os KPIs de lado.
Nas palavras de Carroll:
“Quando uma empresa define KPIs para sua jornada de transformação, já tem um relance do sucesso. Quando ela atinge essas KPIs, a Transformação Digital não é mais o jargão da moda, e sim a nova realidade desta organização.”
_______________________________________________________