Controle de vendas: como a tecnologia pode ajudar?

Controle de vendas como a tecnologia pode ajudar

Se a sua empresa atua no varejo, você certamente sabe bem a importância de estar atento às vendas. Afinal, nem é preciso dizer que elas são as principais responsáveis por garantir a entrada de capitais no seu negócio, sem os quais não seria possível mantê-lo operando.

Ainda assim, manter um bom controle de vendas é um desafio para qualquer gestão.

Isso ocorre porque a gestão de vendas vai muito além de simplesmente controlar o volume de vendas convertidas no mês. Para uma gestão de sucesso, é preciso acompanhar a venda em todos os seus estágios: da captação do lead à conversão, do planejamento do seu estoque até a sua reposição.

Qualquer etapa do processo de vendas que fuja ao controle da sua administração vai resultar em prejuízos, e pode acabar por “queimar” a sua marca junto ao consumidor. Falhas no atendimento, estoques desabastecidos ou com controles desatualizados e dificuldades no processamento dos pedidos e pagamentos são só alguns exemplos de falhas no controle de vendas que podem impactar diretamente a relação do seu cliente com a sua marca.

E, como qualquer empresa certamente já deve saber a esta altura do campeonato, dificilmente temos a chance de errar uma segunda vez com o cliente: daí a importância de garantir que o processo de venda seja uma das engrenagem em melhor funcionamento na sua empresa.

Como a tecnologia pode tornar o seu controle de vendas ainda mais efetivo?

As diversas ferramentas e soluções tecnológicas para empresas têm em comum a preocupação em ajudar os gestores a processar, interpretar e controlar um volume de dados que é hoje muito maior do que era há alguns anos.

Da análise de padrões de consumo e interação do cliente com a sua marca ao planejamento estratégico de estoques, passando pelo registro e envio de orçamentos e cotações de fornecedores e clientes, controle de caixa e gestão de pessoas, são muitos os detalhes envolvidos em um processo de vendas de sucesso.

A tecnologia aparece, então, como um recurso que permite dinamizar o processo de gestão, conferindo um nível de agilidade e precisão que se tornarão, em última instância, um diferencial competitivo para a sua marca.

Na prática, as soluções de gestão do cliente, automação comercial e gestão de recursos – do tipo ERP e CRM – permitem à sua empresa ter na ponta do lápis informações cruciais para o desenvolvimento da marca, tais como o valor do ticket médio atual, o status de desempenho da equipe de vendas e o tempo médio de um ciclo de vendas.

De posse dessas informações, o seu time poderá planejar estratégias de marketing e disposição de produtos que permitam aumentar o faturamento, organizar o controle de estoques para evitar produtos “empacados” ou falta de itens com alta demanda, investir no treinamento da sua força de vendas para torná-la ainda mais efetiva, acompanhar o fluxo de caixa e identificar os melhores investimentos para o momento da sua empresa.

Oferecidos em modelo SaaS (Software as a Service), as soluções ERP e CRM representam um opção para melhoria de gestão de vendas com menor custo de instalação inicial, além de oferecerem suporte contínuo às empresas assinantes do serviço.

Quais as vantagens de utilizar um ERP na hora de controlar as vendas?

Um sistema ERP é um modelo de software desenvolvido para auxiliar na gestão de empresas de todos os portes, através da otimização do controle de diversas áreas vitais ao sucesso de um negócio, das quais vendas, estoques e finanças são alguns exemplos.

O sucesso da aplicação prática de um ERP se explica pelo fato de esta solução reunir em uma única plataforma online todos os dados da empresa, facilitando o acesso para a sua equipe, garantindo maior precisão nos dados armazenados (em comparação às antigas planilhas individuais e manuais) e permitindo cruzar e combinar todos os dados nos mais diversos relatórios gerenciais.

Entre as funcionalidades que mais se destacam para o controle da área de vendas estão as seguintes:

  • Integração PDV: a integração do sistema ao balcão de vendas permite que toda e qualquer venda realizada seja imediatamente inserida no sistema. Isso garante que os dados de estoque estarão sempre atualizados, assim como o fluxo de caixa da sua empresa.
  • Fluxo de caixa: o fluxo de caixa é a ferramenta base para garantir a saúde financeira de qualquer empresa, não importa o quão pequena ou grande ela seja. Para que tenha valor real, o documento deve acompanhar com precisão todas as vendas realizadas, assim como todas as despesas que tenham sido geradas. Erros de digitação ou na inserção de dados nas planilhas podem levar a sua empresa a tomar decisões financeiras não adequadas à real situação das contas da empresa. Com um ERP, o fluxo de caixa é atualizado automaticamente, em tempo real, acompanhando todos os lançamentos de entradas e saídas no sistema.
  • Controle de estoques: os estoques representam um capital já investido e que deve ser posto para circular a fim de evitar a depreciação e consequente prejuízo para sua empresa. A ingerência dos estoques é uma das principais causas para desequilíbrio nas contas da empresa: comprar a mais é tão prejudicial quanto deixar faltar produtos de alta demanda. Um controle de estoques automatizado através do ERP vai permitir que a sua equipe acompanhe as oscilações das mercadorias em tempo real, tomando decisões informadas quanto à necessidade de reposição de itens, de ações de promoção em vendas e assim por diante.
  • Emissão de NF-e: o sistema ERP permite acompanhar todo o processo de vendas, do planejamento dos estoques até a conversão da venda e emissão do documento fiscal. Assim, ele facilita o dia a dia da sua equipe de vendas e garante que a sua empresa esteja sempre em dia com o fisco.

Se a sua empresa ainda não aderiu à transformação digital, é hora de considerar as opções na mesa e começar um processo de migração. Essa é uma decisão que permitirá aumentar a competitividade e lucratividade da sua empresa, através de práticas de gestão bem informadas e de automação de processos, reduzindo a burocracia e liberando a sua equipe para fazer o que ela faz de melhor: vender.

Para continuar aprendendo, descubra aqui como um sistema ERP pode auxiliar a Transformação Digital de sua empresa!

Analista de marketing na GestãoClick

Apaixonada por marketing digital e pela área da saúde. Analista de marketing no GestãoClick, um software de gestão empresarial que ajuda milhares de empresas a organizar e aumentar suas vendas diariamente, e estudante de Farmácia na UFMG.