Com mais de um bilhão de usuários ativos em todo o mundo, o Instagram se transformou na rede social do momento. A cada dia, o botão Curtir é clicado quatro bilhões de vezes e cerca de 400 milhões de pessoas assistem aos Stories. Atendendo a todos os gostos e tipos de perfis, sua taxa de engajamento ultrapassou a do Facebook, se tornando 23% maior.

Especialmente para marcas, o Instagram tem se mostrado uma plataforma com grande potencial de conversão. Atualmente cerca de 80% dos “Instagramers” seguem ao menos um perfil comercial e mais de 60% dos usuários descobrem novos produtos e serviços através dessa rede social. Ademais, mais de 200 milhões de pessoas visitam, no mínimo, uma conta empresarial diariamente.

Material complementar: Social Selling e Transformação Digital: gerando negócios nas redes sociais

Fica claro, portanto, que o Instagram pode transformar a sua estratégia de marketing para melhor. A seguir, confira dicas e ferramentas úteis para potencializar o seu negócio e levá-lo a outro nível!

Tenha uma conta comercial

Hoje são raras as marcas que ainda não possuem um perfil no Instagram. Contudo, muitas delas pecam em utilizar o modelo pessoal, sendo que a rede social disponibiliza gratuitamente a migração para uma conta comercial.

As vantagens de se ter um perfil empresarial são inúmeras, dentre elas: a classificação da conta, os botões de call-to-action (CTA), o acesso ao Instagram Shopping, Instagram Insights e Instagram Ads.

A classificação da conta permite que, na bio, seja exibido o tipo do seu negócio: local, compra e varejo, saúde e beleza, arte, blog pessoal etc. Já as CTAs são os botões que chamam os seguidores a uma ação, como enviar um e-mail ou ligar para o suporte da sua marca. Ambas as configurações facilitam a sua comunicação com um possível cliente.

O acesso ao Instagram Shopping possibilita a divulgação dos seus produtos através das fotos do seu feed e/ou do Stories. Ele funciona através de etiquetas (como aquelas que usamos para marcar amigos) com preços e links de redirecionamento para as páginas das mercadorias – o que agiliza muito o processo de compra.

Já o Instagram Insights é uma plataforma interna repleta de dados relevantes sobre os posts, as interações e os seguidores da sua conta comercial – ideais para desenvolver uma estratégia de marketing mais eficaz. Especialmente na aba Público, encontram-se informações sobre a idade média do seu target e quais são os horários com mais acessos.

O Instagram Ads, por sua vez, é uma ferramenta que disponibiliza a veiculação de anúncios pagos (tanto no feed, quanto no Stories) e o alcance de um maior número de usuários. Possui diversos ajustes: desde o objetivo da campanha até dados demográficos e comportamentais do público-alvo.   

Por esses motivos, se você ainda não possui uma conta comercial, não perca mais tempo: migre-a agora mesmo e usufrua de todos os benefícios.

Publique nos melhores horários

Em 2016, o Instagram desenvolveu um novo algoritmo que tem como premissas básicas a temporalidade (posts recentes), o relacionamento (perfis interativos) e o engajamento (posts mais comentados e curtidos). Levando isso em consideração, é essencial publicar seus conteúdos nos momentos certos para que sejam bem-sucedidos.

Mas como descobrir os melhores horários?

Ao longo dos anos, muitas pesquisas foram realizadas com o intuito de desvendá-los. Entre elas, a mais conhecida atualmente é a da Sprout Social que aponta os seguintes períodos: quarta-feira às 15h, quinta-feira às 5h, 11h, 15h e 16h, e sexta-feira às 5h; e os piores dias: domingo e segunda-feira.

Essas informações, entretanto, nem sempre são válidas, afinal, há outras diretrizes que fazem toda a diferença na identificação dos melhores momentos. Se o seu alvo são adultos de 30 a 40 anos, por exemplo, é bem provável que os horários de almoço e aqueles fora do expediente sejam mais certeiros, diferentemente se o seu foco são adolescentes que estudam apenas em um período do dia.

Portanto, a principal dica é testar e analisar. Para isso, utilize a ferramenta Instagram Insights citada no tópico anterior e aproveite para também descobrir quais são os conteúdos que geram mais interação. Depois desse mapeamento, foque nas abordagens que se destacarem.

Invista no storytelling

Contar histórias é uma das práticas mais antigas da humanidade e, ao longo dos séculos, a maneira de relatá-las foi se adaptando aos cenários e às tecnologias: antes eram somente de “boca em boca”, depois escritas, interpretadas em teatros e filmes, e assim por diante – até chegarem ao marketing, como storytelling.

Diariamente nos deparamos com comerciais divertidos e cativantes na televisão, com trailers instigantes no cinema, entre diversas outras situações. Assim, compartilhar narrativas tem sido uma das abordagens mais eficientes na conquista do público. Que tal então utilizar o storytelling no Instagram?

Aproveite a ferramenta do Instagram Stories e crie uma história breve e de suspense, revelando aos poucos spoilers de um novo produto ou coleção. Nas datas comemorativas, como o Dia das Mães, invista em relatos emocionantes dos seus clientes ou da sua equipe. Use esse canal para também compartilhar a cultura da sua marca e quais foram os caminhos percorridos até aqui.

As oportunidades são inúmeras. Coloque a criatividade em jogo e mãos à obra! É certo que, desenvolvendo as estratégias citadas anteriormente e fazendo bom uso das ferramentas do Instagram comercial, seu negócio atingirá novos patamares de sucesso.

Raquel Lisboa

Editora de conteúdo e responsável pela gestão de parcerias educacionais na Nuvem Shop Licenciada em Letras, com ênfase nas línguas portuguesa e inglesa. Já atuou nas áreas de educação e de atendimento ao cliente.

marketingMarketing
Telecom São Paulo ganha 501 novos pontos de acesso à rede pública de WiFi