Como aplicativos empresariais tornam processos mais ágeis

Entenda como aplicativos empresariais podem tornar os processos mais ágeis e impulsionar a inovação

Podemos dizer que a transformação digital em uma empresa se constrói com alguns pilares essenciais. Alguns dos principais são:

  • Automação de processos
  • Análise de dados
  • Mobilidade

A combinação desses fatores cria modelos de negócios com equipes mais engajadas e serviços alinhados com as demandas externas.

Uma forma de alcançar essa combinação de uma só vez é através da criação de aplicativos corporativos, os quais digitalizam boa parte das tarefas, geram dados e são um exemplo concreto de mobilidade corporativa.

Veja aqui como a mobilidade corporativa pode tornar os processos mais ágeis nas empresas!

Como as soluções em mobilidade ajudam a agilizar processos

1.Conectam pessoas em tempo real

Em relação a esse aspecto, precisamos falar sob dois pontos de vista: o da equipe de trabalho e o do consumidor. Isso porque os soluções em mobilidade trazem benefícios nas duas esferas.

Primeiro, a tecnologia móvel conecta equipes entre si, internas, externas ou aquelas compostas por ambas os tipos. Isso gera um aumento significativo na produtividade, diminuindo barreiras de comunicação.

Que os apps conectam pessoas todo mundo sabe, afinal, quem não utiliza o WhatsApp? Portanto, essa característica se estende no universo corporativo, por meio de plataformas personalizadas com um desenho específico, de acordo com as necessidades de cada equipe.

Já em relação ao público, as soluções em mobilidade desempenham também uma função comercial, agindo como um canal importante de venda/prestação de serviços. Basta a empresa disponibilizar suas operações no app.

Além de aproximar o público da marca, ela também terá uma fonte valiosa de dados sobre seus usuários, construindo uma base de informações segmentada e relevante.

Um detalhe importante: tudo em tempo real! Significa que as equipes não precisam esperar um problema crescer para resolver, assim como um time de marketing pode ter acesso imediato sobre os produtos mais vendidos e o impacto de determinadas campanhas.

2.Otimizam processos

O conceito de otimização tem sido muito citado em artigos, principalmente no ramo empresarial. O fato de estar em alta representa uma mudança de conduta de negócios que visam a utilizar o mínimo possível de recursos (tempo, mão de obra, orçamento) com o máximo de qualidade.

Bom, mínimo de esforço e alto desempenho é uma combinação que remete às novas tecnologias, principalmente as móveis.

Quando uma pessoa abre seu aplicativo de casa e paga uma conta em menos de 5 minutos, podemos afirmar que, no mínimo, ela poupou tempo do seu dia. Caso fosse se dirigir a uma agência, provavelmente perderia algumas horas e até mesmo dinheiro para transporte, gasolina, estacionamento ou outras despesas do tipo.

Essa comodidade que a tecnologia oferece já é explorada por diversas empresas em todos os segmentos, a fim de viabilizar determinadas operações com o mínimo de recursos e o máximo de precisão.

3. Reduzem falhas humanas

Sistemas e dispositivos digitais foram projetados com base em necessidades e habilidades do cérebro, só que com a capacidade de armazenar uma quantidade gigantesca de informações, desempenhar funções quantas vezes forem necessárias e com o mesmo padrão de funcionamento.

Sabemos que por mais qualificado que seja um profissional, ele sempre vai cometer falhas. Portanto, a tecnologia torna-se assim uma grande aliada em tarefas que podem ser sistematizadas em plataformas, potencializando o trabalho de equipes.

Especialistas e pesquisadores da indústria brasileira veem a inovação como a chave para o crescimento de negócios menores, visto que possuem excelente custo-benefício e fazem toda a diferença na dinâmica organizacional.   

Além de trazer mais modernidade aos procedimentos, enxugando etapas, tempo, espaço físico e recursos envolvidos, a tecnologia traz um nível de profissionalismo incomparável. Com o digital desempenhando funções de suporte e operacionais, resta mais tempo para o capital humano se dedicar a questões mais estratégicas.

4. Integram operações em uma só plataforma

Um benefício claro das tecnologias móveis é a integração de informações e processos em uma só plataforma, cujo valor para a rotina de trabalho é significativo. Dentre as vantagens da integração, podemos destacar a transparência e a agilidade que isso traz.

Transparência porque todos têm acesso ao mesmo local, aumentando assim o nível de confiabilidade em dados que sejam importantes para o desempenho de qualquer tipo de função.

Muitas vezes, a falta de integração é o que motiva um número excessivo de reuniões, até mesmo motivadas por processos antigos que precisam ser localizados e revisados.

Uma plataforma que possa ser acessada a qualquer momento diminui a necessidade de reuniões, dando mais objetividade ao trabalho.

Além de tudo isso, há também o alinhamento entre diferentes setores. Por exemplo, ao conhecer bem as finanças da empresa, um gestor da área de vendas pode tomar melhores decisões.

A integração entre marketing e vendas também é outra vantagem que o aplicativo empresarial propicia, a qual é um requisito importante para criar boas campanhas e uma abordagem de vendas alinhada às estratégias do negócio.

5. Oferecem uma visão mais ampla do negócio

O app é uma versão móvel da empresa, adaptada à estrutura e funcionalidade de dispositivos. Portanto, é uma maneira eficaz de visualizar o negócio como um todo. Dessa forma, fica mais fácil saber sobre aspectos como controle de estoque, prazos, ações, etc.

Às vezes, o que falta para uma empresa atingir o sucesso é a modernização de seus processos, assim como a própria organização em si.

Tendo em vista o mercado atual, é impensável ter um negócio sem utilizar recursos digitais. Negligenciar o avanço tecnológico e a simplificação que as tecnologias móveis trazem à rotina representa um obstáculo para a sobrevivência de uma empresa.

A versão mobile de um negócio, como é o aplicativo corporativo, é uma realidade, mas que ainda não teve todo o seu potencial explorado. Acredita-se que, para o futuro, o consumidor terá à disposição uma série de facilidades em todos os aspectos de sua vida.

——

Novos modelos de empresas estão surgindo, os quais são altamente conectados (para não dizer centrados) em recursos digitais.

Em termos de competitividade, o mercado atual nos mostra que a tecnologia tem levado pequenas e médias empresas a patamares que antes pareciam impossíveis de alcançar.

Plataformas Low-code tornam a criação de aplicativos corporativos mais rápida e barata. Isso acontece porque elas reduzem o tamanho da equipe necessária para o desenvolvimento dos apps, que é um dos principais problemas das empresas pequenas e médias.

CEO na uMov.me

Empreendedor graduado e pós-graduado em Ciências da Computação pela UFRGS, Fundador e CEO da uMov.me S.A, Diretor na Assespro-RS e Investidor/Mentor nas aceleradoras WOW e Ventiur. Hoje, seu foco de atuação está na transformação digital das empresas com uso da mobilidade corporativa.