Já parou para pensar no impacto que a tecnologia tem na educação do país? Muito além dos recursos utilizados em sala de aula, a tecnologia afeta profundamente os cursos online e todo o ensino a distância. Todo esse processo faz parte de um importante movimento de democratização da educação, que hoje, consegue chegar a cada vez mais pessoas.
É por isso que o ensino a distância está em constante crescente. Já pensou em um cenário em que mais da metade dos estudantes de graduação estudem online? Essa é a projeção feita pela Educa Insights, o que mostra que agora pode ser o momento exato para se investir nesse mercado.
Esse movimento pode ser considerado natural por diversos motivos, entre eles: democratização do acesso a internet; menor investimento financeiro; flexibilidade e, mais importante, o fato de o próprio aluno ser protagonista no seu aprendizado. E é claro que as novas tecnologias disponíveis auxiliam – e muito – o crescimento do ensino a distância no Brasil e no mundo. Veja só algumas formas nas quais as inovações tecnológicas estão impactando o EAD.
Plataformas próprias especializadas
Qualquer universitário que já fez cursos ou disciplinas online em plataformas abertas como o Moodle sabe a importância que a plataforma do curso online tem no aprendizado. Há alguns anos, plataformas profissionais próprias para o ensino a distância estavam longe da realidade, porém, hoje, existem empresas dedicadas e especializadas exatamente na criação de excelentes plataformas específicas para cursos online. Já é possível que grandes instituições utilizem novas tecnologias para disponibilizar aulas em vídeo que funcionem em multiplataformas e com qualidade excelente. Ou seja, já é possível
E claro, além de voltadas para grandes instituições de ensino, algumas dessas plataformas ainda possibilitam que o pequeno produtor de conteúdo crie um curso e o disponibilize na internet de forma simples, mas profissional.
Alguns exemplos de novas funcionalidades que existem para o mercado de EAD incluem players de vídeos fechados, que permitem o upload de vídeo aulas de alta qualidade; possibilidade de anexar arquivos extra (.pdf ou .doc, por exemplo); realização de provas online; gamification e muitas outras facilidades que unem tecnologia e educação para além da sala de aula.
Combate à pirataria
Um outro ponto extremamente importante no qual a tecnologia está mudando o mercado da educação a distância é no combate à pirataria. É possível afirmar com certa tranquilidade que a pirataria, atualmente, é o grande inimigo do EAD. E com o crescimento dos cursos online focados em vídeo aulas, é de muita importância o investimento em tecnologias eficientes na prevenção do roubo de conteúdo.
Imagine investir tempo, dinheiro e esforços na produção das aulas e disponibilização em plataformas pouco seguras, que permitam que o conteúdo seja roubado e revendido facilmente. Por isso, várias empresas estão pensando em novas tecnologias que impossibilitam a pirataria, para auxiliar cada vez mais as escolas, universidades e, claro, o produtor de conteúdo individual.
Se cada vez mais instituições se sentem seguras para colocar seu conteúdo na internet, mais pessoas elas conseguem alcançar e maior é o esforço para a democratização do ensino pela internet. Por isso que vemos o movimento de expansão do EAD.
Multiplataformas
Além do combate à pirataria, uma outra forma de viabilizar o acesso ao ensino a distância de cada vez mais pessoas é a disponibilização do conteúdo multiplataforma. Há 10 anos, você imaginava a existência de smartphones, tablets, notebooks e smart tvs tão impressionantes quanto temos hoje? É exatamente aí que as novas tecnologias servem a esse conteúdo dinâmico e flexível, que pode ser assistido e compartilhado em diversos dispositivos.
Dessa forma, é possível que o aluno se capacite e se especialize sem a necessidade de estar sentado frente a um computador. Esse ambiente de aprendizado dinâmico serve para acomodar as diferentes formas em que as pessoas aprendem. Por exemplo, você pode ser uma pessoa que precisa estar fazendo anotações durante as aulas, mas uma outra pessoa pode conseguir estudar durante uma pequena janela de tempo livre, como em horas perdidas no trânsito em transportes coletivos. Então, se existe um curso que funciona perfeitamente em dispositivos mobile, pensado para aplicativos de celulares e tablets, esse conteúdo agradará mais pessoas e será extremamente efetivo.
Para que videoaulas rodem perfeitamente em dispositivos mobile, é necessário um investimento tecnológico específico para eles. Pode parecer simples, mas não é simplesmente acessar o site pelo navegador do celular e esperar o funcionamento semelhante a um computador. Há muita tecnologia envolvida no processo da disponibilização de conteúdos multiplataforma.
Segurança online e privacidade de dados
Até hoje, muito se fala em segurança para compras online e, especialmente, privacidade de dados pessoais. É claro que a tecnologia já avançou – e muito – nesse aspecto, mas, em contraponto, cada dia surgem novas maneiras de invasões a computadores e roubos de dados. Você faz compras online e coloca seus dados como RG, cpf e número de cartão de crédito em qualquer site? Exato, as pessoas estão buscando se proteger cada vez mais.
Então, para plataformas de cursos online que já possibilitam o pagamento e compra das aulas online, é preciso cada vez mais pensar em tecnologias que passam segurança e tranquilidade para os alunos. Se a pessoa não sente que aquele curso está hospedado em um ambiente seguro, dificilmente irá concretizar a compra, certo? Por isso a importância de criar um local de compra que, além de simples, seja seguro e respeite a privacidade das informações pessoais dos alunos.
A tecnologia afeta a vida das pessoas, nos mais diversos âmbitos, todos os dias. Essas foram apenas algumas das formas nas quais ela está afetando o ensino a distância no Brasil e, claro, a projeção é que o ensino e a tecnologia continuem se integrando cada vez mais. E você, consegue pensar em alguma outra forma que as inovações digitais estão afetando o ensino? Deixe um comentário!