Na próxima década, a inteligência artificial estará presente em praticamente todos os setores da vida, tanto pessoais quanto profissionais. Seu desenvolvimento promete trazer uma série de benefícios nas mais variadas áreas, proporcionando melhor qualidade de vida para a população e otimização dos negócios para empresas e indústrias. Para mostrar os impactos positivos da tecnologia ao longo dos próximos anos, 11 especialistas da Forbes avaliaram as melhorias que a IA deve oferecer para a sociedade. Confira:

1. Melhores negócios e aplicação na saúde – Andy Watson, Weka.IO

De acordo com o analista, o avanço da inteligência artificial deve tornar as experiências de compras mais personalizadas e simplificar os processos de produção. Além disso, a IA poderá ser utilizada em medicina preventiva, trazendo melhores resultados para os pacientes.

2. Dispositivos mais inteligentes – Adam Efrima, Blox.io

Para Adam Efrima, a IA será utilizada para tornar produtos e serviços ainda mais inteligentes. Apesar de não terem capacidade de tomar decisões, os dispositivos serão capazes de usar análises e lógica para fornecer soluções e informações para auxiliar nas escolhas dos usuários. Desde avaliações de investimentos até pedidos automatizados em supermercados, a inteligência artificial abrirá um enorme caminho de oportunidades para automação e personalização.

3. Maior segurança cibernética – Saryu Nayyar, Gurucul

Os avanços da inteligência artificial têm demonstrado diversos benefícios para a indústria, mas também na sua aplicação para a segurança cibernética. Por meio do aprendizado de máquina, a IA já é capaz de prever e impedir a ação de ameaças. Para Saryu Nayyar, as futuras soluções serão ainda mais eficazes.

4. Soluções sociais – Arnie Gordon, Arlyn Scales

A inteligência artificial está relacionada ao aprendizado de máquina, o que, a longo prazo, será fonte de benefício para a sociedade, segundo Arnie Gordon. Algumas universidades estão utilizando a tecnologia para avaliar soluções para a falta de moradia de populações. Outras áreas estão se concentrando em melhorar a agricultura e a produção de alimentos. Pensando nisso, nos próximos anos as máquinas poderão ajudar a resolver problemas graves da humanidade, como a pobreza e a fome.

5. Integração – Alexandro Pando, Xyrupt Technologies

Segundo Alexandro Pando, a integração da IA permitirá o progresso dos negócios e da sociedade. Com sua aplicação na saúde, no âmbito jurídico e na construção de cidades inteligentes, a IA tornará os processos mais simples, permitindo que a população se concentre em questões sociais mais complexas.

6. Foco direcionado – Otavio Freire, SafeGuard Cyber

Para Otavio Freire, a IA tornará os serviços mais inteligentes, permitindo que as pessoas direcionem sua atenção para questões mais urgentes. No futuro, a inteligência artificial poderá substituir os médicos na hora do diagnóstico, deixando o profissional livre para passar mais tempo com os pacientes, concentrando-se nas opções de tratamento.

7. Personalização de experiêcias, produtos e serviços – Michael Ringman, TELUS International

Michael Rigman acredita que a IA, quando utilizada para melhorar e não substituir o trabalho humano, continuará a beneficiar a sociedade, já que sua integração permitirá que o dia a dia se torne cada vez mais fácil. A personalização deixará os serviços mais rápidos e oferecerá experiências aprimoradas para o consumidor.

8. Valor agregado aos seres humanos – Winnie Cheng, Io-Tahoe LLC

Winnie Cheng diz que a IA será um desafio para a sociedade na próxima década. A automação mudará a forma com que os seres humanos trabalham, fazendo com que as pessoas passem a questionar sua própria identidade. A longo prazo, a especialista acredita que a inteligência artificial criará uma relação simbiótica com os humanos, que se adaptarão facilmente a nova realidade.

9. Novos empregos – Ankit Sharma, Inventive Byte

Como de costume nas revoluções tecnológicas, funções obsoletas desaparecem, dando lugar a novos empregos especializados. A inteligência artificial já começou a substituir algumas atividades, abrindo novas oportunidades laborais. Para Ankit Sharma, na próxima década, indústrias completamente remodeladas surgirão.

10. TI com novas funções – Phil Tee, Moogsoft

Ainda sobre empregos, Phil Tee prevê que, apesar de algumas pessoas acreditarem que a inteligência artificial poderá acabar com os profissionais de TI, o efeito será o contrário. Trabalhando em sintonia com a mante humana, a IA permitirá novos tipos de atividades, onde os profissionais poderão dedicar tempo para melhorar estrategicamente os negócios, impulsionando os resultados das empresas.

11. Vida fitness – Victoria Repa, BetterMe

A especialista em tecnologias fitness considera a inteligência artificial como benéfica para as futuras soluções em saúde. Para ela, nos próximos anos a IA será capaz de coletar dados sobre os usuários a partir de diferentes dispositivos, formulando planos personalizados de alimentação e exercícios físicos para as pessoas.

E você, como acha que as pessoas serão beneficiadas pela inteligência artificial nos próximos 10 anos?

transformacao-digitalTransformação Digital
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Transporte Uber Air: táxis aéreos começarão a ser testados em 2020
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Futuro do Trabalho Robôs não tirarão empregos dos humanos, diz relatório
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]