Você já deve estar cansado de ouvir sobre aumento da concorrência e do nível de exigência dos clientes, mas o fato é que essas e outras mudanças do mercado têm impactos significativos em todos os aspectos do processo de consumo — muitos deles ainda não percebidos por uma grande parcela de empresas. Um exemplo é a influência do processo de cadastro, ou onboarding, na conversão e retenção de usuários.

O onboarding é a porta de entrada do novo cliente, o primeiro contato direto dele com o seu produto e com o que sua empresa tem a oferecer. Qual será a primeira impressão desse usuário? Nesse momento tão significativo, em que você pode estar prestes a ganhar ou perder um cliente, o onboarding tem a missão de encantá-lo.

Isso se mostra especialmente verdadeiro quando falamos de onboarding digital. Com um mundo inteiro de possibilidades na palma da mão, os clientes exigem ainda mais das empresas. Enquanto isso, as validações de compliance e risco precisam se adaptar ao ambiente online. São diversas necessidades, e muitos ainda acreditam que é preciso priorizar um aspecto em detrimento de outro.

Entretanto, é, sim, possível construir um processo de onboarding forte e eficaz tanto nos aspectos de segurança e compliance, quanto na velocidade e qualidade da experiência.

Os riscos de não ir além na construção do processo de cadastro

Problemas modernos exigem soluções modernas. Para garantir um onboarding digital capaz de assegurar o compliance com as regulamentações do mercado, entregar uma boa experiência ao usuário e ainda contribuir para o aumento da retenção e conversão, ele precisa ser 100% digital.

O que muitas empresas fazem ainda hoje é desenvolver um onboarding que é digital apenas no front office, ou seja, no espaço em que o cliente interage — o aplicativo onde ele se cadastra e a forma com que sua empresa recebe os seus dados pessoais.

Porém, o processo de verificação dessas informações, a conformidade com as regulamentações do seu mercado e a conferência do nível de risco do indivíduo ainda são feitas manualmente.

Com isso, apesar da aparência de inovação, a burocracia e os riscos permanecem em níveis que poderiam ser consideravelmente diminuídos por meio de soluções automatizadas, que fizessem do onboarding um processo inteiramente digital, do início ao fim.

Operações excessivamente manuais fazem com que a aprovação do usuário, por exemplo, possa levar horas ou até mesmo dias para acontecer. Esse é justamente um dos pontos que mais impactam na experiência. Enquanto aguarda a resposta da sua empresa, o usuário já teve tempo de sobra para baixar o aplicativo do concorrente, fazer o onboarding, ser aprovado e começar a utilizar o produto. A sua aprovação, quando chegar, já estará ultrapassada.

A automação de que seu onboarding precisa

Trocar o back office manual por soluções automatizadas pode fazer seus processos de validação de identidade e risco ficarem até dez vezes mais rápidos. Da biometria facial à consulta do indivíduo nas fontes necessárias para que você cumpra as regras do seu mercado, cada etapa do onboarding pode se tornar mais ágil, confiável e realmente inovadora.

No mundo digital e móvel, o cliente já está acostumado aos cadastros digitais. Portanto, mesmo um grande número de campos em que ele precisa digitar manualmente seus dados, por exemplo, já causa uma alta impressão de burocracia. É preciso ir além e agilizar cada passo, permitindo assim que seu onboarding seja um diferencial e um atrativo.

Afinal, além de avaliar o produto em si, o preço e outros aspectos comerciais — entre os quais, muitas vezes, os concorrentes não apresentam tanta diferenciação entre si —, as características relacionadas à experiência que você entrega ao seu cliente podem se estabelecer como pontos realmente únicos da sua empresa. E isso começa no onboarding digital.

Quer entender mais sobre as soluções que vão ajudar você a construir esse onboarding digital do início ao fim, eliminando o back office e conseguindo processos até dez vezes mais rápidos? Clique aqui e entenda o que a idwall tem a oferecer ao seu negócio.

Você também está convidado a participar do Banking Innovation Forum, evento inteiramente online e gratuito que vai trazer debates relevantes sobre inovação, tecnologia e o futuro do sistema financeiro com a presença de grandes profissionais do mercado. O Banking Innovation Forum acontece de 28 a 30 de julho e você pode obter mais informações no site oficial do evento

atendimento-digitalAtendimento Digital
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Imobiliárias Os efeitos da pandemia no mercado imobiliário
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia Transformação Digital iFood Empresas: negócios digitais para o mercado B2B
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]