Estamos vivendo na era da informação e hoje a tecnologia está presente em diversas áreas de nossa vida. No campo não é diferente. A agricultura 4.0 já é uma realidade em grande parte das propriedades rurais hoje e não só as grandes empresas têm se beneficiado das tecnologias, mas também o pequeno produtor rural.

Nós reunimos algumas informações básicas para que você possa compreender melhor a revolução que está ocorrendo no campo e como a tecnologia está melhorando os resultados dos produtores. Mas antes, vamos entender:

O que é a agricultura 4.0 e quais as principais tecnologias que estão transformando o campo

O conceito de agricultura 4.0 é relativamente recente e diz respeito ao uso de diversas tecnologias para melhorar a produção, a logística e o financeiro das propriedades rurais.

Existem diversas soluções que estão sendo utilizadas para melhorar os resultados dentro de empresas agrícolas, como ferramentas específicas para esse fim e sistemas já em uso em outros nichos de mercado. Entre as principais que estão revolucionando o trabalho no campo estão:

Gestão

Há algum tempo, não se tratava a propriedade rural como uma empresa e por isso muitos produtores sofriam para administrar esses negócios. Essa realidade mudou e hoje é preciso investir em softwares de gestão, como ERPs, para garantir um controle total sobre todas as atividades.

Por meio desses sistemas, o produtor consegue acompanhar todos os setores da propriedade e verificar possíveis falhas que estão prejudicando os resultados da empresa.

Controle de produção

Existem alguns softwares no mercado que realizam um total controle de produção, auxiliando nas decisões sobre o que plantar, quando e onde. Esse tipo de informação pode ser crucial para um melhor aproveitamento das áreas produtivas da propriedade.

É possível também realizar um acompanhamento de produção, verificando atividades chave, como irrigação, uso de herbicidas, data de colheita e outros dados essenciais para o dia a dia de uma propriedade rural.

Maquinário moderno

O tempo em que a lavoura era tratada na base da enxada já acabou e ficou apenas na lembrança. Hoje, até mesmo as pequenas propriedades já contam com um maquinário moderno, como tratores e colheitadeiras.

Esse tipo de máquina agrícola pode ser turbinada com IoT ─ Internet das Coisas ─ para produzir ainda mais informações úteis ao gestor e melhorando a administração da propriedade.

Por exemplo, ao instalar sensores em estufas, conectados em tempo real a sistemas de gerenciamento, é possível verificar informações relevantes como temperatura, umidade e PH do solo e outros dados. Com isso o controle fica muito mais eficiente e a produção aumenta.

Big Data

A análise de dados é uma grande aliada para os produtores rurais e, para que isso possa ser feito, é necessário acumular uma quantidade massiva de informações. É nesse momento que entra em campo o Big Data.

Esse modelo de banco de dados relacional é capaz de suportar um tamanho gigantesco de armazenamento de informações, facilitando a análise preditiva de determinados eventos climáticos, por exemplo. Evitando assim, perdas na lavoura.

Inteligência Artificial

Hoje, sistemas de inteligência artificial estão alcançando cada vez um maior desempenho em suas atividades e, com isso, podem se tornar um diferencial para qualquer empresa.

Quando falamos em atividades rurais, nas quais a incerteza faz parte do dia a dia, investir em sistemas como esse pode auxiliar o produtor na análise de seus dados e identificar as melhores oportunidades para o negócio.

Como o agronegócio evoluiu ao longo dos anos

O setor do agronegócio no Brasil já passou por mal bocados, desde questões com a balança comercial até os problemas para realizar o escoamento da produção. Nosso país é muito grande e a infraestrutura das estradas não ajuda os produtores a vender seus produtos com eficiência.

Com isso, o setor agrícola evoluiu ao longo dos anos para enfrentar e minimizar os impactos desses desafios no resultado final. Uma das principais saídas encontradas pelos produtores para esses problemas é a busca pelo aumento de produção e eficiência logística.

Para alcançar esse objetivo são feitas pesquisas constantes na área, seja por parte da iniciativa privada, quanto por acadêmicos interessados na resolução dos problemas na área.

Nos últimos anos houve um aumento significativo no número de empresas e startups especializadas em desenvolver soluções e tecnologias para o campo, melhorando assim a produção do país como um todo.

Agrosmart é uma delas. A empresa fornece sensores em solo que se comunicam por rádio frequência com estações meteorológicas garantindo um melhor monitoramento da lavoura.

Outro exemplo é a Strider, que possui seu sistema de controle de pragas funcionando em mais de 700 fazendas espalhadas pelo Brasil, somando um faturamento de cerca de 10 milhões de reais por ano.

Resultados na agricultura

Para se ter uma ideia, um relatório emitido pelo CEMA ─ Comitê Europeu de Maquinário Agrícola ─ demonstrou que, no primeiro trimestre de 2017, fazendas alemãs que introduziram tecnologias digitais em seu ciclo de produção tiveram várias vantagens.

Entre elas estão o aumento de 10% de produção por hectare e redução de 18% no uso de agrotóxicos. Além de diminuição de 20% no diesel utilizado no maquinário. Esses benefícios são possíveis graças a melhor compreensão da produção e identificação de riscos e oportunidades que a tecnologia proporciona.

Previsões para o futuro da agricultura

Realizar previsões para o futuro é sempre algo incerto, no entanto, um fato é inegável. A tecnologia chegou para ficar no campo e o uso de soluções de TI nas propriedades é uma tendência sem retorno.

O que podemos esperar no Brasil é o aumento do número de pesquisas para aumento de produção e o desenvolvimento de cada vez mais soluções para auxiliar o produtor em seu dia a dia.

Outro ponto esperado é a diminuição do desperdício. Hoje um dos principais desafios encontrados no agronegócio, uma vez que muito da produção se perde durante o transporte e outras atividades logísticas, prejudicando o produtor e o consumidor final.

O impacto da evolução da agricultura em nossa sociedade

A população mundial tem aumentado a olhos vistos. Já ultrapassamos a marca de 7 bilhões de habitantes no mundo todo e com isso os desafios para alimentar todas essas pessoas só aumentam.

A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada para melhorar os processos de produção, diminuição de desperdícios e logística de escoamento de produtos. Utilizar todo potencial digital é a única saída para continuar melhorando os resultados no campo e acompanhar o crescimento populacional do mundo.

A agricultura 4.0 já é uma realidade e boa parte dos produtores brasileiros já estão adequando suas propriedades a esse novo conceito, buscando por soluções que possam lhes auxiliar e maximizar suas produções.

Quer conhecer ainda mais sobre a indústria de alimentos e a transformação digital pela qual ela está passando? Baixe agora este e-book e fique por dentro dessa revolução!

agronegocioAgronegócio
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia da Informação O papel do ERP no processo de Transformação Digital
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia da Informação Diferentes Clouds: o que é multicloud?
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]