Na última segunda-feira (13), a 99 anunciou o uso de tecnologia de reconhecimento facial para os motoristas. De acordo com as informações, a novidade tem como objetivo aumentar a segurança das corridas feitas pelo aplicativo.
O sistema foi desenvolvido por engenheiros brasileiros, norte-americanos e chineses. Para seu funcionamento, a 99 estabeleceu parceria com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) para que a plataforma seja capaz de identificar automaticamente o rosto dos condutores. Segundo a companhia, o aplicativo solicita imagens do rosto dos motoristas e o sistema valida a fotografia a partir do banco de dados do Denatran.
Além da tecnologia de reconhecimento facial, a ferramenta é equipada com inteligência artificial, responsável por verificar padrões de uso dos condutores. Com isso, o aplicativo pode solicitar novas checagens de identidade para que o motorista possa seguir dirigindo normalmente.
Segundo a 99, a tecnologia será aplicada regularmente a todos os motoristas cadastrados, tanto para a segurança do passageiro, quanto do condutor. Para Lívia Pozzi, líder de segurança em operações da companhia, a novidade vem como mais uma solução para aumentar a confiabilidade no aplicativo. “A segurança de passageiros e motoristas é a nossa prioridade. […] O reconhecimento facial se junta agora às demais ferramentas de proteção para os usuários, como as câmeras embarcadas e o botão de emergência.”