Para dar conta da competitividade nos espaços publicitários, as empresas vêm buscando novos métodos para garantir o engajamento em seus anúncios. Essa realidade não é difícil de ser percebida. Na verdade, basta acessar as redes sociais para se deparar com uma infinidade de marcas tentando vender seus produtos ou serviços.
Na televisão também não é diferente. Além dos comerciais, os programas de TV apostam o tempo todo em conteúdos para tentar despertar a atenção do público. Mas diante da saturação de informações, será que ainda é possível inovar e criar novas modalidades de anúncios? A NBCUniversal, emissora norte-americana, provou que sim. Para facilitar a vida do consumidor e a conversão do anunciante, recentemente o grupo anunciou o “ShoppableTV”, novo modelo de anúncios baseado em QR Code. Isso significa que os telespectadores poderão adquirir o conteúdo assistido utilizando o smartphone, bastando escanear a tela da TV para acessar o site de compra. Segundo as informações, um teste realizado com o modelo de anúncios aumentou amplamente as vendas do produto em experimento.
De acordo com Josh Feldman, vice-presidente executivo e head de marketing e advertising creative da empresa, a NBCUniversal está gerando resultados positivos com a criação de uma experiência ao vivo e em tempo real. “Ao combinar as marcas com nosso conteúdo premium, controlando cada estágio do funil de vendas e removendo as barreiras que os consumidores costumam encontrar entre ver um produto e adquiri-lo, nós estamos oferecendo às marcas um canal de vendas diretas para milhões de espectadores de todo o país”, explica.
Interessante notar que os “conteúdos compráveis” têm ganhado espaço como alternativa num momento em que parte do público começou a evitar as interferências publicitárias. Cada vez se torna mais comum a assinatura de serviços de streaming para se livrar dos anúncios, o que tem impulsionado a criação de fontes diferentes para gerar receita por parte das empresas de mídia. Com esse novo cenário, não poderia ser diferente: as recentes apostas estão relacionadas a novas maneiras de acessar o público, convencendo os anunciantes a utilizar novas ferramentas para atingi-lo.