6 motivos para adotar a técnica Pomodoro e ganhar eficácia no trabalho

Entenda como aplicar a técnica pomodoro e conheça seus maiores benefícios

Quando ainda era estudante universitário no final dos anos 80, o empresário italiano Francesco Cirillo desenvolveu um hábito de estudo simples que maximizou sua produtividade e reduziu a sensação de esgotamento.

Essa prática se tornou um dos hacks de gerenciamento de tempo mais estudados e praticados nas últimas décadas. Sua “Técnica Pomodoro” recebe o nome da palavra italiana para “tomate”, porque Cirillo usava um timer de cozinha em formato de tomate enquanto trabalhava.

Seu hack de gerenciamento de tempo tem sido popular desde os anos 90, devido a sua enorme eficácia comprovada pelas mais diversas pessoas. Recentemente, ela inspirou vários aplicativos móveis e foi escolhida como o método de produtividade mais popular entre os usuários do Lifehacker há alguns anos.

Como funciona a técnica Pomodoro?

Para essa funcionalidade, a Técnica Pomodoro pode ser resumida em 4 etapas, sendo elas:

Tempo de uso

Um pomodoro pode ser qualquer intervalo médio de tempo, tradicionalmente 25 minutos, que devem ser contados em um temporizador programado para o intervalo, com alarme indicando o término. Esse é o tempo que você vai se dedicar àquela tarefa inteiramente e com total concentração.

Trabalho focado

Depois de iniciar o temporizador, trabalhe intensamente na tarefa, sem nenhuma distração! Isso é fundamental para completar as etapas e atingir os objetivos.

Assim, não verifique seu telefone ou responda a um e-mail, nem abra uma nova guia no navegador, ou seja, não comece algo que não esteja relacionado à tarefa em si. Vale lembrar que se alguma muito importante interromper o fluxo, abandone o pomodoro e comece novamente mais tarde.

Momentos de descanso

Quando o tempo estiver completo, faça um intervalo de três a cinco minutos. Recomenda-se que você tome uma bebida ou faça uma tarefa organizacional rápida, como arrumar a mochila. Qualquer coisa que lhe dê uma certa distância do trabalho e de sua mesa.

Para essa etapa, tenha em mente que cinco minutos passam mais rápido do que você imagina, então não se comprometa com nada muito desgastante ou longo, ou será difícil voltar para a tarefa quando o intervalo acabar.

Pausa prolongada

A cada quatro pomodoros (ou “pomodori”, se você quiser manter a palavra em italiano), faça um intervalo mais longo, em torno de 15 a 30 minutos. Use isso para sair um pouco da “zona de conforto” e dê ao seu cérebro algum tempo para relaxar.

Esses são os princípios básicos da técnica, porém lembre-se que há muito espaço para customização! A produtividade pode ser algo bastante pessoal, assim, pode haver pessoas que necessitam de pomodoros com maior duração ou intervalos maiores. A ideia aqui não é fixar uma regra, mas sim organizar o tempo para que você consiga alternar trabalho e descanso.

Desse modo, acredita-se que sua mente não ficará tão cansada a ponto de, em determinado momento, desistir de uma tarefa.

Quais são os 6 motivos para usar a técnica Pomodoro?

01. Gerenciar e controlar seu tempo

Com a técnica Pomodoro, você vai assumir o controle do seu tempo. Desse modo, caso alguém se aproxime e queira conversar no meio de um pomodoro, use a seguinte abordagem: informe a pessoa que você está no meio de uma tarefa, porém não deixe de negociar e programar um momento em que estará pronto para ajudar. Então, quando estiver livre, chame a pessoa para voltar e conversar.

Quando as distrações são internas (redes sociais, e-mail, memes de gato ou o aniversário de sua mãe), escreva-as nos lembretes de seu celular ou post-its e adie até o final do seu pomodoro. Durante um intervalo, você pode rolar pela linha do tempo do Facebook, enviar ao seu amigo um novo meme engraçado ou pedir flores para sua mãe.

02. Aumentar a responsabilidade

Ao final de cada sessão de pomodoro, você deve separar um tempo para relatar tudo o que você fez. Isso é importante por dois motivos: fornece um registro de produtividade útil para os seus chefes e motivar ainda mais a rotina eficiente, visto que você estará constantemente vendo resultados.

03. Melhorar o planejamento semanal e trimestral

Além de aumentar sua própria responsabilidade, registrar as realizações facilitará o planejamento no futuro. Com o tempo, você poderá estimar quantos pomodoros serão necessários para concluir determinada tarefa.

Por exemplo, um redator de conteúdo pode notar que, em média, são necessários três pomodoros para criar um novo post de 500 palavras, um pomodoro para revisar o conteúdo e outro pomodoro para postar o artigo e fazer as chamadas de redes sociais.

04. Diminuir a dor nas costas e fadiga mental

A Técnica Pomodoro exige que a pessoa faça pausas regulares: você pode andar pelo escritório, se alongar, fazer um lanche ou encher a garrafa de água. Esticar as pernas evita o aparecimento de dores nas costas e nos ombros, resultados de muito tempo sentado e na mesma posição.

Da mesma forma, o intervalo permite que sua mente vagueie e se distraia por alguns minutos, o que reduz o cansaço do dia de trabalho. Assim, quando se sentir bem física e mentalmente, você vai voltar muito mais eficiente!

05. Manter a motivação

Quando você se aproxima do final de um pomodoro e seu trabalho está quase pronto, torna-se uma corrida emocionante contra o relógio para terminar antes de esgotar o  tempo. A emoção o motiva a trabalhar mais rápido, mesmo quandojá foram feitos alguns pomodoros. Essas pequenas explosões de adrenalina aumentam com o tempo e, consequentemente, influenciam na quantidade de trabalho feita.

06. Focar no processo, não no resultado

Outra grande vantagem da técnica Pomodoro é que ela mantém o usuário focado na execução da tarefa ao invés do resultado. Isso diminui bastante a ansiedade e reduz os níveis de desistência.

Quando ficamos concentrados no resultado, ao supormos que ele não vai se realizar, perdemos totalmente a motivação para a tarefa. Por outro lado, se o foco for no  processo e na conquista de mais pomodoros, a tarefa vai se realizando aos poucos e, quando você menos esperar, estará próxima do fim.

A técnica Pomodoro é muito simples e não tem nenhum segredo, não é mesmo? Por isso, aplique-a o quanto antes na sua rotina e eleve sua eficácia para outro patamar. Para isso, não é preciso muito, basta baixar um aplicativo no seu celular e personalizar o timer de acordo com sua rotina de trabalho. Tudo só depende de você!

E aí, o que você achou da técnica Pomodoro?


Continue aprendendo

 

Empreendedor Digital | Programador

É um programador que gosta de criar negócios digitais. Com um estilo de vida de Nômade Digital, trabalha remotamente para ajudar as empresas na sua Transformação Digital enquanto viaja pelo mundo. Sempre em busca de conhecimentos, procura estar a frente do mercado para que possa tomar decisões assertivas.