Atravessar as ruas nem sempre é simples, principalmente nas cidades grandes. Apesar de terem os botões que podem ser acionados por pedestres, geralmente os semáforos não respondem de forma adequada.

Para facilitar a vida dos pedestres, pesquisadores austríacos desenvolveram uma possível solução: os próprios semáforos identificarão as intenções de quem está andando pelas ruas. Na novidade, os semáforos serão equipados com câmeras capazes de detectar pessoas que desejam atravessar as vias.

De acordo com informações do Engadget, o sistema de visão computacional é capaz de explorar as áreas e enviar sinais para que a sinalização mude em questão de segundos. Flexível, a solução pode estender o tempo de sinal verde quando houver grandes grupos de pedestres ou ficar vermelho casos as pessoas mudem de ideia.

Uma das preocupações levantadas sobre a novidade é a questão da privacidade dos cidadãos, mas os pesquisadores garantem que não há razões para receios. Segundo os desenvolvedores, o sistema depende apenas de informações geométricas para avaliar a intenção dos pedestres, não sendo possível reconhecer os indivíduos durante a captação de imagens.

Para colocar a solução em prática, a companhia Günther Pincher já está trabalhando na instalação dos semáforos inteligentes em Viena. A previsão é de que os sistemas de botões sejam substituídos até o final de 2020 em locais selecionados.

transporteTransporte
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Telecom 43% dos brasileiros consideram o celular parte indispensável de suas vidas
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Transformação Digital Ambientes de trabalho multiculturais geram receita 19% maior
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]