A transformação digital teve um impacto direto sobre o mercado de marketing no mundo, provendo formas de divulgação e criação de campanhas online nas mais variadas plataformas. Como, então, pode se dar a transição de agências tradicionais para digitais?
O mercado de marketing, que, antes, era dominado por alguns grandes players principais e pequenas agências menores focadas em mercados regionais e locais, teve uma grande reviravolta por conta da tecnologia e tornou-se um ambiente que permite a entrada de qualquer um.
Aqui, vou mostrar a você como as agências tradicionais podem trabalhar para também buscar um espaço nesse novo mercado e conquistar o título de agência digital, trabalhando com serviços off e on:
O mercado de marketing digital
A transformação digital aliada ao surgimento das novas tecnologias criou um ambiente propício ao crescimento do número de agências digitais e profissionais liberais que trabalham com marketing, tornando o mercado altamente competitivo.
Contudo, as plataformas pelas quais as empresas se comunicam com o consumidor final, criando suas campanhas e anúncios, são dominadas por duas principais empresas: o Google e o Facebook.
Segundo uma pesquisa recente realizada pelo eMarketer nos EUA, os investimentos em marketing digital nas duas plataformas, no ano de 2017, no país, ultrapassaram os US$ 59 bilhões.
Juntas, elas foram responsáveis por receber cerca de 61% de todo o investimento em marketing digital na terra do tio Sam. Isso demonstra que a concorrência existe apenas no nível das agências e profissionais que atuam no mercado.
A transição de agências tradicionais para digitais
O surgimento do mercado de marketing digital teve um impacto direto sobre a receita das agências tradicionais, uma vez que os serviços digitais costumam ser mais baratos e alcançar a audiência exata desejada pelo cliente.
Por conta disso, desde o surgimento desse mercado, agências tradicionais têm buscado se tornar digitais, mas acabam não atingindo esse objetivo, e uma das principais razões é continuar pensando e agindo como uma agência tradicional.
A frase se tornou um clichê, mas nem por isso deixa de ser verdade: as marcas precisam estar online, pois os consumidores também estão. Com isso, existe a necessidade de as agências tradicionais encontrarem espaço nesse mercado com a mudança de sua visão sobre marketing e sobre como ele funciona.
Desafios
A mudança de abordagem é um dos principais desafios da jornada na busca por se tornar uma agência digital. É preciso ter paciência para entender toda a dinâmica desse mercado e o que os clientes buscam quando procuram por uma agência.
A criação de um novo portfólio também pode ser um problema quando você conta com profissionais que estão acostumados a lidar apenas com produtos tradicionais. Outro ponto que pode prejudicar essa transição são seus processos, afinal, se os produtos e serviços são digitais, os processos também precisam ser.
Oportunidades
Mesmo que o mercado de marketing digital já esteja bem servido de agências e profissionais liberais, ele é mutável e, com isso, novas oportunidades surgem todos os dias. Nós falamos acima sobre as principais plataformas de campanhas online hoje, porém essa realidade pode mudar a qualquer momento e novas skills podem ser necessárias.
Além disso, especializar-se em uma plataforma, como o YouTube, ou o Instagram, também pode ser uma ótima maneira de se diferenciar do restante da manada, garantindo a atração de clientes interessados nessa expertise.
As dicas para a transição entre tradicional e digital
Reunimos algumas dicas simples, porém eficazes, na hora de realizar a transição de uma agência tradicional para o mundo digital e para que você possa passar com sua equipe por essa jornada com o mínimo de turbulência possível.
Crie um portfólio de serviços digitais
O primeiro passo na transição entre tradicional e digital é a criação de um portfólio de serviços que possa suprir a necessidade dos clientes desse mercado. É preciso criar um conjunto de produtos dentre as mais variadas abordagens.
Antes mesmo de criar a presença online de seus clientes, você deve criar a presença de sua própria marca na rede, com a entrada nas mídias sociais, a criação de um site e a divulgação de seu novo portfólio online.
Reformule seus processos
Trabalhar com marketing digital é muito diferente de uma abordagem tradicional. Boa parte de seus processos, utilizados em suas campanhas, pode não surtir efeito ao buscar pela presença online.
Por conta disso, é preciso entender o processo de marketing digital e reformular os seus procedimentos para que se adequem a esse novo modelo. Por exemplo, campanhas digitais costumam dar um retorno de eficiência muito mais rápido, permitindo a adaptação em caso de fracasso e a coleta de dados em tempo real para as próximas tomadas de decisão.
Leia também: Superando os novos desafios na gestão de agências
Contrate pessoas especializadas
Em uma agência tradicional, todos os profissionais estão envolvidos com as atividades tradicionais de marketing e podem não ter nenhum tipo de conhecimento no mundo digital e suas plataformas.
Com isso, o ideal é que você busque no mercado por alguns profissionais com vivência nessa realidade para que eles possam trazer esse conhecimento para dentro de sua agência e dividi-lo com sua equipe.
Venda resultados
Outra diferença básica entre agências tradicionais e digitais é a apresentação na hora de buscar por leads qualificados no mercado. Enquanto o mercado tradicional apresenta um portfólio de produtos, o digital apresenta resultados.
Apresentar cases de sucesso é uma forma muita mais efetiva de se diferenciar dos demais players, pois demonstra aos clientes que você e sua equipe têm pleno domínio acerca das ferramentas digitais.
Aprenda a dinâmica das ferramentas do mercado
Conhecer e dominar as ferramentas digitais é outro passo fundamental para entrar no mercado de marketing digital. Mesmo que a maioria dos investimentos seja realizada apenas em algumas plataformas, outras estão começando a aparecer, e investir em conhecê-las pode ser uma boa ideia.
A importância de serviços off e on
A publicidade tradicional pode ter diminuído a sua receita, mas o mercado continua vivo e com várias oportunidades para as agências de marketing que ainda atuam no segmento.
Com isso, a migração para serviços digitais é algo importante para as agências tradicionais, mas a integração de campanhas entre off e on também mantém o seu papel na estratégia das empresas.
Mesmo que a Internet tenha dominado o cenário do marketing atualmente, alguns nichos ainda não podem ser encontrados tão facilmente na rede, o que demonstra a necessidade de manter serviços tradicionais de marketing na agência mesmo após a mudança.
A transição de agências tradicionais para digitais é necessária para que sua empresa possa atrair mais clientes e manter o crescimento de suas receitas, porém, é preciso ter calma para que o processo possa obter sucesso.
Quer mais dicas para efetuar essa transição de forma eficiente? Então entenda como a mobilidade para agências digitais pode ajudar você!