O grupo Boticário lançou os primeiros perfumes produzidos com auxílio de inteligência artificial do mundo. De acordo com informações da Revista Exame, as novidades fazem parte da marca Egeo, que tem como foco o público jovem, disponibilizadas em duas versões: “On you” e “On me”.

Para o desenvolvimento dos perfumes, a companhia utilizou o sistema Phylira, criado pela IBM em parceria com a Symrise, produtora de aromas e fragrâncias. Segundo o grupo, o objetivo foi alcançado graças a milhões de dados sobre ingredientes, história da perfumaria, fórmulas e taxas de aceitação do público. O resultado do cruzamento das informações foram duas combinações de fragrâncias compostas por flores, especiarias, frutas, madeiras, entre outros.

Apesar dos novos perfumes terem sido criados a partir de IA, O Boticário garante que os perfumistas continuam sendo imprescindíveis no processo, e que a profissão não deve ser substituída pelas máquinas.

“Existem menos perfumistas no mundo do que astronautas. Eles combinam um grande conhecimento sensorial com um vasto conhecimento sobre ingredientes. A utilização de inteligência artificial no processo de criação ajuda a captar e refinar a afinidade das pessoas com diferentes caminhos olfativos e isso vai ajudar os perfumistas a criar produtos que tenham poder de empatia maior”, explica Alexandre Bouza, diretor de marketing da companhia.

A novidade surgiu como mais uma aposta do grupo para o crescimento da marca. Unindo a tecnologia com a perfumaria tradicional, a empresa espera ganhar ainda mais espaço no consumo de perfumes nacionais.

“O consumidor médio brasileiro tem a percepção de que produto estrangeiro tem melhor qualidade. Em avaliação de produtos blind test [teste às cegas], sem definir marcas, muitas vezes os consumidores até preferem os produtos feitos no Brasil. Nestes testes, nossos produto superam os internacionais. Por conta disso, achamos importante reforçar a qualidade do que fazemos e falar do que nos inspira. Vemos a perfumaria como uma combinação entre técnica, ingredientes de qualidade e o trabalho do perfumista, para fazer combinações interessantes e atuais que tragam prazer olfativo”, finaliza Bouza.

Equipe TD

Conectamos pessoas e empresas à Transformação Digital para simplificar e democratizar o futuro.

transformacao-digitalTransformação Digital
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Transformação Digital Salesforce anuncia plataforma de blockchain para CRM
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Financeiro Via Varejo anuncia lançamento de banco digital
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]