Os grandes cases de Transformação Digital sempre têm em comum um ponto fundamental: uma liderança coesa, preparada e que patrocina esse movimento dentro da organização. 

Uma liderança como essa não nasce da noite pro dia: é preciso que estes líderes sejam preparados para conduzir e liderar o processo de transformação de forma genuína. Afinal, ao longo do processo conversas difíceis deverão ser feitas e grandes decisões deverão ser tomadas para que a organização avance em conjunto no mesmo movimento. 

Em um contexto de mudança, todo conflito ou desconforto pré-existente entre áreas e líderes pode ser potencializado e acabar se tornando um risco ao sucesso da transformação. 

E quais os principais pontos a serem trabalhados para preparar o tipo de liderança capaz de lidar com estes desafios?

Em nossos projetos, nós traduzimos essa preparação em 3 grandes Cs: Confiança, Colaboração e Coragem.

Sem Confiança não há Colaboração

Mas apenas a Colaboração, sem a Coragem, não é capaz de nos levar além de onde já chegamos. 

Portanto, a Coragem é fundamental para a transformação. 

FORTALECENDO A CONFIANÇA

A confiança vem da combinação de diversos elementos, entre eles o conhecimento e a aplicação prática deste conhecimento absorvido. 

Esse é um dos pontos mais críticos para uma liderança no movimento da transformação. 

Os líderes podem ser enviados para uma “Missão China” ou uma “Missão Vale do Silício” – investimentos em vivências e formações em que o líder retorna para a empresa com um discurso impecável sobre a Transformação Digital. 

Entretanto, se o líder não aplica e traz essa experiência para o seu dia a dia com as equipes e pares, a fala perde confiabilidade e credibilidade. Um bom exemplo são os líderes que defendem a autonomia como um ponto essencial para a Transformação Digital, porém continuam com uma gestão “comando-controle” com sua equipe. Aqui Walk the Talk é fundamental, e para desenvolver o líder nesse sentido o trabalho de mentoring é a melhor ferramenta.

O líder que entra em um movimento de Transformação orientado pelos motivos errados pode se tornar um futuro detrator do processo. Por isso, no início da Transformação Digital, trabalhamos para que a liderança possua um foco comum e genuíno, que crie sentido para todos, inspirando a confiança entre os líderes e para as equipes. 

DESENVOLVENDO A COLABORAÇÃO

Depois de trabalhar a Confiança é importante criar formas de trabalho e sistemas que estimulem a Colaboração entre os líderes da organização.

Algumas destas formas podem ser: estabelecer rituais, reconhecer as boas práticas colaborativas, dar menos espaço para que haja a figura do líder-herói e promover a figura do Líder-Colaborativo. 

Entre as mudanças estruturais mais comuns que realizamos nas empresas em transformação para reforçar esse comportamento estão a implantação do modelo de gestão por OKR e o redesenho do Sistema de Gestão de Desempenho. 

CULTIVANDO A CORAGEM

Em um movimento de Transformação Digital a liderança precisa ter Coragem para experimentar, ousar, arriscar e tomar decisões de forma ágil. 

Liderar a Transformação Digital de uma grande empresa significa muitas vezes ter que ser vanguarda e dar o primeiro passo – o que pode ser assustador. O que mais aprendemos em nossos projetos de Transformação Digital é que não há uma jornada única; não existem fórmulas ou frameworks que se apliquem a qualquer negócio.

Então, de uma forma ou de outra, o caminho que a Liderança deverá percorrer é um caminho ainda não desbravado. É preciso que se tenha coragem para defender perante as equipes, o mercado, acionistas e investidores a mudança em que se acredita.

Construímos nas empresas em Transformação um ambiente que favoreça e provoque essa coragem. Nosso objetivo nos movimentos de Transformação é gerar o equilíbrio entre um cérebro de empresa grande e um coração de startup – criando assim sistemas formais que fomentem a inovação e o intraempreendedorismo. 

O movimento de transformar digitalmente uma empresa está longe de ser simples, assim como também não é simples desenvolver líderes inovadores, capazes de fomentar e sustentar essas ações.

Ter um roadmap claro para a execução da Transformação Digital e poder contar com apoio de quem já liderou esse tipo de transformação em cenários diversos facilita e acelera essa jornada. 

Na Ekantika Consultoria somos um time de profissionais com ampla experiência liderando grandes transformações. Aplicando metodologias clássicas de forma evolutiva e customizada, com um olhar atual e ágil, estamos na vanguarda da Transformação Digital no Brasil, desenvolvendo lideranças e construindo processos em conjunto com nossos clientes.

Estamos prontos para caminhar junto com a sua organização e calcular as rotas do desenvolvimento, na velocidade do seu negócio, pelos caminhos da Transformação Digital. 

Clique aqui para conhecer mais sobre a Ekantika e como impulsionamos a evolução de diversos tipos de negócio. Conte conosco na sua jornada!

transformacao-digitalTransformação Digital
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos Quais são as principais tecnologias para gestão de RH?
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Financeiro Automação financeira: descubra as principais dores resolvidas com um painel inteligente
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]