Para dar conta das transformações digitais, as empresas vêm investindo fortemente em análise de dados. De acordo com pesquisa realizada pela Market Research Future, a previsão é de que o setor de analytics atinja um valor de mercado de US$ 77,64 bilhões até 2023. Segundo os especialistas, a maior motivação para o crescimento da área é a tendência das organizações se tornarem digitais.
Por estar em constante evolução, a análise de dados é capaz de otimizar o funcionamento dos negócios. Utilizando as tecnologias certas, as empresas digitais podem adotar estratégias fundamentais para competir no mercado cada vez mais acirrado. Confira quais são as principais tendências em análise de dados para os próximos meses que podem fazer a diferença nos seus negócios.
1. Mudança de cultura
Analistas deixam claro que um dos maiores desafios para a transformação digital é a mudança de mentalidade organizacional sobre o assunto. Para acelerar o processo, é fundamental que toda a empresa entenda a necessidade e o objetivo da análise de dados. Para que o conhecimento seja difundido, as organizações devem mudar sua liderança, focando-a na disseminação da nova cultura. Com todos os colaboradores entendendo a importância e os fundamentos da análise de dados, a empresa poderá contar com novos insights e soluções para melhorar suas operações.
2. Voltando para o básico
Nos últimos anos, os olhos de quem está empenhado nas transformações digitais se voltaram para tecnologias complexas, incluindo deep learning, redes neurais e aprendizado de máquina. Apesar da tendência ser a continuação do investimento nessas áreas ao longo dos próximos anos, especialistas acreditam que muitas empresas voltarão sua atenção para o básico. Os analistas concordam que a empolgação com a inteligência artificial fez com que muitas organizações desviassem o foco das utilidades da análise de dados. Voltando a concentração para os recursos mais básicos, as empresas podem aprender mais sobre como potencializar seu processo de digitalização.
3. Automação
Para os especialistas, a automação vai se tornar cada vez mais importante nos próximos anos. O aumento da complexidade dos dados tem extrapolado a capacidade das abordagens manuais. Dessa forma, o gerenciamento de dados tende a ser automatizado para que as empresas tenham mais agilidade. Grande parte dos cientistas de dados afirma que perdem muito tempo em tarefas repetitivas, como engenharia de recursos, preparação de dados e seleção de algoritmos, tarefas que podem ser automatizadas, facilitando o trabalho dos profissionais.
4. Dados de terceiros
Uma das tendências para os próximos meses é a utilização de dados de terceiros por parte de empresas que tenham programas analíticos mais avançados. Segundo os analistas, essas iniciativas permitirão o exame contínuo do cenário de mercado e a promoção de processos simplificados de avaliação de fontes de dados, incluindo análise de riscos, questões legais e contratações. O investimento nesse tipo de tecnologia auxilia na tomada de decisões e no planejamento de estratégias a partir da análise de indicadores relevantes para os mais variados setores.