Dirigir pode ser uma das tarefas mais estressantes do dia, principalmente em grandes metrópoles com trânsitos que tiram qualquer um do sério. Pensando em tornar a condução mais agradável, a Jaguar Land Rover (JLR) desenvolveu um sistema de inteligência artificial capaz de acalmar os motoristas.

O experimento utiliza uma câmara voltada para o condutor e um software que analisa as expressões faciais para determinar o humor do usuário. Dessa forma, o sistema pode ajustar automaticamente o ambiente, como a temperatura e iluminação do veículo, para tornar a experiência mais tranquila. De acordo com informações do Digital Trends, o sistema pode, por exemplo, reduzir a temperatura da cabine caso o motorista demonstre sinais de cansaço ou selecionar determinadas playlists de músicas conforme a situação.

A montadora também está testando uma versão do sistema projetada especialmente para os passageiros do banco traseiro. Com a câmera localizada nos encostos de cabeça, a plataforma busca tornar a viagem dos usuários o mais relaxante possível, escurecendo as luzes e elevando a temperatura para estimular o sono nas pessoas.

Até o momento, os sistemas de detecção de humor estão em fase experimental, mas poderão ser incorporados nos futuros carros da JLR. A companhia está testando diversas ideias para melhorar o conforto e bem-estar de motoristas e passageiros, portanto, a expectativa é de que os veículos sejam equipados com novas tecnologias em breve.

Vale destacar que o grupo Jaguar Land Rover não é o único interessado na tecnologia de detecção de humor. Recentemente, a Kia apresentou seu próprio sistema experimental baseado em soluções de atenção a motoristas. A BMW, Cadillac, Volvo e Subaru também já estão utilizando câmeras em seus veículos para detectar distrações e fadiga.

tecnologiaTecnologia
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Startups Empreendedorismo com inovação: por onde começar
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Inovação Tecnologia Domino’s utiliza IA para melhorar qualidade de suas pizzas
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]