A tecnologia está muito presente no nosso dia a dia. E em relação a área da saúde isso não é diferente, ao longo dos anos é notável identificar os avanços que a tecnologia proporcionou. Precisão de diagnósticos, exames e procedimentos menos invasivos, promovem uma melhor qualidade de vida aos pacientes, facilitando também o trabalho dos profissionais da área da saúde.

Além disso, com os avanços da tecnologia é possível encontrar diversos software médicos que auxiliam a gestão dos profissionais da área da saúde. Estes softwares auxiliam o gerenciamento da clínica, permitindo que o profissional foque no seu principal objetivo: o atendimento do paciente.

No entanto, seja por falta de conhecimento ou receio, muitos profissionais ainda não conseguiram adotar a tecnologia na sua clínica.

Neste artigo, vamos abordar a segurança das informações com o uso de um software médico na nuvem e as vantagens de utilizar essa tecnologia. Acompanhe:

Segurança dos dados

Para uma clínica ou um consultório, os dados do paciente têm uma importância ímpar, por isso a preocupação de muitos profissionais em utilizar um software médico para gerir a clínica.

Mas você sabia que os prontuários de papel apresentam um risco maior? O prontuário de papel pode ser visto por qualquer pessoa que tenha acesso a clínica, além de sofrer com imprevistos como perda ou até mesmo incêndios. Outro ponto importante é que com o prontuário de papel, a clínica precisa ter um espaço físico que comporte todas essas informações, ou seja, há um grande acúmulo de papéis e desperdício de espaço.

Outro ponto importante que precisa ser mencionado é que quando uma clínica possui um sistema médico instalado no computador, outros tipos de imprevistos também podem acontecer, como comprometimento da placa mãe do computador, um vírus que pode afetar a utilização do notebook ou até mesmo uma simples atualização do sistema operacional.

Dessa forma, nessas duas situações tanto o sigilo dos pacientes como também todo o trabalho da equipe da clínica podem ficar prejudicados.

Então, qual a melhor opção?

Softwares médicos

Com a evolução da tecnologia na área da saúde surgiram os softwares médicos. Estes oferecem mais agilidade e praticidade para os profissionais da área da saúde que podem gerir as suas clínicas com mais eficiência e permitem que o atendimento aos pacientes seja de qualidade.

Os softwares médicos promovem uma tranquilidade maior para que o profissional da saúde tenha mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: seus pacientes. Enquanto a ferramenta organiza, otimiza as tarefas administrativas dentro da clínica.

Por meio desses sistemas médicos, é possível organizar os agendamentos dos pacientes, elaborar prontuários eletrônicos personalizados e até mesmo ter uma melhor gestão financeira da clínica, propiciando muitas vantagens tanto para os profissionais da saúde, quanto para a equipe e consequentemente para os pacientes.

No entanto, alguns profissionais da área da saúde têm certo receio de utilizar esses tipos de sistema, com uma preocupação quanto a perda de dados ou acesso de terceiros às informações dos seus pacientes e da clínica. Entenda aqui porque não há necessidade de ter esse receio:

Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem é um tipo de serviço que possibilita o armazenamento dos dados a um outro sistema de armazenamento externo a partir do momento em que ocorre a transferência das informações, seja por meio da internet ou por qualquer outro tipo de rede. Atualmente, existem diversos tipos de armazenamento em nuvem, e com certeza você já se deparou com algum deles. O Google Fotos, por exemplo, é um serviço de armazenamento em nuvem.

A tecnologia em nuvem apresenta uma segurança bem maior que os modelos tradicionais. Isso porque todos os dados ficam protegidos em camadas de segurança, que adotam regras de Segurança de Informação muito rígidas, como as que são utilizadas em bancos.

Dessa forma, com os softwares médicos, os profissionais não precisam se preocupar pois todos os dados dos pacientes e da clínica são criptografados, ou seja, os dados são codificados de forma que apenas o profissional de saúde possui autorização para acessar as informações, evitando invasão das informações ou até mesmo roubo dos dados.

Além disso, com o armazenamento em nuvem é possível acessar as informações da clínica, os dados do paciente, ou até mesmo realizar a gestão financeira de onde estiver, 24 horas por dia. Como as informações estão armazenadas na nuvem, o profissional pode acessá-las de qualquer dispositivo e em qualquer lugar.

Quer saber um pouco mais sobre o tema e ver se você precisa de um sistema em nuvem? Confira esse material exclusivo!

Felipe Lourenço

CEO na iClinic Felipe Lourenço é especialista em Informática e Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). É co-founder & CEO do iClinic, um software online de gestão que organiza as informações de clínicas e consultórios de maneira simples e intuitiva, tornando os processos mais inteligentes e produtivos.

saudeSaúde
Vendas Retenção de Clientes: como a recorrência pode ampliar sua carteira de clientes
Gestão Imobiliárias A urgência do Growth Mindset nas empresas