A transformação digital é essencial para o sucesso dos negócios, redefinindo e revolucionando a forma de trabalhar de empresas em todo o mundo. Os investimentos na digitalização já estão apresentando impactos positivos. De acordo com o CIO.com, cerca de 89% dos líderes de TI afirmam que os esforços em inovação foram moderadamente ou muito bem sucedidos, com 28% impulsionando iniciativas de transformação digital com mais frequência.

Pensando nas tendências de inovação, especialistas e líderes de TI relatam a necessidade de optar por soluções que agreguem valor e otimizem os processos das empresas. Com novas tecnologias surgindo a cada dia, as análises mostram quais ferramentas estão aquecendo o mercado e quais estão perdendo espaço. Confira.

1. Insights sobre o consumidor

A melhor percepção sobre o consumidor a partir de inteligência artificial, aprendizado de máquina e Analytics continua a ser tendência. A exploração desses recursos garante vantagens competitivas, já que melhoram a experiência do cliente, tornando-a cada vez mais personalizada.

2. Nuvem privada

A nuvem faz parte das principais soluções de TI há cerca de dez anos, e sua adoção segue crescendo. Porém, o uso de nuvens privadas estão perdendo espaço no mercado. O que se vê hoje é a implantação de serviços de nuvens públicas que, além de mais econômicas, são mais adequadas a empresas que buscam ganhar maior poder tecnológico com escalabilidade ilimitada e recursos sob demanda. Nos próximos dois anos, a previsão é de que os gastos mundiais em serviços e infraestrutura de nuvem pública atinjam US$ 210 bilhões.

3. Parcerias de TI

As empresas estão repensando formas de resolver problemas, alterando as formas como os trabalhos são executados. Por isso, uma das maiores tendências para a transformação digital é a integração dos CIOs com equipes de TI especializadas. Para os analistas, essa é uma forma importante para entender as dificuldades e as oportunidades dos negócios. Deixando a batalha pela centralização do poder da digitalização de lado, as mudanças estratégicas podem ajudar as organizações a atingir suas metas a partir de uma visão mais clara sobre as tendências tecnológicas emergentes e as necessidades corporativas.

4. Blockchain

Apesar de ser uma área a ser cada vez mais explorada, especialistas acreditam que ainda levará um tempo para que a tecnologia de Blockchain seja utilizada de forma simples na maioria dos modelos de negócios. Pesquisas realizadas recentemente mostram que apenas 14% dos líderes de TI consideram o blockchain como prioridade máxima, por ser uma solução ainda em processo de maturação.

5. Design Thinking

Com as mudanças entre as áreas de negócios e TI, surge a necessidade de utilizar o design thinking para a criação de projetos de maior qualidade e a implementação de soluções para a identificação e resolução de problemas organizacionais. O design thinking oferece vantagem competitiva, permitindo a entrega de resultados mais rapidamente e a adoção das ferramentas certas para atender as necessidades da empresa. Nesse sentido, é tendência entre as grandes empresas a transformação da cultura empresarial em modelos mais dinâmicos e menos hierárquicos, com investimentos no engajamento dos colaboradores.

6. Realidade virtual e realidade aumentada

Apesar de haver uma série de soluções interessantes em realidade virtual, aumentada e mista para as indústrias, saúde e entretenimento, alguns especialistas não consideram as soluções como prioridade neste momento. Em estudos feitos recentemente, apenas dez por cento dos líderes de TI afirmaram que investiriam em tecnologias RA/RV em 2019.

7. Equipes multifuncionais

Com a integração da equipe de TI com os demais setores organizacionais, parece que os dias de responsabilidades completamente definidas estão contados. Para os analistas, uma das maiores tendências da transformação digital é a construção de times multifuncionais, com seus membros alcançando cada vez maior autonomia e descentralização de poder.

8. Equipe de TI como parte da empresa

Para os especialistas, a visão da equipe de TI como setor separado da empresa está esfriando. Nas organizações de sucesso, os resultados positivos estão diretamente ligados com a aproximação da tecnologia com os negócios. Nesse sentido, surge a necessidade das empresas não só iniciarem movimentos de adoção de novas tecnologias, mas também de vincular os esforços de transformação digital com os resultados esperados das operações.

Bônus: Maturidade organizacional

O principal ponto das tendências digitais é, sem dúvida, a maturidade organizacional. Observar as tendências tecnológicas e ter criticidade sobre o que deve ou não ser aplicado aos modelos de negócios torna as empresas mais eficientes e mais preparadas para lidar com a concorrência a longo prazo.

tecnologia-da-informacaoTecnologia da Informação
Recursos Humanos A revolução do RH com o People Analytics
Saúde Startups Tecnologia Empresa lança pulseira para rastreamento de fertilidade