Nos últimos anos, tem ficado cada vez mais evidente que há alguns fatores envolvidos no sucesso de uma empresa. Além do uso correto de recursos, o bem-estar de funcionários, por exemplo, é um fator cada vez mais evidente no desempenho de uma equipe e nos resultados gerais obtidos dentro do seu negócio. É por isso que os empreendedores estão investindo mais nesse ponto.

No entanto, a questão aqui é como promover esse bem-estar. Certamente, há muitas coisas que podem ser feitas, tanto no âmbito mais geral quanto no mais específico de cada setor. Neste post, vamos falar de algo que seu negócio pode fazer e que se aplica a quase todo colaborador: oferecer benefícios inovadores.

A seguir, vamos explicar como os benefícios flexíveis podem ser formas compensadoras para seus colaboradores, para ir além dos benefícios  convencionais. Eles são uma prática comum em vários negócios, e diversificá-los em sua empresa pode lhe trazer várias vantagens. 

Quer entender melhor sobre? Então acompanhe!

Por que o bem-estar de funcionários é tão importante para a empresa?

Em primeiro lugar, é sempre bom esclarecer que uma equipe saudável — seja mental, física e emocionalmente — é indispensável para assegurar o sucesso de qualquer negócio. 

E, alguns dos principais impactos que o bem-estar de funcionários tem sobre seu desempenho estão a seguir.

Reflexo na produtividade

Como já mencionamos, um time satisfeito e saudável em todos os parâmetros também consegue trabalhar melhor ao longo do dia. Isso inclui estarem sempre bem alimentados, não terem problemas de saúde recorrentes. Em síntese, terem suas necessidades básicas atendidas de forma geral. Além disso, benefícios como o vale-alimentação e transporte são uma ótima forma de assegurar essa parte.

Assim como o acesso à cultura, ao entretenimento e à boa qualidade de vida em geral também têm reflexo direto no desempenho de um colaborador no dia a dia. Se cada indivíduo está mais satisfeito em sua função, é devidamente compensado e não tem que se desgastar demais para cumpri-la, certamente será mais produtivo.

Retenção de talentos

A qualidade do ambiente de trabalho é um fator de grande peso para profissionais de alto nível, os quais possuem mais liberdade para escolher onde desejam trabalhar. Caso a rotina ou o local prejudiquem o bem-estar dos funcionários, então é bem mais difícil reter aqueles que apresentam melhor desempenho.

No fim das contas, esse é um investimento a longo prazo. Se você conseguir manter uma equipe de maior qualidade e mais empenhada, verá um retorno direto na produtividade de cada setor. E, claro, isso também influencia o crescimento estrutural do seu negócio ao longo do tempo.

Employer branding

Muitos falam em construir a marca de um negócio quando comentam sobre seus produtos, mas pouco se menciona sobre ter uma marca como contratante. É a isso que o employer branding se refere. 

Ou seja, podemos transformar o colaborador em promotor da marca, com a finalidade construir e manter uma imagem positiva da organização no mundo empresarial. Se a imagem do seu ambiente de trabalho for positiva, então também é mais fácil atrair e engajar novos colaboradores de talento.

Claro que isso não pode ser falso, somente da porta para fora. Assim que um novo colaborador entra na empresa, ele verá se a imagem de bom ambiente de trabalho é ou não verdadeira. E a decepção pode prejudicar bastante a imagem do seu negócio, seja como contratante ou como um negócio de forma geral.

Clima organizacional mais positivo

Por fim, mas não menos importante, promover o bem-estar da sua equipe afeta mais do que o indivíduo. Afinal, se os colegas de trabalho também estão em melhores condições, as chances de desentendimentos e atritos na rotina, tendem a ser bem menores, além de ter funcionários mais felizes. Isso acontece especialmente em setores com alta demanda e altos níveis de estresse.

Garantir que todos estejam no melhor estado mental possível facilita interações sociais, contribuindo para um clima organizacional mais acolhedor e promovendo o trabalho em equipe. Essas são coisas que, a médio e longo prazos, têm um impacto bem mais positivo na rentabilidade do seu negócio.

Como os benefícios influenciam no bem-estar de funcionários?

Agora que você entende a importância do bem-estar da sua equipe, o próximo passo é entender o papel dos benefícios aqui. Veja alguns exemplos.

Equipe mais motivada

Enquanto alguns benefícios são considerados essenciais e obrigatórios em qualquer proposta de trabalho, outros são tidos como um “extra”. A ideia é que, quanto mais desses forem oferecidos e em maior volume, maior tende a ser a motivação do seu time na rotina, promovendo a saúde organizacional.

A lógica é a mesma de ter um bom salário: já que a compensação é boa, não há tanta frustração em relação às partes mais difíceis do trabalho. Basta que você saiba quais benefícios são mais interessantes para sua equipe, leve em consideração que somente o VR e VA não são suficientes, uma vez que em muitos casos são obrigatórios e nem sequer vistos como benefícios.

Além da garantia do básico para seus colaboradores

Alguns benefícios são mais seguros para manter a qualidade de vida e o bem-estar dos funcionários. Se você oferece um vale-refeição, alimentação, passagem ou qualquer outro do tipo, tem alguma garantia de que sua equipe terá acesso a esses serviços, independentemente de qualquer outro fator. Mas em pleno 2020 isso já não é mais suficiente.

Você também pode oferecer uma gama de benefícios muito maior aos seus funcionários, equiparando o que você oferece às grandes multinacionais, mas gastando muito menos. Com os benefícios flexíveis, seus colaboradores podem selecionar como usar o valor recebido de acordo com os seus desejos e necessidades, sem ficar preso à muitas facilidades que às vezes nem fazem sentido para ele. 

Agora que você entende como os benefícios podem ser a solução para promover o bem-estar de funcionários, pode usar essa informação para melhorar a qualidade de vida da sua equipe. Lembre-se de pensar nesses benefícios a longo prazo para poder ver os resultados.

Se quiser implementar essas práticas em sua empresa, entre em contato com a Vee e conheça nossos produtos.

Raphael Machioni

Graduado em administração (FGV-EAESP). Cursou Business Adminstration (UC Berkeley, Califórnia). Trabalhou com trading (Itaú BBA), M&A (Olímpia Partners) e Investment Banking (A10 Investimentos). Criou a PICKnGO e a Max Benefícios, que se fundiu com a Vee Benefícios. Fintech onde hoje ocupa o cargo de CEO.

recursos-humanosRecursos Humanos
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Imobiliárias Assinatura eletrônica para imobiliárias: o que você precisa saber
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos Quais benefícios podem ajudar os soft skills presentes em sua equipe?
ABOUT THE SPONSORS
Great Place to Work

O GPTW fornece consultoria para empresas que querem as pessoas no centro de sua estratégia de negócios. Além disso, certificam e reconhecem os melhores ambientes de trabalho em 61 países ao redor do mundo.

[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]