Atrair os melhores talentos do mercado quase nunca é uma tarefa fácil. A necessidade de contratar e reter funcionários competentes pode se tornar um verdadeiro desafio para as empresas.

Diante deste cenário, os gestores e o setor de RH estão cada vez mais atentos e cientes da importância de investir na qualificação dos profissionais. Nesse mesmo contexto, eles têm oferecido alguns diferenciais com a finalidade de reter e consequentemente atrair talentos — como a concessão de benefícios e vantagens exclusivas, uma vez que o profissional sente mais confiança ao estar em uma empresa com uma boa taxa de retenção, começando a traçar um plano de carreira dentro dela.

Você sabe como esse modelo de gestão e a contratação dos profissionais mais adequados para sua empresa podem aumentar sua vantagem competitiva e produtividade? Quer entender como a concessão de benefícios flexíveis pode ser uma excelente solução para atrair e reter talentos? Continue a leitura deste post e confira todos os detalhes!

A necessidade de atrair os melhores talentos — e retê-los

A admissão de profissionais experientes e com alta capacidade intelectual vai influenciar diretamente a qualidade dos serviços que serão prestados pela sua empresa. Além disso, a contratação desses funcionários têm o potencial de trazer grandes resultados para os negócios, como otimização das operações, maior lucratividade e a fidelização de clientes, por exemplo. 

Por sua vez, caso o perfil dos candidatos não sejam bem analisados no momento do processo seletivo, a empresa poderá contratar perfis pouco condizentes com as suas necessidades no momento. Dessa forma, o então funcionário dificilmente apresentará o crescimento desejado, pode demandar maior tempo para treinamento ou, em último caso, podem não restar alternativas a não ser a demissão, gerando ainda mais custos para a organização.

Nesse sentido, o profissional considerado como o talento da empresa é aquele que pode contribuir para o desenvolvimento do negócio. Geralmente, ele pode ser descrito como um indivíduo altamente capacitado, com conhecimentos aprofundados sobre a sua área de atuação, e que reúne a experiência prática necessária para ter uma boa performance, entregando um bom trabalho. Além disso, ele deve apresentar habilidades específicas, como:

  • proatividade;
  • engajamento;
  • motivação;
  • senso moral e ético;
  • entre outras.

Devido à importância desses profissionais, as empresas devem focar seus esforços em atrair os melhores talentos e mantê-los dentro do seu quadro corporativo. De fato, preservar os talentos contratados há mais tempo é uma estratégia de grande valia para se manter a alta performance das operações que são desempenhadas por esses colaboradores.

A importância de oferecer benefícios para atrair os melhores talentos

Os benefícios corporativos são a melhor estratégia para atrair o interesse dos talentos que se encontram disponíveis no mercado. Trata-se de uma tarefa que vai além do mero recrutamento e contratação de empregados. 

Esse procedimento deve ser feito de forma constante e está diretamente ligado à satisfação dos funcionários, de modo que eles fiquem felizes em prestar serviços para a empresa e ali permaneçam por um longo período de tempo. Além disso, funcionários satisfeitos contribuem para a criação e manutenção de uma boa saúde organizacional, o que pode trazer inúmeros benefícios para a empresa.

De qualquer forma, a atração e fidelização dos funcionários é um desafio para a maioria das empresas. Por isso, essas organizações costumam promover programas de incentivos e premiação aos melhores profissionais, com a proposta de conceder vantagens especiais para os indivíduos que mais se destacarem na área onde atuam.

Além disso, é importante mencionar que um dos maiores obstáculos está no fato de que muitos dos benefícios oferecidos pelas empresas não têm o potencial de atender a todas as gerações e perfis de colaboradores. Diante desse fato, torna-se essencial conhecer melhor os colaboradores a fim de fornecer os benefícios mais atrativos, adequados e que se encaixem nas necessidades desses indivíduos.

Quais benefícios conceder? 

As empresas conscientes da importância de se atrair e reter funcionários de qualidade devem oferecer atrativos para a equipe. Sendo assim, além dos benefícios que são considerados obrigatórios e comuns a todas as empresas, é necessário trazer um diferencial que adicione valor à vida do seu colaborador. Assim, aumentando a satisfação dele na empresa e descomplicando a maneira em que ele utiliza os benefícios.

Confira, a seguir, alguns benefícios que podem atrair os melhores talentos e contribuir para que eles permaneçam no trabalho.

Jornada flexível

Uma jornada de trabalho flexível envolve o planejamento do funcionário sobre os melhores horários para o trabalho; ou seja, o funcionário pode escolher o momento em que se sente mais produtivo para executar as suas tarefas

Além disso, esse benefício também pode garantir que as atividades sejam desempenhadas em outro ambiente, como a própria residência do colaborador.

De fato, o trabalho remoto (conhecido como home office) vem se tornando uma ótima opção para proporcionar mais mobilidade, conforto, qualidade de vida e motivação para os empregados, ajudando a manter a sua produtividade em alta.

Plano de carreira

A implementação de um plano de carreira para os talentos é uma forma de mantê-los motivados a aperfeiçoarem constantemente seus conhecimentos

A perspectiva de crescimento por meio da progressão no cargo é uma estratégia que pode levar em consideração critérios de longevidade, habilidades ou competências. 

De qualquer forma, o objetivo deve ser sempre garantir a satisfação do funcionário para que ele se mantenha engajado e feliz em fazer parte do quadro corporativo da empresa.

Feedbacks periódicos

Os feedbacks enviados pelos supervisores e direcionados para os funcionários devem ter a função de agregar valor ao trabalho, incentivando a produtividade. 

Eles não podem ser utilizados apenas em tons de crítica ou para pressionar a execução das tarefas. Trata-se de uma forma de a empresa demonstrar que se importa com o colaborador e com o seu crescimento, como profissional e como pessoa.

Programas de vantagens

Você deve ter percebido que o sucesso de uma empresa está diretamente ligado à concessão de benefícios com o objetivo de atrair os melhores talentos. Além disso, é necessário investir em programas para conservar esses colaboradores, a fim de reduzir os índices de rotatividade entre a equipe e garantir bons resultados.

Dessa forma, é importante saber escolher opções que agradem seus funcionários e, ao mesmo tempo, não pesem no orçamento da empresa. Que tal, então, conhecer o pacote com programas de benefícios da Vee

Com eles, a sua empresa também pode inovar e oferecer benefícios flexíveis, como:

  • vale-alimentação e vale-refeição;
  • plano de saúde e dentário;
  • inclusão de atividades físicas e momentos de descontração na empresa, durante momentos rápidos do expediente;
  • descontos em restaurantes;
  • descontos exclusivos em academias e lojas de conveniência;
  • parcerias com faculdades e escolas de línguas; 
  • entre outras opções.

Com planos de benefícios flexíveis e parcerias com várias empresas, você gerencia quais vantagens oferece e seus funcionários escolhem quais querem utilizar. Afinal, seus colaboradores são diferentes — e seus pacotes de benefícios também devem ser!

Raphael Machioni

Graduado em administração (FGV-EAESP). Cursou Business Adminstration (UC Berkeley, Califórnia). Trabalhou com trading (Itaú BBA), M&A (Olímpia Partners) e Investment Banking (A10 Investimentos). Criou a PICKnGO e a Max Benefícios, que se fundiu com a Vee Benefícios. Fintech onde hoje ocupa o cargo de CEO.

recursos-humanosRecursos Humanos
Imobiliárias A evolução do mercado de aluguel: como as imobiliárias podem se adaptar
Imobiliárias Transformação cultural no setor imobiliário: qual sua importância para os negócios?