Os desafios ― e benefícios ― do alinhamento entre TI e negócios

Entenda a importância de alinhar o TI aos negócios e saiba como tornar possível essa união

Sem dúvida, o mundo está mudando. Nesta era da transformação digital, a tecnologia já deixou de ser apenas um setor de apoio para se tornar o centro de vários novos modelos de negócio que invadiram o mercado. Muitas empresas, porém, ainda estão atrasadas em promover isso estrategicamente em seus setores.

Nesse contexto, o alinhamento entre TI e negócios se faz cada vez mais necessário para obter sucesso. Por isso, meu objetivo com este artigo é mostrar como funciona, realmente, esse engajamento, qual é o papel de cada setor dentro da organização e como você pode promover esse alinhamento em sua empresa. Preparado?

O que significa o alinhamento entre TI e negócios?

Mesmo após o início da transformação digital, com o surgimento de diversas ferramentas hoje essenciais para os negócios (como a computação em nuvem e o Big Data, por exemplo) o papel da TI ainda não vem sendo valorizado em algumas companhias.

Isso gera uma dificuldade cada vez maior de alinhar as ações de tecnologia da informação e os processos internos do negócio. O apoio prometido pela TI acaba não se concretizando totalmente, uma vez que os objetivos dos dois setores são distintos. Em outras palavras, o resultado são decisões errôneas em ambos os setores.

O alinhamento estratégico entre o TI e os negócios, portanto, nada mais é do que um estado dinâmico pelo qual a empresa consegue usar todos os seus recursos de tecnologia da informação, de forma otimizada, para atingir os objetivos traçados.

Com essa aplicação da tecnologia de forma intensa, é possível criar um cenário muito mais competitivo e produtivo para a companhia, gerando um maior retorno financeiro.

Do contrário, a falta desse alinhamento acaba gerando uma lacuna de comunicação e a implementação de sistemas e tecnologias caras, que não proporcionam o retorno esperado.

Quais são os novos papéis do TI nos negócios da era digital?

De fato, essa importância do alinhamento entre TI e negócios já vem sendo notada por muitas empresas, que buscam transformar as suas gestões para melhorar a comunicação entre os setores.

Segundo dados publicados pelo Gartner, cerca de 20% das organizações já investiram em ferramentas de TI para o monitoramento de métricas essenciais para a gestão do negócio, número que pode chegar a 60% até 2021.

Entre os diversos papéis desempenhados pela tecnologia nas empresas, podemos destacar alguns mais importantes:

Gerar competência em análise

Os insights gerados por meio da análise de dados são uma das melhores formas de se antecipar a movimentos do mercado e descobrir tendências de demandas futuras.

Especialmente em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a tecnologia da informação garante aos gestores um entendimento preciso do que está acontecendo dentro e fora das empresas — o que é fundamental para a tomada de decisões.

Acelerar a inovação

Outro papel da tecnologia dentro dos negócios na era digital é acelerar a inovação e permitir o surgimento de produtos e serviços por meio de uma gama de ferramentas específicas, como a computação em nuvens e as aplicações híbridas.

Essas soluções permitem realizar tarefas que não são possíveis de forma manual ou com tecnologias antigas, como a coleta e análise de grandes quantidades de dados, gerando insights essenciais à inovação.

Cria uma fluidez de informações

A comunicação tem sido cada vez mais importante no ambiente interno das empresas, possibilitando a criação de uma visão única acerca dos objetivos e metas da organização entre todos os setores.

Nesse sentido, a TI é essencial para a fluidez das informações dentro do ambiente de trabalho, graças às ferramentas tecnológicas de compartilhamento de dados que garantem acessado simples a qualquer informação.

Quais são os desafios envolvidos?

Diante de tantos recursos, também são vários os desafios para se implementar uma estratégia conjunta de TI e negócios dentro de uma organização. Por isso, listamos alguns dos principais a seguir.

Ritmo das inovações

Novas tecnologias surgem todos os dias, e se adaptar a todas elas acaba sendo inviável. Por conta disso, ter um planejamento muito bem estruturado é fundamental para desenvolver a sua TI voltada para negócios.

Disseminação da tecnologia

Fazer com que os colaboradores aceitem a mudança também é um grande desafio, já que muitos costumam ser avessos a mudar a sua forma de trabalho. Para evitar esse problema, o ideal é investir em treinamentos que demonstrem às equipes os ganhos que serão alcançados com a nova metodologia.

Criação de canais de comunicação

Para que ambos os setores da empresa se mantenham alinhados, é fundamental que eles falem a mesma língua e estejam em constante contato. Isso quer dizer, inclusive, que o responsável pela TI deve estar presente em reuniões de negócio, e vice e versa.

Como implementar esse alinhamento entre TI e negócios?

Separamos agora um passo a passo simples para alcançar o alinhamento entre o setor de tecnologias e negócios. Vamos lá?

  1. identifique os drivers de negócio — afinal, você precisa entender quais são as demandas que estão direcionando o crescimento da empresa;
  2. crie uma visão tecnológica — após compreender quais são as necessidades, é preciso gerar uma visão de como a TI pode auxiliar a sanar os problemas e desafios;
  3. reavalie o alinhamento atual — entenda o nível em que a organização se encontra hoje, em termos de estratégia conjunta;
  4. identifique os pontos fracos — é preciso buscar e listar todas as lacunas encontradas entre o idealizado e o estado atual;
  5. priorize iniciativas de TI — a lista criada fornece os pontos a serem trabalhados, criando assim uma priorização de acordo com as necessidades;
  6. implemente — o ideal é realizar uma implementação gradual, sanando cada um dos itens identificados até a conquista de um alinhamento completo e evitando qualquer aversão a mudança.

Enfim, podemos dizer que em um mundo cada vez mais conectado, em que a tecnologia está inserida em praticamente todas as nossas atividades diárias, o alinhamento entre TI e negócios é fundamental para a sobrevivência das organizações. E agora é a hora de colocar essa união em prática!

Continue aprendendo, confira como a tecnologia está inovando a liderança empresarial!

CEO na Introduce

Formado em Redes de Computadores, com especializações em Gestão de Pessoas, Coaching e MBA em Marketing. É co-founder da introduceti.com.br, que conduz o crescimento dos negócios através de estratégias e tecnologias. Além disso é investidor no projeto Globin.it, Middas e Grupo 3Minds.